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AS ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

AS ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS 2019-02-22T17:17:30-03:00

Project Description

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  PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Oferta permanente. Basta ao interessado preencher o formulário e efetuar o pagamento, para acessar o conteúdo.

  NÚMERO DE VAGAS

Vagas ilimitadas.

  CARGA HORÁRIA

O curso ficará disponível, para cada aluno, por 80 dias, contados a partir da efetivação da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 40 horas.

  INVESTIMENTO

R$ 150,00 à vista ou em 3x (sem juros) de R$ 50,00.
Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos a partir de 5 alunos, entre em contato através do e-mail suporte@ead-uniapaemg.org.br.
O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.

OBJETIVO GERAL

Instrumentalizar gestores das organizações da sociedade civil, prestadoras de serviços socioassistenciais, para as necessidades de alinhamento com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no sentido de promover a coprodução de bens e serviços públicos, ampliando as ofertas para a promoção e a garantia universal do direito à Assistência Social.

EMENTA

Aspectos históricos, conceituais, legais e contextuais das relações Estado-sociedade civil no âmbito da Assistência Social. Os níveis de reconhecimento das entidades privadas pelo SUAS: inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social; Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social; Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social; Vínculo SUAS. A coprodução e cogestão de programas, projetos, bens e serviços socioassistenciais no SUAS. Desafios para a formação e o funcionamento da rede socioassistencial: reordenamento dos serviços; referenciamento e contrareferenciamento; territorialização; trabalho social com famílias.

METODOLOGIA

O curso será ofertado na modalidade autoinstrucional, podendo cada aluno(a) seguir seu próprio ritmo de estudos, dentro do prazo máximo de disponibilização individual: 80 (oitenta) dias, a partir da formalização da matrícula. Todo o curso ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), customizado para o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG e acessado pela Internet.

O material didático será constituído por uma Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de páginas web construídas com base no Texto Básico de autoria de professores/conteudistas; vídeos ilustrativos, imagens, fotos, ilustrações, animações e outros objetos de aprendizagem.

As dúvidas e questões dos alunos (as) serão respondidas pelo Suporte de Conteúdo. As questões relativas ao uso do AVA serão resolvidas diretamente pelo Suporte Tecnológico.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

O (A) aluno (a) estudará o conteúdo e, considerando-se apto (a), se submeterá, no AVA, a uma Avaliação Final de Aprendizagem, constituída por questões de múltipla escolha e correção automática, no valor de 100 pontos. O (A) aluno (a) terá direito a 3 (três) tentativas de acerto, devendo retomar o estudo do conteúdo antes de cada nova tentativa, para obter melhor resultado. Caso não obtenha êxito, nessa primeira etapa de avaliação, o (a) aluno (a) terá a oportunidade de realizar mais uma tentativa de acerto, no valor de 100 (cem) pontos, a título de recuperação.

Em qualquer hipótese, prevalecerá a nota mais alta obtida.

Para ser considerado (a) aprovado (a) no curso, com direito a um certificado emitido pelo IEP UNIAPAE-MG e pela FACISA-BH, instituição de ensino superior credenciada pelo MEC, o (a) aluno (a) deverá obter, no mínimo, 60% dos pontos distribuídos no curso.

Edgilson Tavares de Araújo
Doutor e mestre em Serviço Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa – Portugal). Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na área de Políticas Públicas, nas graduações em Serviço Social e Gestão Pública e no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social. Consultor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, nos temas: Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social e orientações técnicas do Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência e suas Famílias. Vice líder do Grupo de Pesquisas: Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas de Gestão Social (CNPq) e do Observatório da Formação em Gestão Social. Membro do Conselho de Administração da APAE de Salvador-BA. Autor de livros e de artigos sobre relações Estado-Sociedade Civil, políticas públicas, pessoas com deficiência, participação e avaliação. Coordenador de Desenvolvimento Institucional da Federação Nacional das APAEs (1998-2001) e Coordenador do Instituto APAE-SP. Coordenador de Desenvolvimento Institucional da Federação Nacional das APAEs (1998-2001) e Coordenador do Instituto APAE-SP.

UNIDADES DE ENSINO

  1. Aspectos históricos, conceituais, legais e contextuais das relações Estado-sociedade civil no âmbito da Assistência Social.
  2. Os níveis de reconhecimento das entidades privadas pelo SUAS: inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social; Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social; Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social; Vínculo SUAS.
  3. A coprodução e cogestão de programas, projetos, bens e serviços socioassistenciais no SUAS.
  4. Desafios para a formação e o funcionamento da rede socioassistencial: reordenamento dos serviços; referenciamento e contrareferenciamento; territorialização; trabalho social com famílias.

1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Efetivada a matrícula, o (a) aluno (a) recebe um e-mail com as informações e instruções de acesso ao curso, bem como o usuário e a senha.