Área do Aluno

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): Uma Abordagem Multidisciplinar

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): Uma Abordagem Multidisciplinar 2018-10-02T17:18:31+00:00

Project Description

MATRÍCULA EM BREVE

  PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Matrículas para 2º turma em breve!

Período de oferta 1ª turma: 10 de setembro a 15 de dezembro de 2018.

  NÚMERO DE VAGAS

Serão oferecidas 200 vagas, podendo o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG ampliar o número de vagas, se houver uma demanda superlativa.

  CARGA HORÁRIA

O curso ficará disponível por 100 (cem) dias, equivalendo a uma carga horária de 130h.

  INVESTIMENTO

R$ 455,00 à vista ou em 5x (sem juros) de R$ 91,00.
Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos de alunos. Entre em contato: 0800 318 1011.
O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.

APRESENTAÇÃO

É bastante significativo o número de crianças, jovens e adultos, que apresentam comportamentos característicos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), em muitos casos associado a outras deficiências. Esse público precisa de um atendimento de qualidade, com vistas ao desenvolvimento de suas potencialidades, ao acesso aos apoios necessários, para a melhoria de sua capacidade funcional e à sua inclusão na sociedade. Envolver a família nesse atendimento, é condição essencial para a consecução desses objetivos.

Por outro lado, a qualidade no atendimento só poderá ser alcançada, a partir de uma abordagem multidisciplinar e multiprofissional.

O objetivo do curso de Atualização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): Uma Abordagem Multidisciplinar é apresentar os conceitos e técnicas básicas acerca do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), oferecendo, aos profissionais, que trabalham com bebês, crianças, jovens e adultos com esse transtorno, conhecimentos teóricos e experiências validadas de diagnóstico e de intervenção. Seu público-alvo são profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e demais interessados no trabalho com pessoas com TEA. O curso é coordenado pelo Dr. Walter Camargos Jr., Mestre em Ciências da Saúde (IPSEMG); Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência; Graduado em Medicina; autor e colaborador de livros e artigos científicos.

METODOLOGIA

A Metodologia a ser utilizada está estruturada de forma pragmática e simplificada, de modo a fornecer ferramentas práticas, para que os alunos alcancem a efetividade do ensino.

O curso será ofertado, inteiramente, em ambiente virtual interativo, acessado através da Internet, customizado para o IEP UNIAPAE-MG. O material didático será constituído por: Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de telas construídas com base nos Textos Básicos, de autoria dos professores/conteudistas, videoaula, vídeos ilustrativos, imagens, ilustrações e outros objetos de aprendizagem.

As interações individuais e coletivas, entre alunos e tutores e alunos entre si, se darão no próprio AVA, através dos instrumentos de Mensagens e Fórum Tira Dúvidas. Será proposto um Fórum do Conhecimento, não pontuado, para discussão, entre alunos e tutor, de temas propostos pelos professores. Haverá um Fórum específico para as orientações e postagem final do Trabalho de Final de Curso.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Haverá uma Atividade Avaliativa ao término do curso, constituída por questões de múltipla escolha e correção automática, a ser realizada no AVA, abrangendo o conteúdo de todas as disciplinas e um Trabalho Final pontuado, com base em tema proposto pelo professor e orientado e avaliado pelo tutor, nos seguintes valores:

  • Atividade Avaliativa: 100 pontos;
  • Trabalho de Final, no valor de 100 (cem) pontos,

Na Atividade Avaliativa, o aluno terá direito a 3 (três) tentativas de acerto, prevalecendo a maior nota obtida. O aluno deverá retomar os estudos, antes de cada tentativa, para obter melhor resultado.

Caso não consiga os pontos necessários para aprovação, nas 3 (três) primeiras tentativas, o aluno poderá submeter-se a mais uma tentativa de acerto, a título de recuperação.

No Trabalho Final, o(a) aluno(a) terá direito a duas revisões, antes da entrega para avaliação final. Não há recuperação no Trabalho Final.

Para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, no mínimo, 60 (sessenta) pontos na Avaliação Final do curso e no Trabalho Final.

O aluno aprovado terá direto a um certificado de atualização, emitido pelo IEP UNIAPAE-MG e IEP Santa Casa BH, instituição de ensino credenciada pelo MEC.

Clique aqui para mais informações.

O conteúdo do curso foi preparado pelo Coordenador, Dr. Walter Camargos Jr. e por sua equipe, constituída pelos seguintes profissionais:

Walter Camargos Jr.: Mestre em Ciências da Saúde (IPSEMG); Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência; Graduado em Medicina; autor e colaborador de livros e artigos científicos. Endereço do Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758019T6

Aline Abreu e Andrade: Doutora e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFMG); Especialista em Terapia Comportamental (PUC Minas); Graduada em Psicologia (UFMG); Formação em Terapias Cognitivas (IMTC). Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1583604191898115

Ana Paula Ferreira Costa: Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFMG); Especialista em Integração Sensorial (Ayres Clinic – Universidade do Sul da Califórnia – USC – EUA); Especialista em Conceito Neuroevolutivo Bobath (BH/MG); Graduada em Terapia Ocupacional (UFMG). Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6464153524439323

Lara Mascarenhas Ribeiro de Paula: Graduada em Psicologia; Formação em Terapia Cognitiva Comportamental Infantil; Especialista em Intervenção Comportamental em Crianças com Desenvolvimento Atípico (em curso). Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7670310874046366

Lídia de Lima Prata Cruz: Mestre em Ciências da Saúde (IPSEMG); Graduada em Psicologia (FUMEC); Formação em Terapias Cognitivas (IMTC). Lattes: http://lattes.cnpq.br/099045015806738

Lucas GéoMestre em Neurociências (UFMG); Graduado em Psicologia (UFMG).

Manuela de Souza Alves Correia: Bacharel em Psicologia (FUMEC-2013); Formação em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em parceria com o CESDE-2014).

Natália Barbosa Chagas Brescia de Moura: Especialista em Linguagem, com enfoque nos distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e Atuação em âmbito educacional (CEFAC – Saúde e Educação); Bacharel em Fonoaudiologia (UFMG); cursando especialização em Transtorno do Espectro Autista (Child Behavior Institute-Miami).

Patrícia Reis Ferreira: Mestre em Ciências da Saúde (UFMG). Especialista em Linguagem (CFFa); Graduada em Fonoaudiologia (UFMG).

Stephanie Mariane Gonçalves da Silva: Graduada em Fonoaudiologia (UFMG); Especialista em Linguagem, com enfoque nos distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e Atuação em âmbito educacional (CEFAC – Saúde e Educação).

Vivianne Lima Campos Moura: Graduada em Psicologia (Unicentro Newton Paiva); Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental (HCFM/USP) e em Ensino Especial com Ênfase em Transtorno do Espectro Autista e Quadros Assemelhados (IBAC – em curso); Especialização em Terapia Comportamental (PUC-Minas – em curso).

Orientadora do Trabalho Final e Tutora:

Patrícia Batista Leitão: Psicóloga, Psicopedagoga, Especialista em Psicologia Clínica, Especialista em Ensino Estruturado para Pessoas com Autismo e pós-graduanda e Transtorno do Espectro do Autismo pela CBI of Miami. Coordenadora da Reabilitação Intelectual e Autismo do CER II da Apae de Pará de Minas.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Introdução ao Conceito de Transtorno do Espectro do Autismo 10h
Estratégias de intervenção de 0 a 3 anos 30h
Estratégias de intervenção de 4 a 7 anos 30h
Estratégias de intervenção de 8 a 12 anos 20h
Estratégias de intervenção de 13 a 18 anos 10h
Estratégias de Intervenção acima de 18 anos 10h
Trabalho Final 20h
Carga horária total 130h

1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Na data de início do curso, todos os alunos com matrículas habilitadas recebem um e-mail com as informações e instruções de acesso ao ambiente, bem como o usuário e senha.