Área do Aluno

Ensino e Pesquisa

Home>Unidades>Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa2020-09-24T10:56:41-03:00

Coordenação

Fabiana Silva Zuttin Cavalcante

A unidade de Ensino e Pesquisa do Instituto tem como objetivo construir e fortalecer uma base de conhecimentos que assegure a atualização contínua dos profissionais que integram os movimentos de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e os demais interessados na temática. É constituído por cursos, pesquisas, e eventos (videoconferências, seminários e oficinas). Os cursos são ofertados nas modalidades presencial e a distância, buscando, sempre que necessário, parcerias com instituições de ensino formalmente credenciadas. São voltados para o aprimoramento dos serviços oferecidos nas Apaes e em outras Organizações da Sociedade Civil similares.

Contato: [email protected]

Superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP-MG)

Presidente do Colegiado Acadêmico do IEP-MG:

Secretário Acadêmico:

Membros:

Estabelece normas para divulgação de eventos e cursos de curta duração, aperfeiçoamento ou de especialização, presenciais e à distância, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa – IEP/MG.

Estabelece diretrizes e normas para a aceitação de propostas para o desenvolvimento de Projetos de Extensão e de Estágio, nas instituições filiadas à Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais.

Estabelece diretrizes e normas para a concessão de benefícios aos técnicos e funcionários do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa, para o fim de se inserirem em Programas de Pós-graduação, em áreas consideradas de interesse do Instituto.

 Regulamenta o título de Notável Saber no âmbito do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa.

Estabelece diretrizes e normas para a emissão de cerificados e declarações de participação em eventos de formação continuada promovidos pelo IEP Darci Barbosa.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS A DISTÂNCIA
CONFIRA OS PRÓXIMOS EVENTOS DE FORMAÇÃO
CONHEÇA NOSSO NÚCLEO DE PESQUISA – NIEP

Eventos de Formação   
Voltar

XIV Congresso da Rede Mineira das Apaes

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |

10/2019 [...]

Capacitação sobre o processo de validação do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr)

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |

04/2019 [...]

I Seminário de Avaliação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência nas Apaes de Minas Gerais

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |

29/03/2019 [...]

Curso Semipresencial de Introdução à Metodologia de Pesquisa

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |

09/2018 [...]

I Seminário “Educação ao Longo da Vida para a Pessoa com Deficiência Intelectual” com Profª Dra. Erenice Carvalho

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |

11/06/2018 [...]

Videoconferência Serviço de Proteção Social Especial

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |

14/05/2018 [...]

Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas – NIEP

Coordenação: Profª Ma. Fabiana Silva Zuttin Cavalcante

É um núcleo interdisciplinar que se organiza em grupos de pesquisas sobre diferentes temas acerca da pessoa com deficiência intelectual e múltipla (PcDIM). O NIEP contribui para o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, proporcionando troca de saberes acerca dos apoios necessários à PcDIM, além de realizar pesquisas sobre Gestão das Organizações da Sociedade Civil. As pesquisas desenvolvidas nesse Núcleo visam a construção do conhecimento científico na Rede das Apaes de Minas Gerais para a inclusão social desses sujeitos.

O NIEP é composto pelos seguintes Grupos de Pesquisa:

Tem o propósito de discutir assuntos relacionados às pesquisas sobre o impacto do atributo da deficiência para os cuidadores formais e informais.

2019 – Atual

As Condições Sociais das Famílias das Pessoas com Deficiência Múltipla nas Apaes de Minas Gerais

O objetivo dessa pesquisa é compreender como a necessidade de cuidados das PcDM podem interferir nas condições sociais de suas famílias.
Área de conhecimento: Assistência Social
Situação: Em andamento
Líder: Maria Juanita G. Pimenta (IEP-MG)
Pesquisadores: Prof. Me. Francisco Neto Alves (IEP-MG) – pesquisador responsável – e Prof. Me. Guilherme da Rocha Campos (IEP-MG)
Instituições parceiras: Apaes de Minas Gerais
Financiamento: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Discute as diferentes técnicas e apoios necessários à PcDIM, visando à inclusão social desses sujeitos.

2020 – Atual

Tecnologia móvel e pessoas com deficiência intelectual: estudo de caso na Apae-BH

Os smartphones com acesso à Internet têm sido cada vez mais usados por pessoas com dificuldades intelectuais (PDIs) para entretenimento, socialização e auto expressão. Apesar disso, há uma escassez de pesquisas sobre as experiências desse grupo no uso da tecnologia, sobre as barreiras que elas podem encontrar ou sobre os benefícios que podem obter. O estudo aborda essa lacuna, explorando as questões de uso de smartphones por PDIs por meio de entrevistas em grupo e individuais e observação em profundidade com adultos (entre 17 e 40 anos) em um estudo de caso na Associação de Pais e Amigos de Pessoas Excepcionais de Belo Horizonte (APAE-BH). O conteúdo das entrevistas será analisado para elicitar temas como expressão de advocacia-em-causa-própria, busca de informações, barreiras ao uso, etc. Questões de usabilidade também foram exploradas pela observação participativa do uso do dispositivo durante entrevistas individuais. O exame dos dados permitirá uma imagem sobre o papel que a tecnologia digital móvel – os smartphones – desempenham na vida deste grupo de pessoas no Brasil. Como o estudo faz parte de um estudo maior, com objetivos e métodos semelhantes, os resultados serão comparados com os coletados para a pesquisa maior com sede no Reino Unido, para explorar quaisquer diferenças culturais ou sociais que possam afetar o impacto de dispositivos móveis na vida das pessoas com DA. Em futuras etapas pretende-se propor novas interfaces adequadas a este grupo de usuários.
Área de conhecimento: Ciência da Informação
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dr. Peter E. Williams (University College London)
Pesquisadora: Prof. Dra. Beatriz Valadares Cendón (UFMG)
Financiamento: British Academy, CONFAP, FAPEMIG, Santander

2020 – Atual

Os efeitos da aplicação das posturas básicas com o uso do Selote na atividade eletromiográfica e na biomecânica em praticantes de equoterapia com paralisia cerebral e autismo.

A presente pesquisa tem caráter inédito no âmbito da saúde, educação e equitação e pretende avaliar os efeitos da aplicação das posturas básicas com o uso da Sela de Organização Terapêutica em Equoterapia Selote na atividade eletromiográfica, e na postura em praticantes de equoterapia com autismo e paralisia cerebral.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dra. Ana Paula Espíndula (UFTM).
Pesquisadora: Luciano Henrique Cruz Masiero (UFTM) e Marion de Souza Teixeira (UFTM).
Integrantes: Márcio Ferreira Dominguez e Mário Luiz Brum Magalhães

2019 – Atual

Impacto do programa pré-esportivo da equoterapia na postura, força, equilíbrio e atividade elétrica em indivíduos com deficiência intelectual

A presente pesquisa tem caráter inédito no âmbito da saúde, educação e equitação por ser realizada no terceiro programa da equoterapia, pré-esportivo, envolvendo indivíduos com DI que apresentam comprometimentos motores e sensoriais como equilíbrio, postura, força e atividade muscular, os quais podem se beneficiarem dos estímulos recebidos pela montaria nas andaduras do cavalo nos aspectos biopsicossociais. Verificar o impacto do programa pré-esportivo no equilíbrio, na postura, na força e na atividade muscular em indivíduos com DI após 30 atendimentos.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líderes: Prof. Dra. Ana Paula Espindula (UFTM) e Prof. Ma. Janaine Brandão Lage (UFTM/Apae Uberaba)
Pesquisadora: Valéria Silva Monteiro
Integrantes: Prof. Dr. Vicente de Paula Antunes Teixeira (UFTM); Alex Abadio Ferreira (Apae Uberaba)
Instituições parceiras: Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Uberaba/MG
Financiamento: CAPES, FUNEPU, FAPEMIG, CNPq, UFTM e APAE – Uberaba/MG

2020 – Atual

Diminuição de Sialorreia em Crianças com Paralisia Cerebral Na Modalidade Física do CER IV- APAE BH.

Verificar se o procedimento de escovação diária pode-se mostrar eficaz para diminuição de hipersalivação e melhora do processo de deglutição nos usuários com diagnóstico de paralisia cerebral do CER IV, APAE BELO HORIZONTE. Analisar a eficácia da escovação diária para diminuição da sialorreia; Levantar a questão da importância da escovação diária para aumento da consciência sensorial e habilidades motoras orais;Promover consciência dos pais sobre a necessidade da escovação diária, para se evitar futuras desordens de fatores etiológicos; Levantar a questão da importância e implantação de medidas e melhorias, na rede de atendimento do CER IV; Aplicar questionários em pais de crianças com diagnóstico de PC atendidas por equipe interdisciplinar na modalidade física do (CER IV/APAE-BH).
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Ma. Natália Lisce Fioravante Diniz (IEP-MG)
Pesquisadores: Vanessa Gomide (CER IV/APAE BH) e Iury Rocha (CER IV/APAE BH)

2020 – Atual

Efeitos de uma intervenção com slackline nos Parâmetros atividade elétrica, equilíbrio e variabilidade da frequência cardíaca em adolescentes com Síndrome de Down.

A busca da inclusão de pessoas com deficiência muitas vezes se inicia pelo desporto adaptado e é neste ponto que se pode observar o quão influente o esporte torna se para pessoas com múltiplas deficiências. O esporte traz benefícios motores, fisiológicos e intelectuais. O presente estudo tem caráter inédito no âmbito do esporte e educação, envolvendo indivíduos com Síndrome de Down que apresentam comprometimentos motores e sensoriais como equilíbrio, força e atividade muscular, os quais podem se beneficiarem dos estímulos recebidos pela intervenção com slackline. Avaliar os efeitos de uma intervenção com slackline sobre os Parâmetros atividade elétrica, equilíbrio e variabilidade da frequência cardíaca em adolescentes com Síndrome de Down.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líderes: Prof. Dr. Octávio Barbosa Neto (UFTM) e Prof. Dra. Ana Paula Espíndula (UFTM).
Pesquisadora: Maria Victória Fonseca Zitti (UFTM).
Integrante: Alex Abadio Ferreira
Financiamento: CAPES, CNPq, UFTM e APAE – Uberaba/MG.

2020 – Atual

Síndromes Genéticas mais Prevalentes em uma Instituição Socioeducativa de uma Cidade Interiorana Mineira.

O projeto busca verificar a quantidade de alunos com as síndromes de Down, Turner e do X Frágil e a existência de diagnóstico genético destas síndromes em uma organização social de uma cidade interiorana de Minas Gerais, visando fornecer aos indivíduos afetados e aos seus familiares informações sobre as características hereditárias, possível tratamento, cuidados necessários e planejamento reprodutivo.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dra. Francielle Marques Araújo Andrade Cançado (Faculdade Atenas/Passos).
Pesquisadora: Prof. Dra. Francielle Marques Araújo Andrade Cançado (Faculdade Atenas/Passos).
Integrantes: Ana Carolina Vilela Orsi, Pedro Henrique Silveira Pereira e Rafaela Luiza Vilela de Souza

2020 – Atual

Desenvolvimento de sensor eletroquímico enriquecido com nanopartículas para detecção de biomarcadores salivares associados ao estresse.

A presente pesquisa tem por objetivo desenvolver biossensores (sistemas analíticos constituídos por elementos biológicos) para detecção de IgA e Cortisol em amostras salivares de praticantes de equoterapia portadores de Síndrome de Down e/ou deficiência intelectual com o intuito de justificar como e quanto a equoterapia proporciona ação anti-estressora nesses indivíduos. Amostras salivares dos participantes da pesquisa serão coletadas antes e após a prática do primeiro, quinto e décimo atendimento de equoterapia.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dra. Renata Pereira Alves Balvedi (UFTM)
Integrante: Prof. Dra. Ana Paula Espíndula; Beatriz Rodrigues Martins; Yanne Oliveira Barbosa
Financiamento: CAPES, FUNEPU, FAPEMIG, CNPq, UFTM e APAE – Uberaba/MG.

2019 – Atual

Análise eletromiográfica de tronco e membros inferiores na Equoterapia em comparação com a marcha independente de indivíduos com Síndrome de Down, Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância e Deficiência Intelectual

Este estudo objetiva analisar a ativação muscular de tronco e membros inferiores durante a montaria na equoterapia e na marcha independente de indivíduos com Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância, Síndrome de Down e Deficiência Intelectual, assim como analisar a influência da equoterapia no equilíbrio de indivíduos com Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância, Síndrome de Down e Deficiência Intelectual com marcha independente, antes e após 15 atendimentos de equoterapia.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dra. Ana Paula Espindula (UFTM)
Pesquisadora: Prof. Ma. Janaine Brandão Lage (UFTM/Apae Uberaba)
Integrantes: Prof. Dr. Vicente de Paula Antunes Teixeira (UFTM); Alex Abadio Ferreira (Apae Uberaba)
Instituições parceiras: Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Uberaba/MG
Financiamento: CAPES, FUNEPU, FAPEMIG, CNPq, UFTM e APAE – Uberaba/MG

2020 – Atual

Desenvolvimento e Validação Clínica de Imunossensor para Mensuração dos Níveis de Cortisol Salivar em Praticantes de Equoterapia com Deficiência Intelectual.

O objetivo desta pesquisa é desenvolver imunossensor para mensurar os níveis de concentração de cortisol em saliva humana; avaliar a interação das nanopartículas do sensor com o anticorpo anti-cortisol; estudar o efeito das nanopartículas do sensor sobre a resposta biossensora na saliva de praticantes com deficiência intelectual submetidos à equoterapia; otimizar os parâmetros de sensibilidade, especificidade, reprodutibilidade, e tempo de resposta do imunossensor de cortisol, contendo nanopartículas e validar clinicamente na equoterapia, mensurando os níveis de concentração de cortisol, na saliva humana, em praticantes com deficiência intelectual, antes e após o 1º, 5º e 10º atendimentos na Equoterapia.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dra. Ana Paula Espíndula (UFTM)
Pesquisadora: Giselda Tavares de Araújo (UFTM).
Integrantes:: Prof. Dra. Renata Pereira Alves Balvedi; Prof. Dr. Rodrigo César Rosa.
Financiamento: CAPES, FUNEPU, FAPEMIG, CNPq, UFTM e APAE – Uberaba/MG.

2018 – Atual

Percepções Gustativas em Autista: Um Estudo Sobre os Gostos Básicos

Essa pesquisa faz parte de um projeto de mestrado do programa de Neurociências e Comportamento (NEC) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). O propósito da presente pesquisa é investigar as diferenças na sensibilidade gustativa para os sabores básicos (doce, salgado, ácido e amargo) das crianças/adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em relação às outras crianças/adolescentes sem o transtorno.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dr. Francisco Baptista Assumpção Júnior (USP)
Pesquisadora: Ildeanara Ítala Rezende (USP)
Instituição parceira: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP)

Tem como objetivo o debate entre as diferentes perspectivas sobre a atenção integral e integrada à PcDIM.

2020 – atual

A Eficiência e a Eficácia nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de Minas Gerais

Este projeto de Pós-Doutoramento tem como objetivo aprofundar a compreensão da eficiência e eficácia nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Estado de Minas Gerais / Brasil, a partir da percepção dos gestores (presidente ou diretor(a) geral) da missão dessas organizações. Por meio de grupos focais – presidentes ou diretores gerais das Apaes de Minas Gerais – e da ferramenta estatística cluster analysis, partindo de clusters pré-estabelecidos com base na heterogeneidade da oferta de serviços por APAE, essa investigação buscará compreender a eficiência e a eficácia de cada cluster.
Área de conhecimento: Gestão
Situação: em andamento
Líder: Prof. Dr. Carlos Veiga (Universidade do Minho – UMINHO/Portugal)
Pesquisador: Prof. Dr. Sérgio Sampaio Bezerra (IEP-MG)
Integrante: Prof. Me. Guilherme da Rocha Campos (IEP-MG)
Instituições parceiras: Universidade do Minho (Portugal) e APAES de Minas Gerais.


2019 – Atual

Letramento em saúde, funcionalidade e satisfação de usuários de um Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual, Auditiva e Visual

Investigar a associação entre letramento funcional em saúde, funcionalidade, aspectos sociodemográficos e satisfação de usuários atendidos em um Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual, Auditiva e Visual.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dra. Stela Maris Aguiar Lemos (UFMG)
Pesquisadora: Ma. Débora Soares Piotto Jardim (UFMG)
Instituição Parceira: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2018 – Atual

Parametrização da limitação da Amplitude de Movimento Articular com os qualificadores da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

Essa pesquisa objetiva parametrizar a limitação de amplitude de movimento articular das principais articulações do corpo com os qualificadores da CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dra. Ana Paula Espíndula (UFTM)
Pesquisador: José Armando Pereira Lelis (CER/Apae Janaúba)
Instituição parceira: CERIII – Centro Especializado em Reabilitação Física, Visual e Intelectual da APAE da Cidade de Janaúba – MG e Universidade Federal do Triângulo Mineiro

2020 – atual

O Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG) e a sistematização de conhecimentos para a rede Apae

A presente pesquisa tem como objetivo compreender, por meio da análise das práticas organizacionais do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG), à luz de referenciais teóricos sobre tecnologia social, seu papel na sistematização e disseminação de conhecimento para a rede de Apaes e para a sociedade. Para tanto, os dados serão coletados no âmbito do IEP-MG tendo como um de seus objetivos detalhar como reconhece boas práticas, apropria-se delas, as articula, as publiciza e favorece suas implementações nas unidades das Apaes. A pesquisa se faz relevante no âmbito social e organizacional, por favorecer a compreensão de uma organização que é um “nó especial” de uma rede de organizações, capaz de potencializar o aprendizado coletivo e refletir sobre processos organizacionais, favorecendo o seu aprimoramento.
Área de conhecimento: Gestão
Situação: em andamento
Líder: Prof. Dr. Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Pesquisador(a): Nathália Couto de Freitas – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

2019 –2019

A Importância da Gestão Escolar na Motivação dos Docentes

Analisar a Qualidade de Vida no Trabalho de Docentes de Cidades do Estado de Minas Gerais.
Área de conhecimento: Educação
Situação: Concluída
Líder: Prof. Fábio Correa (Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ)
Pesquisador: Robson Fernandes Chassim Ferreira
Instituição parceira: Apae de Piranga – MG

2020 – atual

Saúde bucal de indivíduos com Síndrome de Down

Este estudo objetiva comparar a influência de fatores biopsicossociais sobre a saúde bucal de indivíduos com Síndrome de Down (SD) e sem SD. Será desenvolvido uma pesquisa observacional transversal, pareada, com indivíduos com SD e sem SD, a partir de cinco anos de idade, e os pais/responsáveis. Serão convidados a participar da pesquisa os pacientes com SD atendidos na Faculdade de Odontologia da UFMG, em Belo Horizonte, e os respectivos pais/responsáveis. Também serão convidados pais/responsáveis e alunos com SD matriculados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) dos municípios Nova Serrana e Pará de Minas. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG. A coleta de dados será realizada por meio de exame bucal dos participantes com SD e sem SD. Os pais/responsáveis deverão responder um questionário com questões socioeconômicas, individuais e comportamentais sobre o filho (a). Além disso, responderão um instrumento que mensura a resiliência dos pais/responsáveis, um instrumento que mede a autoeficácia dos pais/responsáveis e dois instrumentos que mensuram o impacto de condições bucais na QVRSB dos indivíduos com SD e sem SD e familiares. Durante o exame clínico da cavidade bucal dos indivíduos com SD e sem SD serão investigadas as seguintes condições: avaliação periodontal, cárie dentária, anomalias dentárias e má oclusão. O exame clínico será realizado por dois pesquisadores, que serão calibrados por meio de treinamento teórico e calibração prática. Será realizado um estudo piloto previamente ao estudo principal. Os dados serão analisados por meio das análises univariada, bivariada e multivariada.
Área de conhecimento: Saúde (Periodontia / Saúde Coletiva)
Situação: em andamento
Líderes de Pesquisa: Profa. Dra. Ana Cristina Borges de Oliveira (FO-UFMG), Prof. Dr. Lucas Guimarães Abreu (FO-UFMG), Prof. Dr. Luís Otávio Miranda Cota (FO-UFMG)
Pesquisadores: Ma. Julya Ribeiro Campos (aluna de doutorado da FO-UFMG), Dra.Tahyná Duda Deps Almeida (aluna de pós-doutorado da FO-UFMG), Enio Cássio Barreto Soares (aluno de mestrado da FO-UFMG)
Instituição parceira: Faculdade de Odontologia da UFMG /APAE Pará de Minas/APAE Nova Serrana

2019 – atual

Adaptação Transcultural e Propriedades de Medida do Stroke Upper Limb Capacity Scale (Sulcs-Brasil): Uma Medida de Capacidade Manual para Indivíduos com Hemiparesia

Projeto de pesquisa do Mestrado em Estudos da Ocupação
Área de conhecimento: Saúde
Situação: em andamento
Líder: Prof. Dra. Iza De Faria-Fortini (UFMG)
Pesquisador: Gabriela dos Santos Bretas Assunção- Mestranda pela UFMG
Instituição parceira: CER II- Itabirito e Ambulatório Bias Fortes

Promove o debate sobre as relações sociais das PcDIM no que se refere à interação com suas famílias e demais pessoas de seus contextos sociais.

2017 – 2019

Capital social e população com deficiência no Estado de Minas Gerais

O presente estudo pretende oferecer um conjunto de análises que permitam entender melhor qual é o panorama das organizações que lutam pela inclusão e reconhecimento das pessoas com deficiência no Estado de Minas Gerais, em relação da defesa pela ampliação de seus direitos fundamentais e da cidadania. Neste sentido, a pesquisa foca sua atenção em aprofundar na compreensão do universo dessas pessoas tradicionalmente invisíveis e que hoje em dia estão ganhando notoriedade.
Área de conhecimento: Organização da Sociedade Civil
Situação: Concluída
Líder: Prof. Dr. Silvio Salej (UFMG)
Pesquisadora: Maria Angel Orjuela (UFMG)
Instituição parceira: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2020 – atual

Adaptação transcultural para o português brasileiro, evidências de validade e estimativa de fidedignidade da Diagnostic Adaptive Behavior Scale (DABS)

A pesquisa será apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como requisito parcial para a obtenção do grau de Doutor em Psicologia. É vinculada ao Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP) e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A tese será desenvolvida através de uma parceria entre o GEAPAP e a American Associationon Intellectualand Developmental Disabilities (AAIDD).
A tese se dedica ao estudo de um instrumento de propriedade da AAIDD: a Diagnostic Adaptive Behavior Scale (DABS). Normatizada em uma amostra representativa de norte-americanos entre 4 a 21 anos de idade, a DABS é uma medida padronizada que fornece informações confiáveis e válidas sobre limitações significativas em Comportamento Adaptativo (CA). Essas informações são essenciais para o diagnóstico da Deficiência Intelectual (DI) e auxiliam o planejamento de apoios necessários.
A realização da proposta tese se justifica pelo papel essencial do exame das habilidades adaptativas para diagnóstico, classificação de gravidade, planejamento de intervenções e avaliação da evolução clínica da DI; pela demanda de pesquisas nacionais sobre verificação de propriedades psicométricas de medidas de CA e pela ausência de instrumentos padronizados para a população brasileira que meçam o construto. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir para o diagnóstico da DI e para a produção de pesquisas sobre CA no Brasil.
 Área de conhecimento: Saúde.
Situação: Em andamento.
Líder: Prof. Dra. Denise Ruschel Bandeira – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Pesquisadora: Ma. Sílvia Cristina Marceliano Hallberg – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Financiamento: Apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).


2018 – Atual

Observação de bebês irmãos de crianças com Autismo em uma Apae em Minas Gerais

O objetivo da pesquisa é observar através do protocolo PREAUT Brasil, bebês a partir de 4 meses irmãos de autistas já diagnosticados que frequentam a Apae com a finalidade de possibilitar a intervenção clínica imediata e oportuna às famílias afetadas.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Ma. Rita Helena Rezek Nassar (Univás)
Pesquisadora: Prof. Ma. Rita Helena Rezek Nassar (Univás)
Integrante: Thiago Brandão Soares (Apae Santa Rita do Sapucaí)

2018 – Atual

Desempenho Ocupacional de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na Escola Especial e Regular

Essa pesquisa objetiva analisar o desempenho ocupacional de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, a partir da percepção de professores da Escola Comum e Especial.
Área de conhecimento: Educação
Situação: Em andamento
Líderes: Prof. Ma. Fabiana Silva Zuttin Cavalcante (IEP-MG) e Prof. Dr. Alessandro Moreira (UNIS)
Pesquisadora: Thaís Cristina Noronha (Apae Pará de Minas)
Instituição parceira: Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Pará de Minas/MG

2018 –2020

Sinais de Risco de Autismo em Bebês com Síndrome de Down

Esta Pesquisa é parte do Programa de Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolvido por Natália Lisce Fioravante Diniz, orientado pela Prof. Dra. Eugênia Ribeiro Valadares, e coorientado pela Prof. Dra. Érika Parlato Oliveira. Seu objetivo é investigar sinais PREAUT em bebês com alterações motoras e/ou sindrômicas e correlacioná-los com achados existentes na literatura de bebês típicos.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Concluída
Líderes: Prof. Dra. Eugênia Ribeiro Valadares (UFMG) e Prof. Dra. Érika Parlato Oliveira (UFMG)
Pesquisadora: Prof. Ma. Natália Lisce Fioravante Diniz (IEP-MG/UFMG)
Integrantes: Ana Luiza Mourão (Apae Belo Horizonte), Jeyverson Mendes (Apae Belo Horizonte), Maria Eugênia Aguiar (Apae Belo Horizonte), Patrícia Leitão (Apae Pará de Minas), Bárbara Rezende (Apae Itaúna), Tatiana Guimarães (Apae Itaúna), Dayane Caixeta (Apae Patrocínio), Salete Antunes (Apae Juiz de Fora), Ana Caetana Costa (Apae Paracatu), Luana Avelar (Apae Teófilo Otoni), Claudia Aguiar (Apae Janaúba), Fabiane do Carmo (Apae Montes Claros), Manoella Peixoto (Apae Uberaba), Silvânia Rodrigues (Apae Uberlândia), Danielle Silva (Apae Ipatinga), Ludmila Tanure (Apae Araçuaí), Graziella Gusmão (Apae Araçuaí), Gabriela Silva (Apae Itabirito), Danieli Nogueira (Apae Lambari), Maria Christina de Souza (Apae Caxambu), Iris Ferreira (Apae São Lourenço), Ursula Reis (Apae Além Paraíba), Juliane Domingos (Apae Viçosa), Renata Ramos (Apae Tupaciguara), Keli Martins (Apae Poços de Caldas), Christiane de Deus (Apae Patos de Minas), Jussara Souza (Apae Morada Nova), Natália Braga (Apae Pedro Leopoldo), Isabela Andrade (Apae Três Pontas), Adriana Lucca (Apae Ubá), Kaycienne Oliveira (Apae Ubá/Tocantins), Kelly Sales (Apae Januária), Daniela Bezerra (Apae Barbacena), Josileny Toledo (Apae Rio Pomba), Kely Benevenuto (Apae Piraúba), Jaqueline Marques (Apae Tocantins), Michelle Santos (Apae Tocantins), France Leandro (Apae Itabira), Grace Martins (Lagoa Formosa), Suelen Bahia (Apae Sete Lagoas), Ana Claudia Braga (Apae Varginha).
Go to Top