Project Description

  PERÍODO DE INSCRIÇÃO

O curso permanecerá em oferta contínua, podendo o(a) interessado(a) matricular-se a qualquer momento, de acordo com sua disponibilidade.

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  NÚMERO DE VAGAS

Vagas ilimitadas.

  CARGA HORÁRIA

O curso completo ficará disponível, para cada aluno(a), por um período de 60 dias, contados a partir da efetivação da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 30 horas.

  INVESTIMENTO

R$ 200,00 à vista ou em 4x (sem juros) de R$ 50,00.

Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos a partir de 5 alunos, entre em contato através do e-mail: secretariaacademica.iep@apaemg.org.br
O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.

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OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos profissionais da educação e demais interessados no tema a aquisição de conhecimentos teóricos e o acesso a reflexões sobre práticas pedagógicas baseadas no conceito de Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, direcionadas à formação de jovens e adultos com Deficiência Intelectual e Múltipla, nas fases de transição de seus ciclos de vida para que consigam definir seus Projetos de Vida.

METODOLOGIA

O curso será ofertado na modalidade autoinstrucional, podendo o (a) aluno (a) seguir seu próprio ritmo de estudos, dentro do prazo máximo de disponibilização individual: 60 (sessenta) dias, contados a partir da formalização da matrícula. Todo o curso ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), customizado para o Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG) e acessado pela Internet.O material didático será constituído por uma Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de páginas web construídas com base no Texto Básico de autoria de professores/conteudistas; vídeos ilustrativos, imagens, fotos, ilustrações, animações e outros objetos de aprendizagem. As dúvidas e questões dos alunos (as) serão respondidas pelo Suporte de Conteúdo. As questões relativas ao uso do AVA serão resolvidas diretamente pelo Suporte Tecnológico.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

O (A) aluno (a) estudará o conteúdo do curso e, considerando-se apto (a), se submeterá, no AVA, a uma Avaliação Final de Aprendizagem, constituída por questões de múltipla escolha e correção automática. O (A) aluno (a) terá direito a 3 (três) tentativas de acerto, devendo retomar o estudo do conteúdo, antes de cada nova tentativa, para obter melhor resultado. Caso não obtenha êxito, nessa primeira etapa de avaliação, o (a) aluno (a) terá a oportunidade de realizar mais uma tentativa de acerto. Em qualquer hipótese, prevalecerá a nota mais alta obtida. Para ser considerado(a) aprovado(a), com direito a um Certificado emitido pelo IEP-MG, o(a) aluno(a) deverá obter, no mínimo, 60 pontos distribuídos no curso.

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Prof. Eduardo Barbosa

Graduado em Medicina, com especialidade em Saúde Públi­ca e em Pediatria. Participa do Movimento das Apaes desde 1994. É Deputado Federal por 7 mandatos consecutivos. É Membro das seguintes Comissões: seguridade social, educa­ção, pessoa com deficiência, além de presidir a subcomissão de Educação Especial. É ouvidor da Câmara dos Deputados.

Profª Ma. Fabiana Silva Zuttin Cavalcante

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especia­lista em Terapia Ocupacional aplicada a Neurologia (Unisalesianos) e em Planejamento, Implementação, Ges­tão em EAD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Pedagogia (UNIP) e em Terapia Ocupacional (UFSCar). Atualmente é Coordenadora da Unidade de Ensino e Pesquisa do Instituto Darci Barbosa (IEP-MG).

Profª Dra. Maristela Ferro Nepomuceno

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ. Mestre em Psicologia pela UFSJ e Doutora em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FAE/UFMG). Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia (Universidade Única – Ipatinga). Realizou o Pós-Doutorado em Psicologia na UFSJ. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho – NACE (UFSJ).

Profª Júlia Campolina Fioravante Barbosa

Graduada em Pedagogia e em Educação Especial, Pós-graduada em Supervisão, Orientação e Gestão escolar; Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla. Supervisora no Projeto Piloto de Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida na APAE de Pará de Minas e Belo Horizonte.

 Profª Luciane Maria da Silva Graduada em Geografia, com Magistério Superior em Educação Especial. Pós Graduada em Geografia, Psicopedagogia e em Educação Especial e Inclusiva. Graduanda em Pedagogia com Ênfase em Educação Especial. Formação Continuada em Educação Especial. Professora regente, há 27 anos na Escola de Educação Especial da APAE de Pará de Minas. Professora colaboradora, no Projeto Piloto de Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida na APAE de Pará de Minas.

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UNIDADES CARGA HORÁRIA PROFESSOR(ES)
Aspectos conceituais, históricos e legais da Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida 05h Prof.Eduardo Barbosa e Profª Ma.Fabiana Silva Zuttin Cavalcante
Concepção da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla baseada no Modelo Social da Deficiência 10h Profª Dra Maristela Nepomuceno
Pressupostos Teóricos da Metodologia de Reconhecimento de Saberes 05h Profª Ma. Fabiana Silva Zuttin Cavalcante
Possibilidades e Práticas Pedagógicas centradas nos Projetos de Vida da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 10h

Profª Júlia Campolina e Profª Luciane Silva

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1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Efetivada a matrícula, o (a) aluno (a) recebe um e-mail com as informações e instruções de acesso ao curso, bem como o usuário e a senha.