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Controle e avaliação

Controle e avaliação 2018-04-18T11:00:39+00:00

Project Description

  SERVIÇO DE REFERÊNCIA

Saúde

  APAE REFERÊNCIA

Belo Horizonte

  FALE CONOSCO

SOLICITAR TREINAMENTO

  INFORMAÇÕES GERAIS

OBJETIVO GERAL

A Gerência de Controle e Avaliação da Saúde tem como objetivo analisar e avaliação dos serviços de saúde as atividades e os serviços de saúde, bem como implementar ações de monitoramento, acompanhamento e avaliação, de modo a orientar uma produção eficiente, eficaz e efetiva. Contribuindo para a melhoria do acesso do usuário, para a integralidade das ações, a qualidade do atendimento, a resolubilidade e a humanização do atendimento.

CONTROLE: Processo pelo qual as atividades e serviços de saúde, prestados pela APAE são analisados em relação aos planos, programas, metas e normas estabelecidas pelo SUS.

O controle contribui para determinar em que medida os objetivos e metas estão sendo atingido em seu sentido quantitativo e qualitativo, tais como:

a – Conformidade com as metas planejadas e/ou normas estabelecidas pelo SUS.

b – Consenso ou ausência de conflitos entre os gestores, profissionais e usuários.

AVALIAÇÃO: É o processo destinado a determinar a qualidade e a pertinência dos serviços prestados, comparando o desempenho e seus resultados com respectivos parâmetros técnicos definidos em função das metas estabelecidas.

A avaliação é fundamental para o acompanhamento permanente da operacionalização das propostas do plano de ação, corrigindo os desajustes e rumos.

Na avaliação identificamos avanços, dificuldades, limitações e possibilidade de mudança, promovendo a aprendizagem na situação do trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estabelecer a capacidade técnica instalada a partir da carga horária dos profissionais.
  • Organizar os serviços dos profissionais de saúde nos programas oferecidos pela APAE, buscando qualidade e otimização dos recursos humanos disponíveis.
  • Fortalecer a integralidade de ações.
  • Planejar e definir o fluxo dos atendimentos dos usuários, fazendo ajustes quando necessário.
  • Ter como indicador a satisfação do usuário, o acompanhamento e monitoramento da freqüência aos atendimentos, o registros de evolução no prontuário pelo profissional, o valor do faturamento do SUS, percentual de atendimentos parcial e gratuidade, percentual de faltas, glosas e rejeição quando for o caso.

PÚBLICO-ALVO

Coordenadores e/ou Gerentes da saúde e setor administrativo da APAE.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  • Elaboração dos relatórios necessários ao atendimento das exigências do convênio estabelecido com o SUS – Sistema Único de Saúde, respeitando o Plano Operacional nele contido.
  • Elaboração relatórios mensais das atividades desenvolvidas pelos profissionais de Saúde, realizando o levantamento do número de usuários atendidos e a avaliação do comprimento de metas.
  • Monitoramento semanal da produção, metas e registros dos atendimentos realizados pelos profissionais e fazer intervenções necessárias juntamente com o Gerente de Promoção da Saúde.
  • Avaliação e discussão com as gerencias e propor readequação do trabalho sempre que necessário;
  • Elaboração de mapas de fechamento de produção com o convênio SUS e sem convênio.

EQUIPE DE REFERÊNCIA

  • Maria Helenice O. Gontijo – Gerente de Controle a Avaliação

HORÁRIO

  • Terceira sexta-feira do mês, a partir de 13:30 hs, até às 15:30 hs.
  • Capacidade: 01 APAE por mês.