Área do Aluno

Ensino e Pesquisa

>>Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa 2019-04-22T14:50:47+00:00

Coordenação

Maria do Carmo Menicucci

A unidade de Ensino e Pesquisa do Instituto tem como objetivo construir e fortalecer uma base de conhecimentos que assegure a atualização contínua dos profissionais que integram os movimentos de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e os demais interessados na temática. É constituído por cursos, pesquisas, e eventos (videoconferências, seminários e oficinas). Os cursos são ofertados nas modalidades presencial e a distância, buscando, sempre que necessário, parcerias com instituições de ensino formalmente credenciadas. São voltados para o aprimoramento dos serviços oferecidos nas Apaes e em outras Organizações da Sociedade Civil similares.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS A DISTÂNCIA
CONFIRA OS PRÓXIMOS EVENTOS DE FORMAÇÃO
GRUPO DE PESQUISA – GIEP

Eventos de Formação   
Voltar

Capacitação sobre o processo de validação do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr)

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |

04/2019 [...]

I Seminário de Avaliação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência nas Apaes de Minas Gerais

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |

29/03/2019 [...]

Curso Semipresencial de Introdução à Metodologia de Pesquisa

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |

09/2018 [...]

I Seminário “Educação ao Longo da Vida para a Pessoa com Deficiência Intelectual” com Profª Dra. Erenice Carvalho

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |

11/06/2018 [...]

Videoconferência Serviço de Proteção Social Especial

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |

14/05/2018 [...]

Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas – GIEP

“Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência na Rede Mineira das Apaes”

Coordenação: Profª Ma. Fabiana Silva Zuttin Cavalcante

O GIEP é um grupo de pesquisa que se organiza em núcleos de estudos e pesquisas sobre diferentes temas e busca ampliar o conhecimento científico a partir das práticas e pesquisas realizadas com as pessoas com deficiência na rede das Apaes de Minas Gerais. O nosso maior desafio é acolher ideias, interesses e necessidades da nossa rede e ousar através da atuação interdisciplinar, a criação de novos pensamentos e práticas inovadoras. O objetivo principal desse grupo é discutir aspectos teóricos e desenvolver procedimentos metodológicos e tecnológicos voltados para a pesquisa, a fim de implementar práticas qualificadas para a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência na nossa sociedade. 

Esse grupo de pesquisa é dividido nos seguintes núcleos:

2018 – Atual

Educação ao Longo da Vida: Desafios e Possibilidades da Metodologia de Reconhecimento de Saberes

O conceito de Educação ao Longo da vida tem sido foco crescente de grandes debates em vários países, inclusive no Brasil. Essa pesquisa surge da necessidade de dialogar sobre essa temática, após a promulgação da Lei 13.632/2018, de autoria do Deputado Federal Eduardo Barbosa, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incluir e garantir o direito à educação e aprendizagem ao longo da vida no âmbito da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial. O objetivo dessa pesquisa consiste em analisar a proposta metodológica de Reconhecimento de Saberes para a construção de projetos de vida de jovens e adultos com deficiência intelectual em duas instituições escolares de Minas Gerais.
Área de conhecimento: Educação
Situação: Em andamento
Líderes: Profª Ma. Maria do Carmo Menicucci e Profª Ma. Fabiana Silva Zuttin Cavalcante
Pesquisadora: Profª Ma. Fabiana Silva Zuttin Cavalcante
Integrantes: Profª Júlia Campolina (Supervisora Pedagógica), Profª Telma Bárbara Ferreira Leite (Apae Pará de Minas), Profª Jaqueline Pereira (Apae Pará de Minas), Profª Luciane Silva (Apae Pará de Minas), Profª Rosemary de Paula Ribeiro Pereira (Apae Pará de Minas), Profª Ilka Regina (Apae Belo Horizonte)
Instituição parceira: Apae de Pará de Minas e Apae de Belo Horizonte
Financiamento: Aplub

2019 – Atual

Do Ensino Comum para o Especial: Percepção de Familiares Acerca da Inclusão Escolar

Essa pesquisa objetiva compreender os motivos que desencadearam a decisão dos familiares em matricular os seus filhos com deficiência intelectual em uma escola especial no município de Pará de Minas.
Área de conhecimento: Educação
Situação: Em andamento
Líderes: Profª Ma. Fabiana Silva Zuttin Cavalcante e Profª Bruna Morato
Pesquisadores: Alessandra Couto Paz e Flaviana Maria de Castro Soares Faria
Instituição parceira: Apae de Pará de Minas

2018 – Atual

Sinais de Risco de Autismo PREAUT em Bebês com Síndrome de Down

Esta Pesquisa é parte do Programa de Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolvido por Natália Lisce Fioravante Diniz, orientado pela Prof. Dra. Eugenia Ribeiro Valadares, e coorientado pela Prof. Dra. Érika Parlato Oliveira. Seu objetivo é investigar sinais PREAUT em bebês com alterações motoras e/ou sindrômicas e correlacioná-los com achados existentes na literatura de bebês típicos.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Coordenação: Natália Lisce Fioravante Diniz
Participantes: Ana Luiza Mourão (Apae Belo Horizonte), Jeyverson Mendes (Apae Belo Horizonte), Maria Eugênia Aguiar (Apae Belo Horizonte), Patrícia Leitão (Apae Pará de Minas), Bárbara Rezende (Apae Itaúna), Tatiana Guimarães (Apae Itaúna), Dayane Caixeta (Apae Patrocínio), Salete Antunes (Apae Juiz de Fora), Ana Caetana Costa (Apae Paracatu), Luana Avelar (Apae Teófilo Otoni), Claudia Aguiar (Apae Janaúba), Fabiane do Carmo (Apae Montes Claros), Manoella Peixoto (Apae Uberaba), Silvânia Rodrigues (Apae Uberlândia), Danielle Silva (Apae Ipatinga), Ludmila Tanure (Apae Araçuaí), Graziella Gusmão (Apae Araçuaí), Gabriela Silva (Apae Itabirito), Danieli Nogueira (Apae Lambari), Maria Christina de Souza (Apae Caxambu), Iris Ferreira (Apae São Lourenço), Ursula Reis (Apae Além Paraíba), Juliane Domingos (Apae Viçosa), Renata Ramos (Apae Tupaciguara), Keli Martins (Apae Poços de Caldas), Christiane de Deus (Apae Patos de Minas), Jussara Souza (Apae Morada Nova), Natália Braga (Apae Pedro Leopoldo), Isabela Andrade (Apae Três Pontas), Adriana Lucca (Apae Ubá), Kaycienne Oliveira (Apae Ubá/Tocantins), Kelly Sales (Apae Januária), Daniela Bezerra (Apae Barbacena), Josileny Toledo (Apae Rio Pomba), Kely Benevenuto (Apae Piraúba), Jaqueline Marques (Apae Tocantins), Michelle Santos (Apae Tocantins), France Leandro (Apae Itabira), Grace Martins (Lagoa Formosa), Suelen Bahia (Apae Sete Lagoas), Ana Claudia Braga (Apae Varginha).

2018 – Atual

Desempenho Ocupacional de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no CER de Pará de Minas

Essa pesquisa objetiva analisar o desempenho ocupacional de crianças com transtorno do espectro do autismo, a partir da percepção de familiares, profissionais da escola e de um serviço de reabilitação.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Ma. Fabiana Silva Zuttin Cavalcante
Pesquisadora: Thaís Cristina Noronha
Instituição parceira: Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Pará de Minas/MG

2018 – Atual

Correlação da Limitação da ADM Articular com os Qualificadores da CIF

Essa pesquisa objetiva parametrizar a limitação de amplitude de movimento articular das principais articulações do corpo com os qualificadores da CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dra. Ana Paula Espíndula
Pesquisador: José Armando Pereira Lelis
Instituição parceira: CERIII – Centro Especializado em Reabilitação Física, Visual e Intelectual da APAE da Cidade de Janaúba – MG e Universidade Federal do Triângulo Mineiro

2018 – Atual

Sob olhares- Contribuições para a Prática de Reabilitação em Deficiência Intelectual e Múltipla

Esta pesquisa tem como objetivo geral descrever a visão dos profissionais de saúde sobre o manejo terapêutico, as possíveis práticas que podem ser utilizadas e as experiências exitosas nos atendimentos de indivíduos com deficiência intelectual ou múltipla.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dra. Ana Paula Espíndula
Pesquisadora: Terezinha de Lourdes Pereira
Instituição parceira: Apae de Passos/MG

2019 – Atual

Avaliação do Projeto Multiplicar: O PRONAS Como Meio de Ampliação da Rede de Cuidados Integrais na Apae São Lourenço

A pesquisa visa avaliar a implementação e resultados obtidos durante a vigência do PRONAS na Apae de São Lourenço. A pesquisa engloba a visão tanto dos profissionais da saúde e da gestão, bem como dos usuários.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Carolina Campos e Eduardo Gonçalves
Pesquisadora: Carolina Campos
Instituição parceira: Apae de São Lourenço/MG
Financiamento: Apae de São Lourenço/MG

2018 – Atual

Percepções Gustativas em Autista: Um Estudo Sobre os Gostos Básicos

Essa pesquisa faz parte de um projeto de mestrado, do programa de Neurociências e Comportamento (NEC) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). O propósito da presente pesquisa é investigar as diferenças na sensibilidade gustativa para os sabores básicos (doce, salgado, ácido e amargo) das crianças/adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em relação às outras crianças/adolescentes sem o transtorno.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dr. Francisco Baptista Assumpção Júnior
Pesquisadora: Ildeanara Ítala Rezende
Instituição parceira: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
(IP-USP)

2019 – Atual

As Condições Sociais das Famílias de Pessoas com Deficiência Múltipla (PcDM)

O objetivo dessa pesquisa é compreender como a necessidade de cuidados das PcDM podem interferir nas condições sociais de suas famílias.
Área de conhecimento: Assistência Social
Situação: Em andamento
Líderes: : Prof. Dr. Sergio Sampaio Bezerra e Maria Juanita G. Pimenta
Instituição parceira: Apaes de Minas Gerais

2019 – Atual

Da Racionalidade Substantiva a Racionalidade Instrumental: o Caminho das Organizações da Sociedade Civil nos Grandes Centros Brasileiros

O objetivo dessa pesquisa é compreender como as melhorias de eficiência e eficácia realizadas na Apae de Belo Horizonte, orientadas pela Fundação Dom Cabral, alteraram a racionalidade das tomadas de decisão e a relevância dos serviços prestados pela instituição para o público atendido e para seus colaboradores.
Área de conhecimento: Gestão
Situação: Em andamento
Lídere: Prof. Dr. Sérgio Sampaio Bezerra
Pesquisadora: Patrícia Pinto Valadares
Instituição parceira: Apae de Belo Horizonte