O Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG), braço da Feapaes-MG, iniciou o trabalho social com famílias, por meio do Coletivos de Famílias. O lançamento do Coletivo, aconteceu de forma virtual e contou com a presença de familiares das pessoas com deficiência, do presidente da Feapaes-MG, Jarbas Feldner de Barros, do Superintendente Voluntário da Feapaes-MG, Dr. Eduardo Barbosa, da consultora técnica do IEP-MG, Maria Juanita Godinho Pimenta e da Profª. Dra. Lúcia Afonso.

Os Coletivos de Famílias são grupos operativos de famílias de pessoas com deficiência intelectual, usuárias das Apaes, eleitas nos Fóruns regionais de Autogestão, Autodefesa e Família que visa refletir sobre a experiência da deficiência nas vivências e relações familiares, possibilitando novos saberes construídos ao longo do trabalho.

Os Coletivos foram organizados a partir dos resultados dos 13 Fóruns regionais de Autogestão, Autodefesa e Família realizados de março a junho de 2022, onde foram eleitas 130 famílias oriundas de 85 Apaes, de 26 Conselhos Regionais. Este grupo se reunirá mensalmente para realizar debates a cerca do trabalho.