Recentemente, o programa Valorizar, da Vale S/A, que acontece desde 2018, premiou 36 organizações não governamentais de suma importância para o município de Brumadinho. Dentre elas, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brumadinho recebeu o 1º lugar na categoria Assistência Comunitária, com a proposta da Escola de Formação de Autodefensores. Ao todo, foram 53 instituições inscritas em 8 categorias.

Segundo Lidiane Cristina da Costa, gerente administrativa da Apae, as instituições inscritas tiveram que passar por uma capacitação com a Plan Consultoria para elaborar o projeto. “Tivemos algumas oficinas explicativas sobre como elaborar um projeto. E essa capacitação nos ajudou bastante, pois tínhamos que fazer o projeto dentro da plataforma deles”, afirmou.

O projeto da Apae de Brumadinho foi inscrito com o foco no programa de Autodefendores, cujo objetivo é promover a defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e a sua inclusão na sociedade. “Escolhemos fazer o projeto voltado para o trabalho realizado com os autodefensores para defender os direitos e deveres de todos”, afirmou Lidiane.

Autodefensoria e Autogestão

O programa tem como finalidade proporcionar à pessoa com deficiência intelectual e múltipla apoios, sempre que necessários, para que ela possa alcançar sua autonomia e independência e também defender os seus direitos e de seus pares, perante a sociedade. No Brasil, o movimento denominado Autodefesa vem sendo organizado e fomentado pelo Movimento Apaeno desde 2001 e tem avançado ao longo do tempo.