Na última sexta-feira, 12 de julho, foram abertas as inscrições para o curso de extensão de Formação de Novos Dirigentes das Apaes.

Considerando a proximidade das Eleições para a nova diretoria das Apaes mineiras – a serem realizadas em novembro próximo -, e buscando facilitar a participação de todos os interessados, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) traz, neste ano de 2019, uma novidade: o Curso será ofertado a distância, na plataforma do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG (IEP Uniapae-MG). Isso significa que os candidatos aos cargos poderão realizar o curso sem a necessidade de deslocamento.

Inscrições para Curso Novos Dirigentes das Apaes

O Curso de Formação de Novos Dirigentes das Apaes é de participação obrigatória para os candidatos a Presidente, Vice-Presidente e 1º Diretor Financeiro. Para os demais cargos, a participação é facultativa. No entanto, de acordo com a Procuradora Jurídica da Feapaes-MG e conteudista do curso, Maria Tereza F. B. A. Cunha, é importante que todos se inscrevam. “Entendo que a participação dos candidatos a outros cargos nas Apaes também é de grande importância, pois o curso servirá de norteador para as ações e exigências advindas do dia-a-dia nas entidades”, afirma.

O principal objetivo do Curso é possibilitar aos candidatos a dirigentes de Apaes o conhecimento dos conceitos e princípios que embasam o Movimento Apaeano; discutir as funções gerenciais da administração na perspectiva da teoria de gestão social e das práticas de gestão das Apaes e apresentar instrumentos jurídico-institucionais indispensáveis à gestão dessas organizações.

Nesse novo formato, o Corpo Docente é integrado por Eduardo Barbosa, Conselheiro Consultivo e Superintendente Voluntário da Feapaes-MG, cujo Módulo aborda a “Concepção e Filosofia do Movimento Apaeano”; Maria Tereza F. B. A. Cunha, que ministra o Módulo “Obrigações Jurídicas das Apaes”; e Sérgio Sampaio Bezerra, Superintendente do IEP Uniapae-MG, responsável por ministrar o Módulo “Gestão das Organizações da Sociedade Civil”.

O curso terá início em 12 de agosto de 2019 e, para se inscrever, o(a) interessado deverá fazer sua matrícula, no valor de R$90,00 à vista, no site do IEP Uniapae-MG: http://www.uniapaemg.org.br/educacao/formacao-de-novos-dirigentes-das-apaes/.

Clique aqui para acessar o Ofício encaminhado às Apaes sobre as Eleições e a obrigatoriedade de realizar o curso para ter a candidatura homologada.