Encontro de Famílias da ELV

Nesta semana, o Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG) finalizou o processo de acompanhamento e monitoramento da implantação do Programa de Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida (ELV), nas 25 APAEs mineiras. O programa ELV é uma proposta pioneira no cenário educacional brasileiro, cujo objetivo é possibilitar a escuta ativa dos alunos com deficiência intelectual com vistas a garantir sua transformação social por meio do desenvolvimento de habilidades que direcionam para a construção de caminhos para seus projetos de vidas e possibilite o acesso às diversas oportunidades de vivências e novas aprendizagens. Com a oferta do Programa ELV, como destaca a consultora técnica, Bruna Morato, foi possível evidenciar o protagonismo do sujeito com deficiência na construção do seu projeto de vida, por meio do desenvolvimento de novas perspectivas de aprendizagem com foco nos saberes informais e não formais. As APAEs que tenham interesse em implantar a ELV podem realizar o curso sobre a temática disponibilizado pelo IEP-MG.

Educação Inclusiva em MG

Nesta semana, os representantes do Conselho Estadual de Educação; Girlaine Oliveira, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação/MG; Zuleica Ávila, conselheira do Conselho Estadual de Educação/MG; Bruna Morato, consultora técnica do IEP-MG e conselheira do Conselho Estadual de Educação/MG; Paulo Leandro, assessor central de Inspeção Escolar da Secretaria Estadual de Educação/MG e conselheiro do Conselho Estadual de Educação/MG, se reuniram com Caroline Loureiro Goulart Teixeira, chefe de gabinete da Defensoria Pública-Geral; Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, coordenador Estadual de Promoção e Defesa das Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência da Defensoria Pública/MG e coordenador-geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas de Minas Gerais na Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) para discutir ações pela Educação Inclusiva em Minas Gerais. *fonte: Defensoria Pública de Minas Gerais.

ELV em foco!

A consultora técnica do IEP-MG, Bruna Morato também participou do 18º Congresso Científico da Fundação Hermínio Ometto, com a palestra sobre Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida na deficiência intelectual.