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Programa de Educação Estruturada Destinado às Pessoas com Deficiência Intelectual Grave e Autistas

Programa de Educação Estruturada Destinado às Pessoas com Deficiência Intelectual Grave e Autistas 2018-05-02T16:51:23+00:00

Project Description

  SERVIÇO DE REFERÊNCIA

Educação

  APAE REFERÊNCIA

Tupaciguara

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  INFORMAÇÕES GERAIS

EMENTA

Adota pesquisa e estudos voltados ao processo de organização funcional embasados no método TEACCH, com vistas à humanização do processo, que busca formas alternativas e práticas favoráveis ao desenvolvimento da independência e de uma melhor qualidade de vida dos usuários e seus familiares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oportunizar ao aluno maior grau de independência em suas atividades de vida diária em seu ambiente social e escolar;
  • Utilizar das várias estratégias de comunicação seja ela verbal, gestual, ou visual (por meio de referências concretas e/ou figuras);
  • Desenvolver sempre uma rotina clara e previsível que proporcione segurança em sua apresentação para que o aluno possa realizá-la com confiança;
  • Estabelecer uma seqüência nas atividades envolvendo início, meio e fim;
  • Trabalhar as funções cognitivas (atenção, concentração, memorização, tolerância, regras e limites) utilizando de todas as atividades realizadas na programação diária.
  • Proporcionar ao aluno condições para que ele possa desenvolver habilidades sociais.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  • As atividades propostas aos alunos são baseadas em seu planejamento individual, que é previamente discutido pela equipe multidisciplinar que atende o aluno. São verificadas as potencialidades dos mesmos dentro das dimensões de trabalho e lançadas às tarefas objetivando minimizar as dificuldades e oferecendo os apoios necessários.
  • Para tanto, nossa estrutura física é baseada nos preceitos do Método TEACCH. As atividades são apresentadas através de suas próprias agendas de trabalho e referências (concretas e/ou imagens) que indicam sua rotina de tarefas de forma clara e previsível, ensinadas na mesa do professor, reforçadas quando aprendidas na mesa independente e em outros espaços como mesa de grupo, canto do lazer e outros locais da escola. As atividades pedagógicas e funcionais são apresentadas de forma organizada, permitindo que o aluno compreenda a proposta e a execute da forma mais independente possível sendo elas de:
  • Autocuidado e independência;
  • Mobilidade;
  • Ajustamento sócio – emocional;
  • Habilidades básicas de português e comunicação;
  • Habilidades básicas – matemática;
  • Habilidades específicas (manuseio dos materiais de trabalho).

PERFIL DO PÚBLICO ATENDIDO

São atendidos aproximadamente 40 usuários com deficiência intelectual grave e espectro autista com episódios de auto e hétero agressão e comportamentos inadequados (ingestão de objetos variados, estereotipias acentuadas, fixação em objetos, entre outros).

VISITAS INSTITUCIONAIS

  • Destina-se a profissionais que atuam diretamente junto às pessoas com deficiência intelectual grave e espectros autistas visando compartilhar as experiências desse trabalho.
  • Visitas previamente agendadas e programadas (com uma semana de antecedência) para a última 4ª feira de cada mês.
  • Horário: 08:00 às 11:30 – 13:00 às 16:00 horas
  • Número de visitantes: máximo de 10 pessoas
  • Observações: as despesas ficarão por conta de cada APAE e pedimos que não haja atraso na visita para que não comprometa o trabalho.