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O APRIMORAMENTO DA ATUAÇÃO DAS ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

O APRIMORAMENTO DA ATUAÇÃO DAS ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS 2019-02-22T17:17:04+00:00

Project Description

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  PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Oferta permanente. Basta ao interessado preencher o formulário e efetuar o pagamento, para acessar o conteúdo.

  NÚMERO DE VAGAS

Vagas ilimitadas.

  CARGA HORÁRIA

O curso ficará disponível, para cada aluno, por 80 dias, contados a partir da efetivação da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 40 horas.

  INVESTIMENTO

R$ 150,00 à vista ou em 3x (sem juros) de R$ 50,00.
Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos a partir de 5 alunos, entre em contato através do e-mail suporte@ead-uniapaemg.org.br.
O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver competências técnicas, que promovam intervenções, para o aprimoramento e a qualificação das ofertas socioassistenciais, das entidades privadas, no âmbito do SUAS.

EMENTA

 O diagnóstico das ofertas de ações socioassistenciais, para a pessoa com deficiência e sua família. O planejamento e a organização das ofertas de ações socioassistenciais. Deficiência e família, no contexto da Assistência Social. O trabalho social a ser utilizado no desenvolvimento das ações/serviços socioassistenciais. Equipe de Recursos Humanos da entidade de assistência social e a especificidade do trabalho social – papel, função e responsabilidade.

METODOLOGIA

O curso será ofertado na modalidade autoinstrucional, podendo cada aluno(a) seguir seu próprio ritmo de estudos, dentro do prazo máximo de disponibilização individual: 80 (oitenta) dias, a partir da formalização da matrícula. Todo o curso ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), customizado para o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG e acessado pela Internet.

O material didático será constituído por uma Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de páginas web construídas com base no Texto Básico de autoria de professores/conteudistas; vídeos ilustrativos, imagens, fotos, ilustrações, animações e outros objetos de aprendizagem.

As dúvidas e questões dos alunos(as) serão respondidas pelo Suporte de Conteúdo. As questões relativas ao uso do AVA serão resolvidas diretamente pelo Suporte Tecnológico.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

O (A) aluno (a) estudará o conteúdo e, considerando-se apto (a), se submeterá, no AVA, a uma Avaliação Final de Aprendizagem, constituída por questões de múltipla escolha e correção automática, no valor de 100 pontos. O (A) aluno (a) terá direito a 3 (três) tentativas de acerto, devendo retomar o estudo do conteúdo antes de cada nova tentativa, para obter melhor resultado. Caso não obtenha êxito, nessa primeira etapa de avaliação, o (a) aluno (a) terá a oportunidade de realizar mais uma tentativa de acerto, no valor de 100(cem) pontos, a título de recuperação.

Em qualquer hipótese, prevalecerá a nota mais alta obtida.

Para ser considerado(a) aprovado(a) no curso, com direito a um certificado emitido pelo IEP UNIAPAE-MG e pela FACISA/BH, instituição de ensino superior credenciada pelo MEC, o (a) aluno (a) deverá obter, no mínimo, 60% dos pontos distribuídos no curso.

Maria Juanita Godinho Pimenta
Graduada em Serviço Social, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais, pela Universidade Grande Rio (2004). Professora do curso de pós-graduação a distância da Faculdade Pitágoras. Subsecretária de Estado de Assistência Social, da SEDESE/Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais, em 2013. Presidente do CEAS/MG – Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais e Coordenadora da Comissão Intergestores Bipartite (2013). Subsecretária de Estado de Direitos Humanos da SEDESE – Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (2014). Atualmente, Consultora Técnica da Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais.

UNIDADES DE ENSINO

  1. O diagnóstico das ofertas de ações socioassistenciais, para a pessoa com deficiência e sua família:
  • O conhecimento da realidade social dos usuários e suas famílias.
  • O conhecimento e a identificação das ofertas socioassistenciais, para a pessoa com deficiência e sua família.
  • O conhecimento da rede de proteção social no território, como fundamento para elaboração do diagnóstico.
  • A construção do diagnóstico, para caracterizar as necessidades e as demandas dos usuários e suas famílias e identificar os recursos a serem utilizados.
  • O diagnóstico como produtor, sistematizador de informações, indicadores e índices das situações de vulnerabilidade de risco pessoal e social, que incidem sobre os usuários e suas famílias.
  1. O planejamento e a organização das ofertas de ações socioassistenciais:
  • A partir do diagnostico, identificar e caracterizar as ofertas socioassistenciais demandadas pelosusuários e suas famílias.
  • Organizar as ações socioassistenciais, hierarquizadas nos níveis de proteção social.
  • Identificar objetivos, estabelecer prioridades e metas, e proceder escolhas metodológicas.
  • Identificar as potencialidades, os ativos e as condições básicas para a intervenção prevista.
  1. Deficiência e família, no contexto da Assistência Social:
  • Refletir sobre a concepção de deficiência, a assistência social como política pública de caráter protetivo, a dinâmica e o funcionamento das famílias de pessoas com deficiência.
  • Compreender a deficiência, a Assistência Social e o funcionamento da família e de suas interrelações, para a promoção das ações socioassistenciais voltados às pessoas com deficiência e ao empoderamento de suas famílias.
  1. O trabalho social a ser utilizado no desenvolvimento das ações/serviços socioassistenciais:
  • Conhecer e compreender as provisões socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social– SUAS.
  • Conhecer os serviços tipificados de Assistência Social.
  • Refletir sobre família e trabalho social, no âmbito da Assistência Social.
  • Refletir sobre a construção de métodos de trabalho social.
  1. Equipe de Recursos Humanos da entidade de assistência social e a especificidade do trabalho social – papel, função e responsabilidade:
  • A equipe de recursos humanos, na oferta da Assistência Social.
  • Competências profissionais, na estratégia das ofertas socioassistenciais e o trabalho em equipe.
  • O trabalho social e as aquisições dos usuários e suas famílias.

1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Efetivada a matrícula, o (a) aluno (a) recebe um e-mail com as informações e instruções de acesso ao curso, bem como o usuário e a senha.