A Feapaes-MG, por meio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas (NIEP), realizou entre os dias 09 e 10 de março, o seminário de capacitação da pesquisa “Adaptação transcultural para o português brasileiro, evidências de validade e estimativa de fidedignidade da Diagnostic Adaptive Behavior Scale (DABS).

A pesquisa faz parte do programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e está sendo devolvida pela pesquisadora doutoranda Sílvia Cristina Marceliano Hallberg sob orientação da Profa. Dra. Denise Ruschel Bandeira. O objetivo da pesquisa é realizar a adaptação transcultural da DABS para o contexto brasileiro e examinar as evidências de validade e estimativa de fidedignidade dessa adaptação.

Representantes de Apaes mineiras participaram do evento, que contou com a presença do Superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG), Sérgio Sampaio, da Coordenadora do IEP-MG e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas (NIEP), Fabiana Zuttin, da coordenadora Técnica, Natália Fioravante Diniz e do Pesquisador do IEP-MG, Guilherme Campos.

É importante ressaltar que a DABS é um instrumento de diagnóstico e de propriedade da AAIDD que fornece informações confiáveis e válidas sobre as limitações significativas do comportamento adaptativo.

Conheça o NIEP

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas – NIEP é É um núcleo interdisciplinar que se organiza em grupos de pesquisa sobre diferentes temas acerca da pessoa com deficiência e busca ampliar o conhecimento científico a partir das práticas e pesquisas realizadas na Rede das Apaes de Minas Gerais.

O NIEP é composto pelos seguintes Grupos de Pesquisa:

GP Educa – Políticas, Processos e Práticas Educacionais Inclusivas da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

GP Rede De Cuidados – Habilitação E Reabilitação Multidimensional Da Pessoa Com Deficiência

GP Social – Trabalho Social com a Pessoa com DI e Múltipla e suas Famílias

GP OSC – Processos e Práticas das Organizações da Sociedade Civil.