Na última quarta-feira, 24, profissionais da Apae de Lagoa Santa participaram de treinamento em serviço na Apae de Belo Horizonte. O treinamento aconteceu por meio do Sistema Integrado de Gestão de Apaes (SIGA), do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG Darci Barbosa. O serviço de referência apresentado pela Apae BH à Apae de Lagoa Santa foi o “Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual no Mercado de Trabalho a Partir do Emprego Apoiado”, e o treinamento foi conduzido pela Gestora de Trabalho, Emprego e Renda da Apae da capital mineira, Izabella Paulino.

Os objetivos desse Treinamento contemplam a orientação acerca da metodologia de Emprego Apoiado, das escalas de Qualidade de Vida e de Autodeterminação (Verdugo,M.A.), da Escala Lantegi – Batuak (Avaliação do Perfil profissional x Avaliação do Perfil do trabalho na empresa) e de Formulários Adaptados. Além disso, o Treinamento em Emprego Apoiado pelo SIGA orienta sobre a formação, o manejo dos grupos operativos, e o processo de relação com a empresa para o acesso e a garantia de um emprego para a pessoa com deficiência intelectual.

Metodologia “Emprego Apoiado”

De acordo com a cartilha “A Metodologia de Emprego Apoiado para Pessoa com Deficiência Intelectual”, publicada em 2016 pela Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), o emprego apoiado é uma metodologia de apoio para que pessoas com deficiência intelectual possam ter acesso e permanecer em empregos formais. “[…] uma tecnologia social que propõe, a partir do conhecimento do trabalhador, construir uma vaga que lhe seja atraente vindo ao encontro do seu interesse e de sua capacidade” (p.10, 2006).

A cartilha está disponível para leitura na Biblioteca Digital do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG, no endereço http://www.uniapaemg.org.br/biblioteca/ em “Publicações Técnicas”.

SIGA

O Programa SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Apaes), coordenado pela Consultora Técnica do IEP Uniapae-MG Marli Duarte, é um instrumento de capacitação prático que visa promover o intercâmbio de boas práticas de gestão entre as Apaes. Ele possibilita treinamentos em serviço para as Apaes que desejam aperfeiçoar seus programas e serviços. Atualmente, as Apaes que ofertam o instrumento em diferentes áreas são: Além Paraíba, Belo Horizonte, Cristais, Itambacuri, Itaúna, Janaúba, Morada Nova de Minas, Pará de Minas, Patrocínio, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Três Marias, Três Pontas e Tupaciguara.

Conheça, agende um treinamento em serviço ou insira um serviço no SIGA em: http://www.uniapaemg.org.br/unidades/siga/