Project Description

  PERÍODO DE INSCRIÇÃO

O Curso de Atualização em Deficiência Intelectual: Concepção, Avaliação e Aprendizagem permanecerá em oferta contínua, podendo o (a) interessado (a) matricular-se a qualquer momento, de acordo com sua disponibilidade.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

  NÚMERO DE VAGAS

Vagas ilimitadas.

  CARGA HORÁRIA

O curso completo ficará disponível, para cada aluno(a), por um período de 150 dias, contados a partir da efetivação da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 150 horas.

  INVESTIMENTO

R$ 525,00 à vista ou em 5x (sem juros) de R$ 105,00.

Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos a partir de 5 alunos, entre em contato através do e-mail: [email protected]

O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

APRESENTAÇÃO

“Deficiência Intelectual: concepção, avaliação e aprendizagem” é um curso de atualização, oferecido na modalidade a distância pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG). Seu principal objetivo é formar profissionais da área da educação, da saúde e demais interessados, para atuar no processo educacional de pessoas com deficiência intelectual.

METODOLOGIA

O curso será ofertado na modalidade autoinstrucional, podendo cada aluno (a) seguir seu próprio ritmo de estudos, dentro do prazo máximo de disponibilização individual de 150 dias, a partir da formalização da matrícula. Todo o curso ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), customizado para o Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG) e acessado pela internet.

O material didático será constituído por uma Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de páginas web construídas com base no Texto Básico de autoria de professores/conteudistas; vídeos ilustrativos, imagens, fotos, ilustrações, animações e outros objetos de aprendizagem.

As dúvidas e questões dos alunos (as) serão respondidas pelo Suporte de Conteúdo. As questões relativas ao uso do AVA serão resolvidas diretamente pelo Suporte Tecnológico.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

O (A) aluno (a) estudará o conteúdo de cada curso (ou disciplina) e, considerando-se apto (a), se submeterá, no AVA, a uma Avaliação Final de Aprendizagem, constituída por questões de múltipla escolha e correção automática, no valor de 100 pontos. O (A) aluno (a) terá direito a 3 (três) tentativas de acerto, devendo retomar o estudo do conteúdo antes de nova tentativa, para obter melhor resultado. Em qualquer hipótese, prevalece a nota mais alta obtida.

Para ser considerado aprovado, com direito a um Certificado de Atualização, emitido pelo IEP -MG, o (a) aluno (a) deverá obter, no mínimo, 60% dos pontos distribuídos em cada curso, inclusive no Trabalho Final.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

Erenice Natália S. Carvalho
Psicóloga, fonoaudióloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pesquisadora nas áreas de educação especial e inclusiva, com publicações na área e participação em cursos e conferências para formação de profissionais nesse campo. Exerceu docência nos cursos de graduação em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e Administração, em instituições de ensino superior e em programas de pós-graduação, lato e stricto sensu em Psicologia. Professora e coordenadora da área de educação especial Da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, durante seis anos. Participou na formulação de políticas públicas nesse setor no DF e no Ministério da Educação. Consultora junto a entidades não-governamentais de atendimento a pessoas com deficiência. Integra o corpo de consultores da Universidade Coorporativa da Rede APAE, atuando como editora científica da Revista APAE Ciência.

Maryse Suplino
Doutora em Educação, Psicóloga, Professora, Doutora em Educação pela Universidade do Estado do RJ. Fundadora e diretora do Instituto Ann Sullivan. Tem experiência de cerca de vinte anos em investigação e no ensino na área do autismo e da deficiência intelectual, desenvolvendo consultorias, capacitações e apresentações, em diferentes partes do Brasil e no exterior. Autora de vários artigos e textos sobre deficiência intelectual e autismo, dentre os quais destacam-se os livros: Currículo Funcional Natural: Guia prático para a educação na área de autismo e deficiência intelectual. 3a. ed. Brasília: CORDE-, 2009; Vivências Inclusivas de alunos com autismo. Rio de Janeiro: Diferenças, 2009; Guto, um menino com autismo. Rio de Janeiro: Diferenças, 2009 e Ensinando pessoas com autismo e deficiência intelectual, de 2011.

Márcia Denise Pletsch
Doutora em Educação, mestre em Educação e especialista em Altas Habilidades, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordena o grupo de pesquisa Observatório de Educação Especial e inclusão educacional: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem (UFRRJ) e, por meio de convênio interinstitucional, entre a UFRRJ e a UERJ, lidera o grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais. Atualmente, coordena o Programa Observatório da Educação da CAPES, com projeto de pesquisa em rede na área de deficiência intelectual. Também coordena pesquisas financiadas pela FAPERJ, na área de deficiência múltipla. Autora do livro “Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual” e, em colaboração com Rosana Glat, do livro “Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais”, com quem também organizou o livro Estratégias Educacionais Diferenciadas para Alunos com Necessidades Especiais. Autora de mais de vinte artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

Leila Regina Nunes
Doutora em Educação, Professora Titular em Educação Especial do Programa de Pós Graduação em Educação e da Faculdade de Educação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Psicologia e Formação de Psicólogo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970); Mestre em Special Education, na George Peabody College, USA (1977) e Doutora (Ph D) em Special Education – Vanderbilt University (1985). Exerceu a docência na Universidade Federal de S. Carlos e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É bolsista do Programa Prociência da UERJ, de produtividade em pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ. Tem experiência em Educação e Psicologia, atuando em áreas como: desenvolvimento humano, linguagem e comunicação, interação social, comunicação alternativa, educação de pessoas com deficiência e metodologia experimental de pesquisa. Coordena o Laboratório de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, da Faculdade de Educação da UERJ. É sócia da International Society for Augmentative and Alternative Communication e sócia emérita da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Coordenou mais de 15 projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES, FAPESP e FAPERJ e orientou cerca de 50 teses e dissertações. É revisora de periódicos qualificados e autora de vários trabalhos científicos publicados em periódicos qualificados e em diversos livros. Foi organizadora dos seguintes livros: Pesquisa em Educação Especial na Pós-Graduação, Coletâneas da ANPEPP: Prevenção e Intervenção em Educação Especial, Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidades educacionais especiais, Um retrato da comunicação alternativa no Brasil: Relatos de pesquisas e experiências, Comunicar é Preciso: em busca das melhores práticas na educação do aluno com deficiência, Compartilhando experiências: Ampliando a comunicação alternativa, Ensaios sobre autismo e deficiência múltipla e Novas trilhas no modo de fazer pesquisa em Educação Especial.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PROFESSOR
Concepção e Avaliação de Deficiência Intelectual 30h Prof. Dra. Erenice Natália S. Carvalho
Práticas e Recursos Pedagógicos para Promover a Aprendizagem e o Desenvolvimento da Pessoa com DI 30h Prof. Dra. Márcia Denise Pletsch
Currículo Funcional Natural e Desenvolvimento da Autonomia e da Independência da Pessoa com DI 30h Prof. Dra. Maryse Suplino
O Uso de Tecnologias Assistivas no processo de Aprendizagem da Pessoa com DI 30h

Prof. Dra. Leila Regina Nunes

Trabalho Final 30h

Prof. Dra Márcia Denise Pletsch

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Confirmada a matrícula, o (a) aluno (a) receberá um e-mail com as informações e instruções para acesso ao curso, assim como o usuário de senha.