Project Description

  PERÍODO DE INSCRIÇÃO

O curso permanecerá em oferta contínua, podendo o (a) interessado (a) matricular-se a qualquer momento, de acordo com sua disponibilidade.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

  NÚMERO DE VAGAS

Vagas ilimitadas.

  CARGA HORÁRIA

O curso completo ficará disponível, para cada aluno(a), por um período de 60 dias, contados a partir da efetivação da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 20 horas.

  INVESTIMENTO

R$ 100,00 à vista ou em 2x (sem juros) de R$ 50,00.

O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

APRESENTAÇÃO

O curso Formação de Novos Dirigentes das Apaes é um curso de extensão, oferecido na modalidade a distância pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG). Seu principal objetivo é possibilitar aos candidatos a dirigentes de Apaes o conhecimento dos conceitos e princípios que embasam o Movimento Apaeano; discutir as funções gerenciais da administração na perspectiva da teoria de gestão social e das práticas de gestão das Apaes; apresentar os instrumentos jurídico-institucionais indispensáveis à gestão dessas organizações e conhecer a organização dos serviços para o atendimento da pessoa com deficiência nas Apaes de Minas Gerais.

O curso tem participação obrigatória para os candidatos aos cargos de Presidente, Vice-presidente, 1º e 2º Diretor Financeiro e 1º Secretário das APAES nas eleições de novembro de 2022.

METODOLOGIA

O curso será ofertado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), customizado para o IEP -MG, e acessado pela internet. O aluno irá acompanhar o curso por intermédio de computador, tablet ou celular conectado à Internet, com áudio habilitado, devendo ter, obrigatoriamente, uma conta de e-mail pessoal. O usuário e a senha de acesso serão enviados ao endereço eletrônico pessoal do aluno, assim que a matrícula estiver confirmada. O material didático será composto por Aulas Virtuais por unidade, constituídas por páginas web interativas, criadas a partir de videoaulas, textos e manuais preparados pelos professores conteudistas, com ilustrações, links e outros recursos de suporte à aprendizagem.

O curso é autoinstrucional. As dúvidas e questões dos alunos, postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, serão recebidas e respondidas pelo Suporte Tecnológico e Suporte de Conteúdo, em se tratando de dúvidas relativas aos temas propostos.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Para ter direito ao Certificado de Participação emitido pelo IEP -MG, documento indispensável para o registro de candidaturas nas eleições das Apaes mineiras, o(a) aluno(a) deverá participar integralmente do curso, acessando todos os ambientes, estudando todo o conteúdo disponibilizado.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

Eduardo Barbosa

Médico pediatra formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado em Saúde Pública. Atualmente, cumpre seu sétimo mandato como Deputado Federal, lutando pela garantia de políticas públicas para todos os grupos vulneráveis da sociedade, especialmente pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes. Membro das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, de Educação e membro da Comissão de Seguridade Social e Família, da qual é atualmente 2º Vice-Presidente. Foi presidente da Federação Nacional das Apaes por 04 (quatro) mandatos e da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais por 06 (seis) mandatos. Atualmente é Superintendente Voluntário da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, da qual também integra seu Conselho Consultivo.

Maria Tereza F. B. A. Cunha

Pós-graduada em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e em Gestão de Organizações Sociais pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Advogada graduada pelo Centro Universitário do Triângulo. Procuradora Jurídica da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais. Sua área de atuação na consultoria é a organização jurídico-administrativa das Organizações da Sociedade Civil.

Sérgio Sampaio Bezerra

Cientista Social graduado em Ciências Econômicas (UFPE) com especialização em Direito Internacional e Direitos Humanos(PUC-MG), mestrado em Administração (EBAPE/FGV), doutorado em Ciências Sociais (PUC/MG) e pós doutorado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho/BRAGA-PT. Possui experiência em Gestão Pública, tendo ocupado diversos cargos no Sistema Único de Saúde (SUS) nas esferas Municipal, Estadual e Federal, e em Gestão de Organizações da Sociedade Civil (OSC), onde também ocupou cargos no movimento apaeano nacional, estadual e municipal. Na área acadêmica, tem se dedicado a estudar a Gestão das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e a Gestão da Diversidade nas Organizações do Trabalho, e escreveu os livros: O Sentir do Trabalho para Pessoa com Deficiência Intelectual (Editora Fino Traço, 2017); Gestão de Pessoas com Deficiência Intelectual no Mercado Formal de Trabalho (Editora Fino Traço, 2018) e Traços e retratos de uma luta: eficácia e eficiência nas Apaes de Minas Gerais(Editora Fino Traço, 2021). Atualmente é Superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa(IEP/FEAPAES-MG).

Natália Lisce Fioravante Diniz

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (UFMG); especialista em Ciências Fonoaudiológicas e Graduada em Fonoaudiologia (UFMG). Atuou como fonoaudióloga na APAE de Belo de Horizonte e no Hospital das Clínicas da UFMG, no acompanhamento do neonato de risco. Atualmente é coordenadora da Unidade de Assessoria e Consultoria do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG).

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

Módulo I: Concepção e Filosofia do Movimento Apaeano
Prof.: Eduardo Barbosa

  • História e Estrutura do Movimento Apaeano
  • Missão da Apae
  • Áreas de Atuação das Apaes
  • Programas da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais
  • Espírito Associativo
  • Papel do Dirigente Apaeano
  • Direitos Humanos
  • Pessoa com Deficiência no Brasil – Base Legal
  • Qualidade de Vida da Pessoa com Deficiência

Módulo II: Obrigações Jurídicas das Apaes
Profa.: Maria Tereza F. B. A. Cunha

  • Conceito e Características da Apae
  • Organização Jurídica e Administrativa de uma Apae
  • Lei nº 13.019/2014
  • Responsabilidade dos Dirigentes
  • Processo Eleitoral das Apae

Módulo III: Gestão de Apae
Prof. Dr.: Sérgio Sampaio Bezerra

  • O que é uma Organização da Sociedade Civil – OSC?
  • A Apae é uma OSC?
  • Como gerenciar uma Organização da Sociedade Civil?
  • Como gerenciar uma Apae?
  • Funções de Planejamento e de Organização
  • Funções de Direção e de Controle

Módulo IV: Organização de serviço para o atendimento da pessoa com deficiência nas Apaes de Minas Gerais
Profa. Ma.: Natália Lisce Fioravante Diniz

  • Estrutura organizacional e modelo de trabalho.
  • Serviços ofertados pelas Apaes de Minas Gerais
  • O papel do Consultor Regional nos Conselhos Regionais

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do formulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o PagSeguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Confirmada a matrícula, o(a) aluno(a) receberá um e-mail com as informações e instruções para acesso ao curso, assim como o usuário e senha após o dia 15/08/2022.