Carga horária
O curso ficará disponível para cada aluno por 40 dias, contados a partir da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 40h.

Objetivo Geral
Analisar como a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) têm sido planejados e implementados nos municípios, por meio da compreensão de seus instrumentos e modelo de gestão.

Conteúdos abordados
A proteção social não-contributiva no modelo de Seguridade Social do Brasil: aspectos históricos e mudanças de paradigmas. Bases legais e conceituais da proteção social não-contributiva: universalização, matricialidade sociofamiliar, atuação territorial, controle social, transparência, risco e vulnerabilidade social. Política Nacional de Assistência Social: princípios, diretrizes e execução da política pública. Sistema Único de Assistência Social (SUAS): organização; tipificação de serviços socioassistenciais; gestão integrada de serviços, benefícios e transferências de renda. Financiamento e controle social no SUAS. Gestão da informação e vigilância socioassistencial. Os desafios para atuação da rede socioassistencial: transversalidade e intersetorialidade das políticas públicas.

Carga Horária
O curso ficará disponível para cada aluno por 40 dias, contados a partir da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 40h.

Objetivo Geral
Oferecer conhecimentos e conceitos atualizados na abordagem da pessoa com paralisia cerebral.

Conteúdos abordados
Incidência de Paralisia Cerebral. Etiologia da Paralisia Cerebral. Fisiopatologia da Paralisia Cerebral. Classificação da Paralisia Cerebral. Exames Complementares. Diagnóstico diferencial da Paralisia Cerebral. Tratamento da Paralisia Cerebral. Abordagem da espasticidade. Abordagem ortopédica. Abordagem de alterações do trato urinário. Abordagem Fisioterápica. Abordagem fonoaudiológica. Abordagem de Terapia Ocupacional.

Carga Horária
O curso ficará disponível para cada aluno por 30 dias, contados a partir da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 30h.

Objetivo Geral
Possibilitar ao aluno compreender o que é a Tecnologia Assistiva e a Comunicação Alternativa e identificar suas contribuições para a educação da pessoa com deficiência.

Conteúdos abordados
Conceitos de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa. Percurso histórico da Comunicação Alternativa. Grupos aos quais a Comunicação Alternativa se destina. Avaliação das habilidades e das necessidades do potencial beneficiário da Comunicação Alternativa. Principais sistemas de símbolos e de recursos de alta e baixa tecnologia. Características das interações comunicativas entre usuários de Comunicação Alternativa e seus interlocutores falantes. Processo de ensino do uso dos sistemas de Comunicação Alternativa.

INFORMAÇÕES GERAIS

METODOLOGIA

O curso será ofertado na modalidade autoinstrucional, podendo cada aluno(a) seguir seu próprio ritmo de estudos. Todo o curso ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O material didático será constituído por uma Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de páginas web construídas com base no Texto Básico de autoria de professores/conteudistas; vídeos ilustrativos, imagens, fotos, ilustrações, animações e outros objetos de aprendizagem. As dúvidas e questões dos alunos (as) serão respondidas pelo Suporte de Conteúdo.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

O(A) aluno(a) se submeterá, no AVA, a uma Avaliação Final de Aprendizagem, constituída por questões de múltipla escolha e correção automática, no valor de 100 pontos. O(A) aluno(a) terá direito a 3 (três) tentativas de acerto. Para ser considerado(a) aprovado(a) no curso, com direito a um certificado, o(a) aluno(a) deverá obter, no mínimo, 60% dos pontos.

No prazo de até 24h úteis, você receberá, no e-mail cadastrado, as instruções para acesso ao curso. Para eventuais dúvidas, contate-nos pelo e-mail: [email protected]. Desde já agradecemos o seu interesse! Bons estudos!