Área do Aluno

A Organização do Percurso Escolar no Ensino Fundamental para Alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla

A Organização do Percurso Escolar no Ensino Fundamental para Alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018-04-18T10:59:19+00:00

Project Description

  SERVIÇO DE REFERÊNCIA

Educação

  APAE REFERÊNCIA

Belo Horizonte

  FALE CONOSCO

SOLICITAR TREINAMENTO

  INFORMAÇÕES GERAIS

OBJETIVO GERAL

Mostrar o processo de organização do serviço educacional da Escola Especial da Apae-BH, de maneira a possibilitar ao educando com deficiência intelectual e múltipla, o percurso escolar nos níveis de ensino, concluindo o ensino fundamental dentro da modalidade EJA-Anos Finais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar a organização documental da Escola e do aluno
  • A organização de ambientes práticos, para a construção de aprendizagens mais contextualizadas
  • Diminuição a defasagem idade/ano
  • Elaboração de ações pedagógicas para uma aprendizagem funcional, para a vida, do alunado com deficiência
  • Desenvolvimento de processos educativos que compreenda o desenvolvimento de habilidades sociais, comportamentais, motoras, comunicacionais e intelectuais, a fim de ampliar e atender a necessidade educacional do aluno (a) com deficiência intelectual.
  • Organização dos processos de conclusão dos anos finais.

PERFIL DO USUÁRIO ATENDIDO NO SERVIÇO

Pessoas com deficiência intelectual e múltipla, em idade escolar, a partir dos 06 anos ( para ingresso nos anos iniciais do Ensino Fundamental) e com idade igual ou superior a 15 anos (para ingresso na modalidade EJA Anos Iniciais ou anos finais) que se apresente com ensino fundamental anos iniciais, concluído ou incompleto.

METODOLOGIA

  • Aula expositiva
  • Apresentação em power-point
  • Observação em sala de aula, pelos participantes.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  • 1. Organização Escolar
  • 2. Avaliação Multidimensional e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
  • 3. Processo de Enturmação
  • 4. Proposta Pedagógica
  • 5. Matrizes Pedagógicas dos Anos Iniciais e da EJA Anos Finais
  • 6. Ações Pedagógicas nos Anos Inicias e na EJA Anos Finais
  • 7. Recursos de Avaliação
  • 8. Progressão do alunado

RESULTADOS ALCANÇADOS COM OS SERVIÇOS

  • 1. Melhora significativa nas habilidades sociais, intelectuais, comportamental, motora e comunicativa
  • 2. Melhora na funcionalidade
  • 3. Diminuição de comportamentos inadaptativos
  • 4. Melhor interação com os ambientes e em grupo
  • 5. Melhor compreensão e aceitação das propostas pedagógicas
  • 6. Construção de tecnologias assistivas facilitadoras

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

  • 01 Gerente
  • 01 Vice-Direção
  • 02 Supervisores
  • 06 Profissionais da área da saúde
  • 01 Assistente Social

CONVÊNIOS E PARCERIAS

  • Professores (cedidos pelo Estado através de Convênio com a Feapaes-MG)
  • Recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

AGENDAMENTO PARA VISITA INSTITUCIONAL

Horário: 9h às 11h (aula expositiva) – 13h30 às 14h30 (observação em sala de aula)

Número de pessoas: mínimo 02 máximo: 04