A APAE Consultoria é uma unidade responsável pelo repasse e pela aplicação do conhecimento gerado e acumulado no instituto para a Rede Mineira das Apaes. Além disso, auxilia as Apaes e outras organizações da sociedade civil a desenvolverem projetos nas áreas de saúde, trabalho, educação e assistência social voltadas para a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, bem como na gestão de organizações do 3º setor. Esta unidade oferta apoio à Rede das Apaes por meio de duas propostas: a consultoria e assessoria além do SIGA.

Consultoria é o atendimento às Apaes a partir de solicitação por meio de ofício assinado pelo presidente da Apae, com o objetivo de realizar um diagnóstico institucional seguido de acompanhamento técnico aprofundado para estruturação ou aprimoramento nas áreas de saúde, assistência social, educação e gestão.

Assessoria é o atendimento às Apaes por meio dos canais de comunicação (e-mail, telefone), com o objetivo de orientar sobre demandas técnicas pontuais, que não exijam maior aprofundamento técnico.
Sistema Integrado de Gestão da APAEs.

O Programa SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Apaes) é um tipo de assessoramento prático que visa promover o intercâmbio de boas práticas de gestão entre as Apaes, por meio de treinamento em serviço. Esse treinamento é realizado por Apaes que tem serviços de referência e relevância validados pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa, nas áreas de Assistência Social, Educação, Gestão, Saúde, Trabalho.

CONHEÇA NOSSOS CONSULTORES

Consultores Técnicos Regionais

O objetivo do trabalho do Consultor(a) Regional é oferecer apoio técnico às Apaes de sua respectiva regional nas ações de atendimento à pessoa com deficiência intelectual, capacitando, diagnosticando e implementando programas ou ações concretas na organização de serviços e no cumprimento de sua missão. Ele(a) orienta as Apaes de acordo com as diretrizes da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e o Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa, além de apoiar o Conselheiro Regional, subsidiando as tomadas de decisão com dados técnicos.

LISTA DE CONSULTORES

Consultores Estaduais

Os Consultores Estaduais tem por atribuição o papel de criar as diretrizes técnicas que serão seguidas pelas Apaes mineiras nas áreas de Assistência Social, Educação Especial, Saúde e Gestão, assim como capacitar, assessorar e prestar consultoria especializada nas Apaes de Minas Gerais. Também orientam e acompanham o trabalho dos Consultores Regionais, promovendo a regionalização das ações técnicas da rede.

LISTA DE CONSULTORES

Regionais

Romilda Maria da Silva Oliveira
[email protected]
Cleidemar Prado do Nascimento Palhares
[email protected]
Rafaela Franciane Tranqueira
[email protected]
Mayra de Queyroz Camilo
[email protected]
Rosiane Cristina de Freitas Ferreira
[email protected]
Denise de Oliveira Reis Gomes
[email protected]
Lourdes Borges Modesto Dias
[email protected]
Mariana Fioravante Barbosa
[email protected]
Maria Celeste de Paulo
[email protected]
Ana Célia Silva Soares Barbosa
[email protected]
Adriana Xavier Monteiro dos Santos
[email protected]
Luarah Thainá Mota Macêdo
[email protected]
Luíza Simão Lopes Fernandez
[email protected]
Eliete Veloso Silva e Oliveira
[email protected]
Nilton Raffael Pires Murca
[email protected]
Rosemary Aparecida Barbosa Melo
[email protected]
Tamara Guimarães Pereira
[email protected]
Mary Lucy Delorenzo Nardi
[email protected]
Francini Gonçalves
[email protected]
Sem consultor técnico
[email protected]
Maristela Feldner Barros Cunha
[email protected]
Elisa Nogueira de Menezes
[email protected]
Maria Marli Martins Belchior
[email protected]
Eliane do Amparo Dias Braga
[email protected]
Sem consultor técnico
[email protected]
Geralda Betânia Barroso
[email protected]
Maria da Conceição Soares de Freitas
[email protected]
Edivânia Batista Carlos Rodrigues
[email protected]
Lívia Luz de Oliveira
[email protected]
Anderson Marinho de Souza
[email protected]

Estaduais

Bruna Caroline Morato Israel

Mestranda em Educação – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Inspeção e Supervisão Escolar com graduação em Pedagogia. Formação complementar em Educação Especial Inclusiva, Deficiência Intelectual e Tecnologia Assistiva. Atualmente é conselheira no Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG); Membro da Câmara de Ensino Fundamental do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais; Integrante do grupo de pesquisa LaPPEEI (Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, com mais de 15 anos de atuação na área.

Maria Juanita Godinho Pimenta

Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais pela Universidade Grande Rio (Rio de Janeiro) e graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Trabalhou na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Governo de Minas Gerais, de 1999 a 2014, tendo sido Subsecretária de Estado de Assistência Social e de Direitos Humanos, além disso foi presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/MG). Sua área de atuação na consultoria é na organização de serviços de assistência social para as pessoas com deficiência intelectual.

Marli Helena Duarte Silva

Especialista em Educação Inclusiva e Psicopedagogia e graduada em Pedagogia. Foi diretora da APAE de São Gotardo – MG. Atuou como Gerente do Serviço de Assistência Social da APAE de Pará de Minas 2014/2015 e como Consultora Técnica da Rede Mineira das Apaes desde 2001. Sua área de atuação na consultoria é na Inclusão da pessoa com deficiência Intelectual no Mercado de Trabalho, Trabalho Social com Família e Autodefensoria.

Natália Lisce Fioravante Diniz

Especialista em Ciências Fonoaudiológicas e Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formação complementar: Curso Básico Neuroevolutivo Infantil- Conceito Bobath; Curso de Extensão em paralisia Cerebral; Curso básico do método PECS (Picture Exchange Communication System) e Treinamento Básico do PediaSuit Protocol TM e Terapia Intensiva em Gaiola. Atuou como fonoaudióloga na APAE de Belo de Horizonte e no Hospital das Clinicas no acompanhamento do neonato de risco. Sua área de atuação na consultoria é na organização de serviços de saúde.

Maria Tereza Feldner

Especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Advogada graduada pelo Centro Universitário do Triângulo. Procuradora Jurídica da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais. Sua área de atuação na consultoria é a organização jurídico-administrativa das organizações da sociedade civil.

Milton Gontijo

Consultor em finanças e Recursos Humanos. Contador e Administrador Graduado pela Fundação Universidade do Tocantins. Um dos fundadores e ex-presidente da Associação Comercial e Industrial e CDL de Arinos/MG, participou da fundação e foi presidente da ADESA – Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Arinos/MG. Fundador e ex-presidente da APAE de Arinos. Atualmente, é Gestor Administrativo-Financeiro da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e Conselheiro Fiscal da Apae Belo Horizonte.

Publicações

Documentos

CUIDADO & AUTOCUIDADO
os pressupostos da ambiência de vivências do Centro-Dia para pessoa com deficiência. – Pertence ao acervo: IEP – MG / IEP Darci Barbosa


ESCOLA DE FAMÍLIA
Metodologia de trabalho social com famílias da Rede Mineira das Apaes – Pertence ao acervo: IEP – MG / IEP Darci Barbosa


GUIA PRÁTICO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Pertence ao acervo: IEP – MG / IEP Darci Barbosa


INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E
educação especial no espaço da escola especial – Pertence ao acervo: IEP – MG / IEP Darci Barbosa


LINGUAGENS ALTERNATIVAS
trabalhando o corpo da pessoa com deficiência intelectual e múltipla por meio da arte e da educação física – Pertence ao acervo: IEP – MG / IEP Darci Barbosa


METODOLOGIA DE TRABALHO PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO & A
Pertence ao acervo: IEP – MG / IEP Darci Barbosa


NOVA ESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MINEIRA
Pertence ao acervo: IEP – MG / IEP Darci Barbosa


ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NAS APAES MINEIRAS
Pertence ao acervo: IEP – MG / IEP Darci Barbosa


PLANO DE RETORNO AO TRABALHO PRESENCIAL
Pertence ao acervo: IEP – MG / IEP Darci Barbosa


REDE MINEIRA DAS APAES
um retrato em preto e branco – Pertence ao acervo: IEP – MG / IEP Darci Barbosa


REDE MINEIRA DAS APAES
um retrato em preto e branco Volume II- Pertence ao acervo: IEP – MG / IEP Darci Barbosa


REDE MINEIRA DAS APAES
um retrato em preto e branco Volume II – Pertence ao acervo: IEP – MG / IEP Darci Barbosa


Eixo Referencial de Atuação


Gestão de suprimentos


Gestão com Pessoas


PROPOSTA DE CONSULTORIA COLABORATIVA EM INCLUSÃO ESCOLAR


EDUCAÇÃO & APRENDIZAGEMPDO – Plano Diário e Oficina – Exemplo de planejamento de encontro
ao longo da vida para a pessoa com deficiência intelectual


Prontuário de Assistência Social


Plano de Trabalho Centro Dia


Plano de Desenvolvimento do Usuário-PDU


PLANO DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR- PAF


PLANO DIÁRIO DE OFICINA – PDO


GRADE DE ATIVIDADES DIÁRIAS CENTRO DIA


Cartilha Autodefensoria – Programa de Autogestão, Autodefesa e Família das APAES de Minas Gerais – Volume I


Cartilha de Participação Social – Versão Online