A APAE Consultoria é uma unidade responsável pelo repasse e pela aplicação do conhecimento gerado e acumulado no instituto para a Rede Mineira das Apaes. Além disso, auxilia as Apaes e outras organizações da sociedade civil a desenvolverem projetos nas áreas de saúde, trabalho, educação e assistência social voltadas para a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, bem como na gestão de organizações do 3º setor. Esta unidade oferta apoio à Rede das Apaes por meio de duas propostas: a consultoria e assessoria além do SIGA.

Consultoria é o atendimento às Apaes a partir de solicitação por meio de ofício assinado pelo presidente da Apae, com o objetivo de realizar um diagnóstico institucional seguido de acompanhamento técnico aprofundado para estruturação ou aprimoramento nas áreas de saúde, assistência social, educação e gestão.

Assessoria é o atendimento às Apaes por meio dos canais de comunicação (e-mail, telefone), com o objetivo de orientar sobre demandas técnicas pontuais, que não exijam maior aprofundamento técnico.
Sistema Integrado de Gestão da APAEs.

O Programa SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Apaes) é um tipo de assessoramento prático que visa promover o intercâmbio de boas práticas de gestão entre as Apaes, por meio de treinamento em serviço. Esse treinamento é realizado por Apaes que tem serviços de referência e relevância validados pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa, nas áreas de Assistência Social, Educação, Gestão, Saúde, Trabalho.

CONHEÇA NOSSOS CONSULTORES

Consultores Técnicos Regionais

O objetivo do trabalho do Consultor(a) Regional é oferecer apoio técnico às Apaes de sua respectiva regional nas ações de atendimento à pessoa com deficiência intelectual, capacitando, diagnosticando e implementando programas ou ações concretas na organização de serviços e no cumprimento de sua missão. Ele(a) orienta as Apaes de acordo com as diretrizes da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e o Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa, além de apoiar o Conselheiro Regional, subsidiando as tomadas de decisão com dados técnicos.

LISTA DE CONSULTORES

Consultores Estaduais

Os Consultores Estaduais tem por atribuição o papel de criar as diretrizes técnicas que serão seguidas pelas Apaes mineiras nas áreas de Assistência Social, Educação Especial, Saúde e Gestão, assim como capacitar, assessorar e prestar consultoria especializada nas Apaes de Minas Gerais. Também orientam e acompanham o trabalho dos Consultores Regionais, promovendo a regionalização das ações técnicas da rede.

LISTA DE CONSULTORES

Regionais

Romilda Maria da Silva Oliveira
[email protected]
Cleidemar Prado do Nascimento Palhares
[email protected]
Rafaela Franciane Tranqueira
[email protected]
Mayra de Queyroz Camilo
[email protected]
Rosiane Cristina de Freitas Ferreira
[email protected]
Denise de Oliveira Reis Gomes
[email protected]
Lourdes Borges Modesto Dias
[email protected]
Mariana Fioravante Barbosa
[email protected]
Maria Celeste de Paulo
[email protected]
Ana Célia Silva Soares Barbosa
[email protected]
Adriana Xavier Monteiro dos Santos
[email protected]
Luarah Thainá Mota Macêdo
[email protected]
Luíza Simão Lopes Fernandez
[email protected]
Eliete Veloso Silva e Oliveira
[email protected]
Nilton Raffael Pires Murca
[email protected]
Rosemary Aparecida Barbosa Melo
[email protected]
Tamara Guimarães Pereira
[email protected]
Mary Lucy Delorenzo Nardi
[email protected]
Francini Gonçalves
[email protected]
Sem consultor técnico
[email protected]
Maristela Feldner Barros Cunha
[email protected]
Elisa Nogueira de Menezes
[email protected]
Maria Marli Martins Belchior
[email protected]
Eliane do Amparo Dias Braga
[email protected]
Sem consultor técnico
[email protected]
Geralda Betânia Barroso
[email protected]
Maria da Conceição Soares de Freitas
[email protected]
Edivânia Batista Carlos Rodrigues
[email protected]
Lívia Luz de Oliveira
[email protected]
Anderson Marinho de Souza
[email protected]

Estaduais

Bruna Caroline Morato Israel

Mestranda em Educação – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Inspeção e Supervisão Escolar com graduação em Pedagogia. Formação complementar em Educação Especial Inclusiva, Deficiência Intelectual e Tecnologia Assistiva. Atualmente é conselheira no Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG); Membro da Câmara de Ensino Fundamental do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais; Integrante do grupo de pesquisa LaPPEEI (Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, com mais de 15 anos de atuação na área.

Julio César Duarte Teixeira

Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais com habilitação em Cinema de Animação. Atuou como arte educador para pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Foi instrutor de Artes Visuais no Serviço Social do Comércio atuando nas áreas de cultura, educação infantil e assistência social. Atualmente, coordena a área de Linguagens Alternativas do IEP -MG.

Maria Juanita Godinho Pimenta

Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais pela Universidade Grande Rio (Rio de Janeiro) e graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Trabalhou na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Governo de Minas Gerais, de 1999 a 2014, tendo sido Subsecretária de Estado de Assistência Social e de Direitos Humanos, além disso foi presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/MG). Sua área de atuação na consultoria é na organização de serviços de assistência social para as pessoas com deficiência intelectual.

Marli Helena Duarte Silva

Especialista em Educação Inclusiva e Psicopedagogia e graduada em Pedagogia. Foi diretora da APAE de São Gotardo – MG. Atuou como Gerente do Serviço de Assistência Social da APAE de Pará de Minas 2014/2015 e como Consultora Técnica da Rede Mineira das Apaes desde 2001. Sua área de atuação na consultoria é na Inclusão da pessoa com deficiência Intelectual no Mercado de Trabalho, Trabalho Social com Família e Autodefensoria.

Natália Lisce Fioravante Diniz

Especialista em Ciências Fonoaudiológicas e Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formação complementar: Curso Básico Neuroevolutivo Infantil- Conceito Bobath; Curso de Extensão em paralisia Cerebral; Curso básico do método PECS (Picture Exchange Communication System) e Treinamento Básico do PediaSuit Protocol TM e Terapia Intensiva em Gaiola. Atuou como fonoaudióloga na APAE de Belo de Horizonte e no Hospital das Clinicas no acompanhamento do neonato de risco. Sua área de atuação na consultoria é na organização de serviços de saúde.

Maria Tereza Feldner

Especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Advogada graduada pelo Centro Universitário do Triângulo. Procuradora Jurídica da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais. Sua área de atuação na consultoria é a organização jurídico-administrativa das organizações da sociedade civil.

Maíra Calabria

Graduada em Administração pelo Centro Universitário UNA com habilitação em Comércio Exterior. Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos. Atuou como assessora executiva e facilitadora nas áreas de projetos corporativos, desenho de processos e educação internacional. Sua área de atuação na consultoria é em Gestão de Organizações da Sociedade Civil, Monitoramento de Dados e Gestão de Projetos.

Milton Gontijo

Consultor em finanças e Recursos Humanos. Contador e Administrador Graduado pela Fundação Universidade do Tocantins. Um dos fundadores e ex-presidente da Associação Comercial e Industrial e CDL de Arinos/MG, participou da fundação e foi presidente da ADESA – Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Arinos/MG. Fundador e ex-presidente da APAE de Arinos. Atualmente, é Gestor Administrativo-Financeiro da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e Conselheiro Fiscal da Apae Belo Horizonte.

Publicações