As sociedades humanas, de acordo com Omote (2008), vem se tornando progressivamente inclusivas. Para compreender as conquistas da atualidade, é importante revisitar o passado e evitar o anacronismo. As classes especiais dos anos 1930 podem ser vistas como excludentes, se não levarmos em consideração aquele momento histórico. As escolas especiais ocuparam e ainda ocupam um importante papel no tratamento e educação das pessoas com deficiência, em várias localidades do Brasil.

A inclusão de alunos com deficiência foi um passo importante na conquista de direitos dessa população que durante muitos anos, estava à margem da sociedade. As conquistas de hoje foram possíveis a partir dos movimentos de familiares das pessoas com deficiência em um primeiro momento. A partir dos anos 1970, as pessoas com deficiência assumiram o protagonismo e os movimentos sociais se fortaleceram.

Esse livro viaja por diferentes fases da Educação Especial no estado de Minas Gerais, através das imagens que retratam esse percurso.

Acesse o livro: https://linktr.ee/lappeei