Project Description

  PERÍODO DE INSCRIÇÃO

O curso permanecerá em oferta contínua, podendo o (a) interessado (a) matricular-se a qualquer momento, de acordo com sua disponibilidade.

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  NÚMERO DE VAGAS

Vagas ilimitadas.

  CARGA HORÁRIA

O curso completo ficará disponível, para cada aluno(a), por um período de 60 dias, contados a partir da efetivação da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 20 horas.

  INVESTIMENTO

R$ 100,00 à vista ou em 2x (sem juros) de R$ 50,00.

Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos a partir de 5 alunos, entre em contato através do e-mail:[email protected]

O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.

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OBJETIVO GERAL

O curso objetiva proporcionar aos participantes conhecimentos e reflexões sobre as práticas e os recursos pedagógicos a serem empregados no desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual a partir da proposta do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

EMENTA

Dimensões contemporâneas sobre o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural. O planejamento individualizado e suas bases teóricas. A organização e o diálogo entre o conteúdo curricular e o Planejamento de Desenvolvimento Individual (PDI). A elaboração e a avaliação do PDI como estratégia para o desenvolvimento educacional, social e laboral.

METODOLOGIA

O curso será ofertado na modalidade autoinstrucional, podendo cada aluno (a) seguir seu próprio ritmo de estudos, dentro do prazo máximo de disponibilização individual: 30 (trinta) dias, contados a partir da formalização da matrícula. Todo o curso ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), customizado para o Instituto de Ensino e Pesquisa  Darci Barbosa (IEP-MG) e acessado pela internet.

O material didático será constituído por uma Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de páginas web construídas com base no Texto Básico de autoria de professores/conteudistas; vídeos ilustrativos, imagens, fotos, ilustrações, animações e outros objetos de aprendizagem.

As dúvidas e questões dos alunos(as) serão respondidas pelo Suporte de Conteúdo. As questões relativas ao uso do AVA serão resolvidas diretamente pelo Suporte Tecnológico.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

O(A) aluno(a) estudará o conteúdo e, considerando-se apto(a), se submeterá, no AVA, a uma Avaliação Final de Aprendizagem, constituída por questões de múltipla escolha e correção automática, no valor de 100 pontos. O(A) aluno(a) terá direito a 3(três) tentativas de acerto, devendo retomar o estudo do conteúdo antes de cada nova tentativa, para obter melhor resultado. Caso não obtenha êxito, nessa primeira etapa de avaliação, o(a) aluno(a) terá a oportunidade de realizar mais uma tentativa de acerto, no valor de 100(cem) pontos, a título de recuperação.

Em qualquer hipótese, prevalecerá a nota mais alta obtida.

Para ser considerado(a) aprovado(a) no curso, com direito a um certificado emitido pelo IEP -MG, o(a) aluno(a) deverá obter, no mínimo, 60% dos pontos distribuídos.

 

 

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Márcia Denise Pletsch
Doutora em Educação, mestre em Educação e especialista em Altas Habilidades, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordena o grupo de pesquisa Observatório de Educação Especial e inclusão educacional: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem (UFRRJ) e, por meio de convênio interinstitucional, entre a UFRRJ e a UERJ, lidera o grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais. Atualmente, coordena o Programa Observatório da Educação da CAPES, com projeto de pesquisa em rede na área de deficiência intelectual. Também coordena pesquisas financiadas pela FAPERJ, na área de deficiência múltipla. Autora do livro “Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual” e, em colaboração com Rosana Glat, do livro “Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais”, com quem também organizou o livro Estratégias Educacionais Diferenciadas para Alunos com Necessidades Especiais. Autora de mais de vinte artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

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UNIDADES DE ENSINO: 

1 – A formação de Conceitos no processo educacional

2 – O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

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1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Efetivada a matrícula, o (a) aluno (a) recebe um e-mail com as informações e instruções de acesso ao curso, bem como o usuário e a senha.