O Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG) participou, entre os dias 07 e 09 de junho, das bancas de defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Sociais. A parceria entre o IEP-MG e o Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS – MG) resultou em 57 trabalhos aprovados com temas diversificados, na área da Gestão das Apaes. Alguns dos trabalhos aprovados foram selecionados para compor o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas (NIEP) e também para serem publicados no site do IEP-MG na seção de Artigos de Colaboradores e na Revista Científica Apae Ciência.

As bancas contaram com a presença de membros convidados do Conselho dos Institutos da Rede das Apaes (SP, ES, MS e PA) e de Universidades e Instituições parceiras (UFTM, PUC-MG e UFSJ, Fundação Dom Cabral). Para a coordenadora da unidade de ensino e pesquisa do IEP-MG, Fabiana S. Zuttin Cavalcante, a parceria entre as duas instituições possibilitou importante aprendizado na área de gestão de OSC para a Rede Mineira das Apaes. “Os profissionais que concluíram o curso de pós-graduação relataram que obtiveram aprendizados que contribuíram para o crescimento profissional trazendo reflexos nos processos e práticas de Gestão nas Apaes de Minas Gerais”. disse.

Dos trabalhos aprovados, 10 foram selecionados para serem inseridos no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas (NIEP). O núcleo integra o IEP-MG e tem o objetivo de divulgar as pesquisas sobre Processos e Práticas das Organizações da Sociedade Civil, especificamente as Apaes.

Na seção de artigos de colaboradores do site do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa serão publicados 9 trabalhos. Essa sessão está localizada na biblioteca presente no site, um espaço de divulgação de trabalhos acadêmicos decorrentes de relatos de experiências acerca da pessoa com deficiência (PcD) e/ou da Gestão das Organizações da Sociedade Civil. Se você deseja ter um artigo publicado no site do IEP-MG, basta enviá-lo para [email protected].

Já para a Revista Científica Apae Ciência, foram selecionados 7 trabalhos para serem publicados no Dossiê sobre Gestão nas Organizações da Sociedade Civil na revista científica do movimento apaeano. Esta revista é editada pela Federação Nacional das Apaes por meio do Conselho dos Institutos da UNIAPAE/ APAE BRASIL, tem por objetivo principal divulgar trabalhos voltados à população em situação de deficiência, com foco na deficiência intelectual e múltipla. Uma das áreas temáticas da revista é Políticas, Processos e Práticas de Gestão de OSC. Acesse o site www.apaeciencia.org.br/ para conhecer a revista.

O Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG) agradece a participação de todos os envolvidos neste processo de formação dos colaboradores da rede mineira das Apaes por meio do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Organizações Sociais.