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Formação de Novos Dirigentes das Apaes

Formação de Novos Dirigentes das Apaes 2019-07-16T14:58:33-03:00

Project Description

Inscrições para Curso Novos Dirigentes das Apaes
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  PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Inscrições abertas!

Início do curso: 12/08/2019

  NÚMERO DE VAGAS

Vagas ilimitadas.

  CARGA HORÁRIA

O curso ficará disponível para cada aluno matriculado por 40 dias, equivalendo a uma carga horária de 40h. Na semana que antecede o início do curso, o aluno matriculado terá acesso a uma capacitação no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

  INVESTIMENTO

R$ 90,00 à vista.

APRESENTAÇÃO

O curso “Formação de Novos Dirigentes das Apaes” é um curso de extensão, oferecido na modalidade a distância pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG. Seu principal objetivo é possibilitar aos candidatos a dirigentes de Apaes o conhecimento dos conceitos e princípios que embasam o Movimento Apaeano; discutir as funções gerenciais da administração na perspectiva da teoria de gestão social e das práticas de gestão das Apaes e apresentar instrumentos jurídico-institucionais indispensáveis à gestão dessas organizações.

O curso tem participação obrigatória para os candidatos aos cargos de Presidente, Vice-Presidente e Diretor Financeiro das Apaes mineiras nas eleições de novembro de 2019.

METODOLOGIA

O curso será ofertado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), customizado para o IEP Uniapae-MG e acessado pela internet.

O aluno acompanhará o curso por intermédio de computador, tablet ou celular conectado à Internet, com áudio habilitado, devendo ter, obrigatoriamente, uma conta de e-mail pessoal. O usuário e a senha de acesso serão enviados ao endereço eletrônico pessoal do aluno, assim que a matrícula estiver confirmada.

O material didático será composto por Aulas Virtuais por Módulo, constituídas por páginas web interativas, criadas a partir de videoaulas, textos e manuais preparados pelos professores conteudistas, com ilustrações, links e outros recursos de suporte à aprendizagem. Haverá Atividades Dinâmicas obrigatórias, com a finalidade de ajudar o aluno a aferir sua aprendizagem.

O curso é autoinstrucional. As dúvidas e questões dos alunos, postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, serão recebidas e respondidas pelo Suporte Tecnológico e Suporte de Conteúdo, em se tratando de dúvidas relativas aos temas propostos.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Para ter direito ao Certificado de Participação emitido pelo IEP Uniapae-MG, documento indispensável para o registro de candidaturas nas eleições das Apaes mineiras, o(a) aluno(a) deverá participar integralmente do curso, acessando todos os ambientes, estudando todo o conteúdo disponibilizado e fazendo as Atividades de Fixação propostas.

Clique aqui para acessar o Plano de Ensino do curso.

Eduardo Barbosa

Médico pediatra formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado em Saúde Pública. Atualmente, cumpre seu sétimo mandato como Deputado Federal, lutando pela garantia de políticas públicas para todos os grupos vulneráveis da sociedade, especialmente pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes. Membro das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, de Educação, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e membro da Comissão de Seguridade Social e Família desde o primeiro mandato. Presidiu a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e, atualmente, é o presidente da Subcomissão Permanente da Assistência Social. É Conselheiro Consultivo e Superintendente Voluntário da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais.

Maria Tereza F. B. A. Cunha

Especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Advogada graduada pelo Centro Universitário do Triângulo. Procuradora Jurídica da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais. Sua área de atuação na consultoria é a organização jurídico-administrativa das Organizações da Sociedade Civil.

Sérgio Sampaio Bezerra

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV/RJ) e graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi Secretário Executivo da Federação Nacional das Apaes e ex-presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, da APAE de Belo Horizonte e de Pará de Minas. Sua área de atuação na consultoria é em Gestão de Organizações da Sociedade Civil e Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual no Mercado Formal de Trabalho.

Módulo I: Concepção e Filosofia do Movimento Apaeano

Conteudista: Eduardo Barbosa

  • História e Estrutura do Movimento Apaeano
  • Missão da Apae
  • Áreas de Atuação das Apaes
  • Programas da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais
  • Espírito Associativo
  • Papel do Dirigente Apaeano
  • Direitos Humanos
  • Pessoa com Deficiência no Brasil – Base Legal
  • Qualidade de Vida da Pessoa com Deficiência

Módulo II: Obrigações Jurídicas das Apaes

Conteudista: Maria Tereza F. B. A. Cunha

  • Conceito e Características da Apae
  • Organização Jurídica e Administrativa de uma Apae
  • Lei nº 13.019/2014
  • Responsabilidade dos Dirigentes
  • Processo Eleitoral das Apae

Módulo III: Gestão das Organizações da Sociedade Civil

Conteudista: Sérgio Sampaio Bezerra

UNIDADE I

  • O que é uma Organização da Sociedade Civil – OSC?
  • A Apae é uma OSC?
  • Como gerenciar uma Organização da Sociedade Civil?
  • Como gerenciar uma Apae?

UNIDADE II

  • Funções de Planejamento e de Organização

UNIDADE III

  • Funções de Direção e de Controle

1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Confirmada a matrícula, o (a) aluno (a) receberá um e-mail com as informações e instruções para acesso ao curso, assim como o usuário de senha.