Nesta semana, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG (IEP Uniapae-MG), encerrou a primeira etapa do Projeto Piloto “Educação ao Longo da Vida (ELV) para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla”, nas Apaes de Belo Horizonte e de Pará de Minas.

Júlia Campolina, Fabiana Zuttin, Maria do Carmo Menicucci e Sílvia Lima.

O Projeto, que teve duração de 18 meses em ambas as Apaes, tem como público-alvo jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla que já concluíram a escolaridade obrigatória, e que precisam de apoio para construir novos projetos de vida visando sua maior participação social.

Júlia Campolina, Judith Monteiro e Fabiana Zuttin.

A Coordenadora Geral do Projeto de ELV e de Ensino e Pesquisa do IEP Uniapae-MG, Prof.ª Ma. Maria do Carmo Menicucci, explica que, segundo estudos realizados, os projetos de vida “[…] são definidos a partir de um planejamento pedagógico individualizado, que possibilita a identificação e a construção de novos saberes sobre si e sobre o mundo a medida em que as habilidades das pessoas com deficiência são desenvolvidas”.

Segundo a Consultora Técnica, Prof.ª Ma. Fabiana Zuttin, o Projeto Piloto teve como centralidade o desenvolvimento de habilidades e competências de acordo com o projeto de vida dos estudantes com deficiência intelectual e múltipla. “Isso se deu por intermédio de plano de ação pedagógico, que contemplou aprendizagens formais, não formais e informais, amparado em uma metodologia denominada ‘Reconhecimento de Saberes’”, afirma.

Encerramento do Projeto Piloto na Apae Pará de Minas.

A Feapaes-MG e o IEP Uniapae-MG agradecem o empenho dos profissionais do IEP Uniapae-MG e das Apaes de Belo Horizonte e Pará de Minas diretamente envolvidos nessa primeira etapa do Projeto: a Supervisora Pedagógica, Prof.ª Júlia Campolina; as Presidentes Judith Magalhães Monteiro (Apae BH) e Sílvia Lima (Apae Pará de Minas); a Gestora de Ações Integradas, Patrícia Pinto Valadares (Apae BH); a Diretora Pedagógica, Lucianna Gontijo (Apae BH); o Supervisor Pedagógico, Robert Adriano Alves de Almeida (Apae BH); a Gerente de Ações de Aprendizagem, Flaviana Faria (Apae Pará de Minas); a Coordenadora Pedagógica, Alessandra Couto Paz (Apae Pará de Minas); e das Professoras, essenciais na execução do Projeto, da Apae Pará de Minas: Telma Ferreira Leite, Jaqueline Pereira, Luciane Silva e Rosemary Pereira, e da Apae Belo Horizonte: Ilka Regina.

No próximo ano, o IEP Uniapae-MG dará início à segunda etapa do Projeto Piloto de Educação ao Longo da Vida em cada um dos 36 Conselhos Regionais das Apaes de Minas Gerais. Desta forma, o alcance desse trabalho será ampliado, gradativamente, seguindo o conceito previsto na Lei nº 13.632 – de autoria do Deputado Federal e Superintendente Voluntário da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, – que garante o direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

Encerramento do Projeto Piloto na Apae Belo Horizonte.