Na última quarta-feira, 20, foi realizada na capital mineira a 1ª Edição do Prêmio Empresa Inclusiva, que tem como objetivo mapear, valorizar e divulgar as boas práticas de inclusão de trabalhadores com deficiência. Na oportunidade, foram premiadas as categorias Empreendedor Individual com Deficiência e Grandes Empresas, sendo que, nesta última, duas empresas parceiras das Apaes Belo Horizonte e Pará de Minas na inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho foram premiadas.

A empresa Anglo American Minério de Ferro do Brasil S.A garantiu o 1º lugar com seu “Programa Incluir”, e destacou o trabalho em conjunto com a Apae Belo Horizonte, sua principal parceira no direcionamento e acompanhamento das pessoas com deficiência por meio da metodologia do Emprego Apoiado.

O 3º lugar ficou para o Supermercado Peixoto e Filhos LTDA (Panelão), de Pará de Minas, cuja Apae do município também é a maior parceira em seu projeto de inclusão. Segundo os profissionais da empresa, o processo de implantação do projeto passou por muitas dificuldades: “Uma delas foi conseguir a adesão da equipe aos treinamentos e da família dos trabalhadores com deficiência à rotina de trabalho, obstáculo superado com o protagonismo dos profissionais de recursos humanos e da Apae de Pará de Minas”, afirmaram.

Segundo o Superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG (IEP UNIAPAE-MG), Sérgio Sampaio Bezerra, o resultado da premiação muito se deve ao empenho dos profissionais das Apaes de Belo Horizonte e de Pará de Minas no aprofundamento quanto à metodologia do Emprego Apoiado, fundamental para o êxito das experiências de inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado formal de trabalho.

O IEP UNIAPAE-MG elaborou, em 2017, uma cartilha sobre a Metodologia, que pode ser acessada em nossa Biblioteca na aba “Publicações Técnicas”: http://www.uniapaemg.org.br/biblioteca/

O Prêmio Empresa Inclusiva é uma iniciativa do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

Clique aqui para acessar a Revista Prêmio Empresa Inclusiva.

Fonte: http://agenciaminas.mg.gov.br/noticia/1-edicao-do-premio-empresa-inclusiva-para-trabalhadores-com-deficiencia-apresenta-vencedores