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Ensino e Pesquisa 2018-10-04T09:41:07+00:00

Coordenação

Maria do Carmo Menicucci

A unidade de Ensino e Pesquisa do Instituto tem como objetivo construir e fortalecer uma base de conhecimentos que assegure a atualização contínua dos profissionais que integram os movimentos de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e os demais interessados na temática. É constituído por cursos, pesquisas, e eventos (videoconferências, seminários e oficinas). Os cursos são ofertados nas modalidades presencial e a distância, buscando, sempre que necessário, parcerias com instituições de ensino formalmente credenciadas. São voltados para o aprimoramento dos serviços oferecidos nas Apaes e em outras Organizações da Sociedade Civil similares.

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Cursos   
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Percurso Curricular Personalizado   
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Você pode optar por matricular-se em um curso completo de Atualização ou Aperfeiçoamento em oferta, com grade curricular organizada pelo IEP UNIAPAE-MG ou criar o seu Percurso Curricular Personalizado, selecionando os cursos de curta duração que lhe interessam e compondo sua própria grade curricular. Não há limite mínimo e máximo de cursos em que você pode se matricular. Isso dependerá de sua disponibilidade e necessidade.

O IEP UNIAPAE-MG organizou alguns Percursos Curriculares Personalizados, por área de atuação, a título de exemplo. Você poderá optar por um deles, complementá-los com outros cursos a sua escolha ou substituir alguns cursos, de acordo com sua demanda pessoal.

VEJA EXEMPLOS DE PERCURSOS
Os cursos de curta duração estarão em oferta permanente, a partir de 10 de agosto de 2018. O (a) interessado (a) deve selecionar os cursos que comporão seu Percurso Curricular Personalizado, fazer a inscrição, efetuar o pagamento e, assim que este estiver confirmado, poderá acessar o conteúdo escolhido. O Percurso Curricular poderá ser constituído por qualquer número de cursos.
Vagas ilimitadas.
Os cursos podem ter carga horária equivalente à 20h, 30h, 40h ou 80h. O Percurso Curricular Personalizado corresponderá ao somatório das cargas horárias matriculadas.

Curso de 20h: R$ 70,00 à vista ou em 2x (sem juros) de R$ 35,00.
Curso de 30h: R$ 105,00 à vista ou em 3x (sem juros) de R$ 35,00.
Curso de 40h: R$ 150,00 à vista ou em 3x (sem juros) de R$ 50,00.
Curso de 80h: R$ 300,00 à vista ou em 5x (sem juros) de R$ 60,00.
Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos de alunos.
Entre em contato: (31) 3318 1011.
O (a) aluno (a) que abandonar o curso ou for reprovado (a) não terá direito à restituição dos valores pagos.

Os cursos para composição dos Percursos Curriculares Personalizados podem ser selecionados em qualquer das Propostas Curriculares dos Cursos em oferta pelo IEP UNIAPAE-MG, de acordo com a necessidade ou interesse de cada um.

Todos os cursos são autoinstrucionais, ofertados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) customizado para o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG e acessados pela Internet.
O material didático é constituído por uma Aula Virtual integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de páginas web construída com base no Texto Básico de autoria de professores/conteudistas; por vídeos ilustrativos, imagens, fotos, ilustrações, animações e outros objetos de aprendizagem.
A Atividade Avaliativa de Aprendizagem de cada um dos cursos que componham o Percurso Curricular Personalizado será realizada igualmente no AVA, quando o(a) aluno(a) houver cumprido as seguintes condições: houver percorrido todas as telas da Aula Virtual, estudando o conteúdo proposto e realizado as Atividades de Fixação não pontuadas, mas obrigatórias.
A Atividade Avaliativa será composta por questões de múltipla escolha e correção automática, tendo o (a) aluno (a) direito a 3 (três) tentativas de acerto e podendo retomar os estudos antes de cada tentativa.
Para ser considerado aprovado(a), o(a) aluno(a) deverá obter, no mínimo, 60% dos pontos distribuídos.

O (a) aluno (a) terá direito a um certificado emitido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG, com a especificação dos cursos em que foi aprovado sucesso, com as respectivas cargas horárias equivalentes.

Eventos de Formação   
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Curso Semipresencial de Introdução à Metodologia de Pesquisa

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09/2018 [...]

I Seminário “Educação ao Longo da Vida para a Pessoa com Deficiência Intelectual” com Profª Dra. Erenice Carvalho

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11/06/2018 [...]

Videoconferência Serviço de Proteção Social Especial

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14/05/2018 [...]

Grupo de Pesquisa

2018 – Atual

Sinais de Risco de Autismo PREAUT em Bebês com Alterações Motoras e/ou Sindrômicas

Esta Pesquisa é parte do Programa de Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolvido por Natália Lisce Fioravante Diniz, orientado pela Prof. Dra. Débora Marques de Miranda, e coorientado pela Prof. Dra. Érika Parlato Oliveira. Seu objetivo é investigar sinais PREAUT em bebês com alterações motoras e/ou sindrômicas e correlacioná-los com achados existentes na literatura de bebês típicos.

Grande Área: Saúde
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa
Coordenação: Natália Lisce Fioravante Diniz
Participantes: Ana Luiza Mourão (Apae Belo Horizonte), Jeyverson Mendes (Apae Belo Horizonte), Maria Eugênia Aguiar (Apae Belo Horizonte), Patrícia Leitão (Apae Pará de Minas), Bárbara Rezende (Apae Itaúna), Tatiana Guimarães (Apae Itaúna), Dayane Caixeta (Apae Patrocínio), Salete Antunes (Apae Juiz de Fora), Ana Caetana Costa (Apae Paracatu), Luana Avelar (Apae Teófilo Otoni), Claudia Aguiar (Apae Janaúba), Fabiane do Carmo (Apae Montes Claros), Manoella Peixoto (Apae Uberaba), Silvânia Rodrigues (Apae Uberlândia), Danielle Silva (Apae Ipatinga), Ludmila Tanure (Apae Araçuaí), Graziella Gusmão (Apae Araçuaí), Gabriela Silva (Apae Itabirito), Danieli Nogueira (Apae Lambari), Maria Christina de Souza (Apae Caxambu), Iris Ferreira (Apae São Lourenço), Ursula Reis (Apae Além Paraíba), Juliane Domingos (Apae Viçosa), Renata Ramos (Apae Tupaciguara), Keli Martins (Apae Poços de Caldas), Christiane de Deus (Apae Patos de Minas), Jussara Souza (Apae Morada Nova), Natália Braga (Apae Pedro Leopoldo), Isabela Andrade (Apae Três Pontas), Adriana Lucca (Apae Ubá), Kaycienne Oliveira (Apae Ubá/Tocantins), Kelly Sales (Apae Januária), Daniela Bezerra (Apae Barbacena), Josileny Toledo (Apae Rio Pomba), Kely Benevenuto (Apae Piraúba), Jaqueline Marques (Apae Tocantins), Michelle Santos (Apae Tocantins), France Leandro (Apae Itabira), Grace Martins (Lagoa Formosa), Suelen Bahia (Apae Sete Lagoas), Ana Claudia Braga (Apae Varginha).

2018 – Atual

Educação ao Longo da vida para a pessoa com deficiência intelectual: desafios e possibilidades da Metodologia de Reconhecimento de Saberes

O conceito de Educação ao Longo da vida tem sido foco crescente de grandes debates em vários países, inclusive no Brasil. Essa pesquisa surge da necessidade de dialogar sobre essa temática, após a promulgação da Lei 13.632/2018, de autoria do Deputado Federal Eduardo Barbosa, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incluir e garantir o direito à educação e aprendizagem ao longo da vida no âmbito da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial. O objetivo dessa pesquisa consiste em analisar a proposta metodológica de Reconhecimento de Saberes para a construção de projetos de vida de jovens e adultos com deficiência intelectual em duas instituições escolares de Minas Gerais.

Grande Área: Educação
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa
Coordenação: Profª Ma. Maria do Carmo Menicucci e Profª Ma. Fabiana Silva Zuttin Cavalcante
Participantes: Profª Júlia Campolina (Supervisora Pedagógica)
Profª Telma Bárbara Ferreira Leite (Apae Pará de Minas)
Profª Jaqueline Pereira (Apae Pará de Minas)
Profª Luciane Silva (Apae Pará de Minas)
Profª Ilka Regina (Apae Belo Horizonte)

2018 – Atual

Avaliação do Índice de Gestão da Rede Mineira de Apaes

Grande parte das Apaes está passando por uma fase de crescimento, principalmente por assumir a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Minas Gerais. Esse crescimento gera aumento de número de funcionários e de faturamento, provocando a necessidade de sistematização dos processos de gestão. O objetivo dessa pesquisa é a compreensão dos desafios que essa rede tem enfrentado no que se refere à gestão e à quantidade de serviços implantados.

Grande Área: Gestão
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa
Coordenação: Prof. Dr. Sérgio Sampaio Bezerra
Participantes: Kelly Chagas Valle (Apae Pará de Minas)
Maíra Cavalcanti Calabria