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O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL 2019-02-22T16:56:37-03:00

Project Description

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  PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Oferta permanente. Basta ao interessado preencher o formulário e efetuar o pagamento, para acessar o conteúdo.

  NÚMERO DE VAGAS

Vagas ilimitadas.

  CARGA HORÁRIA

O curso ficará disponível, para cada aluno, por 60 dias, contados a partir da efetivação da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 30 horas.

  INVESTIMENTO

R$ 105,00 à vista ou em 3x (sem juros) de R$ 35,00.
Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos a partir de 5 alunos, entre em contato através do e-mail suporte@ead-uniapaemg.org.br.
O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar ao aluno compreender o que é a Tecnologia Assistiva e a Comunicação Alternativa e identificar suas contribuições para a educação da pessoa com deficiência.

EMENTA

Tecnologia Assistiva. Linguagem. Comunicação. Comunicação Alternativa. Comunicação do homem pré-histórico. Sinais manuais na Idade Média. Comunicação Alternativa e processo de normalização. Comunicação Alternativa no Brasil. Grupo de linguagem expressiva. Grupo de linguagem de apoio. Grupo de linguagem alternativa. A Comunicação Alternativa para a deficiência intelectual. Avaliação da inteligência e do desenvolvimento global.  Caracterização da habilidade motora global e da habilidade de preensão. Linguagem receptiva. Habilidades comunicativas. Símbolos. Uso de miniaturas, fotos, desenhos e figuras. Sistemas Bliss, PIC e PCS. Pranchas e cadernos de comunicação. PECS. Sistemas computadorizados (Comunique, Speaking Dynamically Pro, Comunicando com Símbolos, ARASAAC). Comunicadores portáteis. Comunicação multimodal. Diferenças entre a comunicação oral e a comunicação alternativa.  Assimetria de papéis.  Comunicação alternativa e desenvolvimento da fala. Inclusão comunicativa. Aprendizagem implícita e explicita da língua. Ensino para a compreensão dos símbolos. Ensino para uso dos símbolos. Atenção conjunta. Ensino naturalístico. Generalização da aprendizagem.

METODOLOGIA

O curso será ofertado na modalidade autoinstrucional, podendo cada aluno (a) seguir seu próprio ritmo de estudos, dentro do prazo máximo de disponibilização individual: 60 (trinta) dias, contados a partir da formalização da matrícula. Todo o curso ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), customizado para o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG e acessado pela internet.

O material didático será constituído por uma Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de páginas web construídas com base no Texto Básico de autoria de professores/conteudistas; vídeos ilustrativos, imagens, fotos, ilustrações, animações e outros objetos de aprendizagem.

As dúvidas e questões dos alunos(as) serão respondidas pelo Suporte de Conteúdo. As questões relativas ao uso do AVA serão resolvidas diretamente pelo Suporte Tecnológico.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

O(A) aluno(a) estudará o conteúdo e, considerando-se apto(a), se submeterá, no AVA, a uma Avaliação Final de Aprendizagem, constituída por questões de múltipla escolha e correção automática, no valor de 100 pontos. O(A) aluno(a) terá direito a 3(três) tentativas de acerto, devendo retomar o estudo do conteúdo antes de cada nova tentativa, para obter melhor resultado. Caso não obtenha êxito, nessa primeira etapa de avaliação, o(a) aluno(a) terá a oportunidade de realizar mais uma tentativa de acerto, no valor de 100(cem) pontos, a título de recuperação.

Em qualquer hipótese, prevalecerá a nota mais alta obtida.

Para ser considerado(a) aprovado(a) no curso, com direito a um certificado emitido pelo IEP UNIAPAE-MG e FACISA/BH, instituição de ensino credenciada pelo MEC, o(a) aluno(a) deverá obter, no mínimo, 60% dos pontos distribuídos.

 

 

Leila Regina Nunes
Doutora em Educação, Professora Titular em Educação Especial do Programa de Pós Graduação em Educação e da Faculdade de Educação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Psicologia e Formação de Psicólogo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970); Mestre em Special Education, na George Peabody College, USA (1977) e Doutora (Ph D) em Special Education – Vanderbilt University (1985). Exerceu a docência na Universidade Federal de S. Carlos e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É bolsista do Programa Prociência da UERJ, de produtividade em pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ. Tem experiência em Educação e Psicologia, atuando em áreas como: desenvolvimento humano, linguagem e comunicação, interação social, comunicação alternativa, educação de pessoas com deficiência e metodologia experimental de pesquisa. Coordena o Laboratório de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, da Faculdade de Educação da UERJ. É sócia da International Society for Augmentative and Alternative Communication e sócia emérita da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Coordenou mais de 15 projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES, FAPESP e FAPERJ e orientou cerca de 50 teses e dissertações. É revisora de periódicos qualificados e autora de vários trabalhos científicos publicados em periódicos qualificados e em diversos livros. Foi organizadora dos seguintes livros: Pesquisa em Educação Especial na Pós-Graduação, Coletâneas da ANPEPP: Prevenção e Intervenção em Educação Especial, Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidades educacionais especiais, Um retrato da comunicação alternativa no Brasil: Relatos de pesquisas e experiências, Comunicar é Preciso: em busca das melhores práticas na educação do aluno com deficiência, Compartilhando experiências: Ampliando a comunicação alternativa, Ensaios sobre autismo e deficiência múltipla e Novas trilhas no modo de fazer pesquisa em Educação Especial.

5.1.Conceitos de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa

Ementa: Tecnologia Assistiva. Linguagem. Comunicação. Comunicação Alternativa.

5.2. Percurso histórico da Comunicação Alternativa

Ementa: Comunicação do homem pré-histórico. Sinais manuais na Idade Média. Comunicação Alternativa e processo de normalização. Comunicação Alternativa no Brasil.

5.3.Grupos aos quais a Comunicação Alternativa se destina

Ementa: Grupo de linguagem expressiva. Grupo de linguagem de apoio. Grupo de linguagem alternativa. A Comunicação Alternativa para a  deficiência intelectual

5.4.Avaliação das habilidades e das necessidades do potencial beneficiário da Comunicação Alternativa

Ementa: Avaliação da inteligência e do desenvolvimento global.  Caracterização da habilidade motora global e da habilidade de preensão. Linguagem receptiva. Habilidades comunicativas.

5.5.Principais sistemas de símbolos e de recursos de alta e baixa tecnologia

Ementa: Símbolos. Uso de miniaturas, fotos, desenhos e figuras. Sistemas Bliss, PIC e PCS. Pranchas e cadernos de comunicação. PECS. Sistemas computadorizados (Comunique, Speaking Dynamically Pro,Comunicando com Símbolos, ARASAAC). Comunicadores portáteis. Comunicação multimodal.

5.6.Características das interações comunicativas entre usuários de Comunicação Alternativa e seus interlocutores falantes

Ementa: Diferenças entre a comunicação oral e a comunicação alternativa.  Assimetria de papéis.  Comunicação alternativa e desenvolvimento da fala. Inclusão comunicativa.

5.7. Processo de ensino do uso dos sistemas de Comunicação Alternativa

Ementa: Aprendizagem implícita e explicita da língua. Ensino para a compreensão dos símbolos. Ensino para uso dos símbolos. Atenção conjunta. Ensino naturalístico. Generalização da aprendizagem.

1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Na data de início do curso, todos os alunos com matrículas habilitadas recebem um e-mail com as informações e instruções de acesso ao ambiente, bem como o usuário e senha.