Área do Aluno

Ensino e Pesquisa

>>Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa 2019-02-21T14:49:23+00:00

Coordenação

Maria do Carmo Menicucci

A unidade de Ensino e Pesquisa do Instituto tem como objetivo construir e fortalecer uma base de conhecimentos que assegure a atualização contínua dos profissionais que integram os movimentos de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e os demais interessados na temática. É constituído por cursos, pesquisas, e eventos (videoconferências, seminários e oficinas). Os cursos são ofertados nas modalidades presencial e a distância, buscando, sempre que necessário, parcerias com instituições de ensino formalmente credenciadas. São voltados para o aprimoramento dos serviços oferecidos nas Apaes e em outras Organizações da Sociedade Civil similares.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS A DISTÂNCIA
CONFIRA OS PRÓXIMOS EVENTOS DE FORMAÇÃO
GRUPOS DE PESQUISA

Eventos de Formação   
Voltar

Grupo de Pesquisa

2018 – Atual

Sinais de Risco de Autismo PREAUT em Bebês com Alterações Motoras e/ou Sindrômicas

Esta Pesquisa é parte do Programa de Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolvido por Natália Lisce Fioravante Diniz, orientado pela Prof. Dra. Eugenia Ribeiro Valadares, e coorientado pela Prof. Dra. Érika Parlato Oliveira. Seu objetivo é investigar sinais PREAUT em bebês com alterações motoras e/ou sindrômicas e correlacioná-los com achados existentes na literatura de bebês típicos.

Grande Área: Saúde
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa
Coordenação: Natália Lisce Fioravante Diniz
Participantes: Ana Luiza Mourão (Apae Belo Horizonte), Jeyverson Mendes (Apae Belo Horizonte), Maria Eugênia Aguiar (Apae Belo Horizonte), Patrícia Leitão (Apae Pará de Minas), Bárbara Rezende (Apae Itaúna), Tatiana Guimarães (Apae Itaúna), Dayane Caixeta (Apae Patrocínio), Salete Antunes (Apae Juiz de Fora), Ana Caetana Costa (Apae Paracatu), Luana Avelar (Apae Teófilo Otoni), Claudia Aguiar (Apae Janaúba), Fabiane do Carmo (Apae Montes Claros), Manoella Peixoto (Apae Uberaba), Silvânia Rodrigues (Apae Uberlândia), Danielle Silva (Apae Ipatinga), Ludmila Tanure (Apae Araçuaí), Graziella Gusmão (Apae Araçuaí), Gabriela Silva (Apae Itabirito), Danieli Nogueira (Apae Lambari), Maria Christina de Souza (Apae Caxambu), Iris Ferreira (Apae São Lourenço), Ursula Reis (Apae Além Paraíba), Juliane Domingos (Apae Viçosa), Renata Ramos (Apae Tupaciguara), Keli Martins (Apae Poços de Caldas), Christiane de Deus (Apae Patos de Minas), Jussara Souza (Apae Morada Nova), Natália Braga (Apae Pedro Leopoldo), Isabela Andrade (Apae Três Pontas), Adriana Lucca (Apae Ubá), Kaycienne Oliveira (Apae Ubá/Tocantins), Kelly Sales (Apae Januária), Daniela Bezerra (Apae Barbacena), Josileny Toledo (Apae Rio Pomba), Kely Benevenuto (Apae Piraúba), Jaqueline Marques (Apae Tocantins), Michelle Santos (Apae Tocantins), France Leandro (Apae Itabira), Grace Martins (Lagoa Formosa), Suelen Bahia (Apae Sete Lagoas), Ana Claudia Braga (Apae Varginha).

2018 – Atual

Educação ao Longo da vida para a pessoa com deficiência intelectual: desafios e possibilidades da Metodologia de Reconhecimento de Saberes

O conceito de Educação ao Longo da vida tem sido foco crescente de grandes debates em vários países, inclusive no Brasil. Essa pesquisa surge da necessidade de dialogar sobre essa temática, após a promulgação da Lei 13.632/2018, de autoria do Deputado Federal Eduardo Barbosa, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incluir e garantir o direito à educação e aprendizagem ao longo da vida no âmbito da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial. O objetivo dessa pesquisa consiste em analisar a proposta metodológica de Reconhecimento de Saberes para a construção de projetos de vida de jovens e adultos com deficiência intelectual em duas instituições escolares de Minas Gerais.

Grande Área: Educação
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa
Coordenação: Profª Ma. Maria do Carmo Menicucci e Profª Ma. Fabiana Silva Zuttin Cavalcante
Participantes: Profª Júlia Campolina (Supervisora Pedagógica)
Profª Telma Bárbara Ferreira Leite (Apae Pará de Minas)
Profª Jaqueline Pereira (Apae Pará de Minas)
Profª Luciane Silva (Apae Pará de Minas)
Profª Ilka Regina (Apae Belo Horizonte)

2018 – Atual

Avaliação do Índice de Gestão da Rede Mineira de Apaes

Grande parte das Apaes está passando por uma fase de crescimento, principalmente por assumir a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Minas Gerais. Esse crescimento gera aumento de número de funcionários e de faturamento, provocando a necessidade de sistematização dos processos de gestão. O objetivo dessa pesquisa é a compreensão dos desafios que essa rede tem enfrentado no que se refere à gestão e à quantidade de serviços implantados.

Grande Área: Gestão
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa
Coordenação: Prof. Dr. Sérgio Sampaio Bezerra
Participantes: Kelly Chagas Valle (Apae Pará de Minas)
Maíra Cavalcanti Calabria