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Tecnologia Assistiva: Favorecendo a Aprendizagem e a Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

Tecnologia Assistiva: Favorecendo a Aprendizagem e a Inclusão Social da Pessoa com Deficiência 2018-08-10T15:46:27+00:00

Project Description

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  PERÍODO DE OFERTA DO CURSO

Curso de Atualização em Tecnologia Assistiva: favorecendo a aprendizagem e a inclusão social da Pessoa Com Deficiência permanecerá em oferta contínua, podendo o(a) interessado(a) matricular-se a partir do dia 10 de agosto de 2018.

  NÚMERO DE VAGAS

Vagas ilimitadas.

  CARGA HORÁRIA

O curso completo de atualização ficará disponível, para cada aluno (a), por um período máximo de 6 (seis) meses, contados a partir da formalização da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 150 horas.

Na semana que antecede o início do curso, o (a) aluno (a) matriculado (a) terá acesso a uma capacitação no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

  INVESTIMENTO

R$ 525,00 à vista ou em 5x (sem juros) de R$ 105,00.
Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos de alunos. Entre em contato: 0800 318 1011. Horário de atendimento: 09h às 12h e 13h às 17h. O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.

APRESENTAÇÃO

“Tecnologia Assistiva: Favorecendo a Aprendizagem e a Inclusão Social da Pessoa com Deficiência” é um curso de atualização, oferecido na modalidade a distância pelo Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG. Seu principal objetivo é possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecer e refletir a respeito da contribuição da Tecnologia Assistiva para o desenvolvimento humano da pessoa com deficiência, em especial no processo de aprendizagem, nas atividades de vida diária, nas atividades ocupacionais e na inserção social.

METODOLOGIA

O curso será ofertado na modalidade autoinstrucional, podendo cada aluno (a) seguir seu próprio ritmo de estudos, dentro do prazo máximo de disponibilização individual: 6 (seis) meses, a partir da formalização da matrícula. Todo o curso ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), customizado para o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG e acessado pela internet.

O material didático será constituído por uma Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de páginas web construídas com base no Texto Básico de autoria de professores/conteudistas; vídeos ilustrativos, imagens, fotos, ilustrações, animações e outros objetos de aprendizagem.

As dúvidas e questões dos alunos (as) serão respondidas pelo Suporte de Conteúdo. As questões relativas ao uso do AVA serão resolvidas diretamente pelo Suporte Tecnológico.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

O (A) aluno (a) estudará o conteúdo de cada curso (ou disciplina) e, considerando-se apto (a), se submeterá, no AVA, a uma Avaliação Final de Aprendizagem, constituída por questões de múltipla escolha e correção automática, no valor de 100 pontos. O (A) aluno (a) terá direito a 3 (três) tentativas de acerto, devendo retomar o estudo do conteúdo antes de nova tentativa, para obter melhor resultado. Em qualquer hipótese, prevalece a nota mais alta obtida.

Para ser considerado aprovado, com direito a um Certificado de Atualização, emitido pelo IEP UNIAPAE-MG e pela FACISA-BH, instituição de ensino superior devidamente credenciada pelo MEC, o (a) aluno (a) deverá obter, no mínimo, 60% dos pontos distribuídos em cada curso, inclusive no Trabalho Final.

Marcelo Duduchi
Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS (1989), especialização em Automação Industrial pela Escola de Engenharia Industrial (1993), mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor pleno da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) e nos programas de Mestrado do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) além de atuar em outros cursos de graduação e pós-graduação na USJT, FIAP, IPOG e INPG. É sócio diretor da empresa Q.S. Serviços de Informática e Educação Ltda. desde 1989. Tem experiência na área de Computação, Neurociências e Psicologia onde pesquisa a construção, interfaces e o desenvolvimento de sistemas computacionais para educação, reeducação, avaliação e comunicação alternativa de pessoas com deficiências além de outros estudos em Ciência Cognitiva, possuindo mais de 200 publicações científicas na área. Atua desde 2001 na docência em ensino superior e pós-graduação em computação, em instituições de ensino públicas e privadas. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) onde atualmente é o Diretor de Secretarias Regionais.

Patrícia Corrêa
Diretora executiva da empresa portuguesa de desenvolvimento de software IMAGINA. É responsável para implementação de projetos de tecnologia e inclusão para a comunicação e aprendizagem junto a Secretarias Municipais de Educação, APAEs e outras instituições similares no Brasil. Com mais de 10 anos de experiência, é formadora especialista de cursos presenciais e à distância nas áreas de tecnologias educacionais, Tecnologia Assistiva, comunicação alternativa e estratégias de aprendizagem. Tem participado como palestrante em diversos eventos e congressos apresentando casos de sucesso, exemplos de projetos e testemunhos na utilização de software para tablet e computador, bem como a pesquisa científica de base inerente a todo o desenvolvimento de software educacional inclusivo.

CURSOS (DISCIPLINAS) CARGA HORÁRIA PROFESSOR
Recursos tecnológicos de apoio à pessoa com deficiência 40h Prof. Dr. Marcelo Duduchi
O uso da Tecnologia Assistiva na educação da pessoa com deficiência 40h Prof. Dr. Marcelo Duduchi
A construção de textos adaptados com símbolos; atividades para a comunicação e recursos interativos, para a aprendizagem da pessoa com deficiência 40h Prof. Patrícia Corrêa
Trabalho Final: Estudo de Caso de uso de TA 30h

Prof. Dr. Marcelo Duduchi

1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Confirmada a matrícula, o (a) aluno (a) receberá um e-mail com as informações e instruções para acesso ao curso, assim como o usuário de senha.