09/2018

A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa  UNIAPAE – MG (IEP UNIAPAE –MG), irá realizar um curso semipresencial de “Introdução à Metodologia de Pesquisa”.

  JUSTIFICATIVA

Esse curso visa introduzir os profissionais das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), especificamente das Apaes de Minas Gerais, no mundo da pesquisa qualitativa e quantitativa, discutindo o caminho de seus métodos e oferecendo algumas análises de dados voltados para a pesquisa nessas Instituições.

  OBJETIVOS

  • Introduzir os profissionais que trabalham nas Apaes e outras OSCs, nos conceitos de investigação científica.
  • Apresentar os principais métodos de análise de dados considerados mais adequados às pesquisas nas Apaes e OSCs.
  • Selecionar os melhores projetos de pesquisa apresentados para serem desenvolvidos sob a orientação do IEP UNIAPAE-MG e apresentados no Congresso da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais em 2019.

  CORPO DOCENTE

Profª Dra.Ana Paula Espíndula[1]

Profº Dr. Sérgio Sampaio Bezerra[2]

Coordenação pedagógica: Profª Ms. Maria do Carmo Menicucci

[1]Doutora e mestre em Ciências da Saúde pela UFTM – MG; graduada em Fisioterapia. Professora do curso de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFTM (Stricto Sensu) e Fisioterapeuta da APAE de Uberaba – MG.

[2] Doutor em Ciências Sociais pela PUC- MG; mestre em Administração pela EBAPE/FGV/RJ e graduado em Economia pela UFPE. Ex-Presidente da Federação das APAES do Estado de MG, da APAE de Belo Horizonte e da APAE de Pará de Minas. Superintendente do Instituto e Ensino e Pesquisa UNIAPAE- MG.

  PÚBLICO-ALVO

Profissionais das Apaes e outras OSCs, com graduação completa,  interessados no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

  CARGA HORÁRIA

Atividade a distância:  32h

1- Etapa preparatória – 08h

2- Etapa avaliativa – 24h

Atividade presencial – 08h

Total: 40h

  CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I
• Introdução à Metodologia de Pesquisa
UNIDADE II
• O caminho da pesquisa qualitativa.
• Apresentação de métodos de análise qualitativa de dados.
UNIDADE III
• Métodos de análise quantitativa.
• Apresentação de métodos de análise quantitativa de dados.

  METODOLOGIA

O curso se dará na modalidade semipresencial.

A atividade a ser desenvolvida a distância, em sua primeira etapa, correspondente às 8h, os alunos deverão:

  • Estudar o texto básico previamente encaminhado pelos professores;
  • Levantar as dúvidas sobre o texto;
  • Propor o problema a ser o seu objeto de pesquisa, seguido de uma justificativa: porque esse tema é um problema na minha Instituição? Como pretendo desenvolver um projeto de pesquisa com essa temática: por meio de uma pesquisa qualitativa ou quantitativa e por quê?;
  • Enviar essa atividade realizada a distância para os professores, em data a ser determinada, como pré-requisito para participação na etapa presencial.

A atividade presencial correspondente a 8h, será desenvolvida em um encontro com os professores: exposição dialogada entre alunos e professores, centrada nas dúvidas sobre o  texto básico e na discussão dos problemas a serem  pesquisados, bem como  das possibilidades  metodológicas mais adequadas ao problema da pesquisa.

A segunda etapa da atividade a distância, correspondente a 24h, será cumprida após a atividade presencial e constará da elaboração do pré-projeto de pesquisa, que deverá ser enviado à coordenação do curso no prazo previamente estabelecido, e que será o trabalho de avaliação descrito no item subsequente.

  AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação de aprendizagem será verificada por meio do pré-projeto de pesquisa entregue pelos alunos no prazo determinado pelos professores.

O aluno aprovado terá direito a um certificado de Curso de Extensão, equivalente a 40 horas/aula, emitido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa – UNIAPAE-MG.

Será considerado aprovado o aluno que obtiver a nota mínima de 60 pontos, assim distribuídos:

1ª etapa a distância: 20 pontos

Participação na etapa presencial: 10 pontos

2ª etapa a distância:  70 pontos

Os projetos de pesquisa que forem mais bem avaliados pelos professores serão desenvolvidos pelos autores, sob a orientação dos professores, para serem apresentados no próximo Congresso Estadual das Apaes, em 2019.

  INSCRIÇÃO

Inscrições encerradas!

Caso você tenha feito a pré-inscrição, mas não recebeu as informações, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3291-6558.

  INVESTIMENTO

R$ 250,00 (esse valor inclui o recebimento do livro: “Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração” de Sylvia Constant Vergara, coffee-break no encontro presencial e certificação).

ETAPA PRESENCIAL

31/08/2018

  LOCAL

Auditório da Sede da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais – situado à Rua dos Timbiras, 2072 – Lourdes – Belo Horizonte.

  BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006a.

GLANTZ SA. Primer in Biostatistics, 5th ed. New York: McGraw-Hill; 2002

PESCUMA, Derna; CASTILHO, Antônio P. F. Projeto de Pesquisa: O que é? Como fazer?:um guia para sua elaboração. 3.ed. São Paulo: Olho d’Água, 2006.

MAGALHÃES, Marcos N.; LIMA,Antônio C.P. Noções de Probabilidade e Estatística.6.ed. São Paulo: Edusp, 2005.p.1-25.

BIFI, Carlos Ricardo. Estatística em um Curso de Administração de Empresas: Mobilização dos Conceitos Estatísticos de Base.São Paulo, 2006.124p. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática – Pontifícia Universidade Católica São Paulo.