Project Description

  PERÍODO DE INSCRIÇÃO

O curso permanecerá em oferta contínua, podendo o (a) interessado (a) matricular-se a qualquer momento, de acordo com sua disponibilidade.

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  NÚMERO DE VAGAS

Vagas ilimitadas.

  CARGA HORÁRIA

O curso completo ficará disponível, para cada aluno(a), por um período de 60 dias, contados a partir da efetivação da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 30 horas.

  INVESTIMENTO

R$ 200,00 à vista ou em 4x (sem juros) de R$ 50,00.

Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos a partir de 5 alunos, entre em contato através do e-mail:[email protected]

O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.

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OBJETIVO GERAL

Compreender os conceitos básicos acerca do marco legal da política das pessoas com deficiência, fundamentado na promoção dos direitos humanos, bem como, sobre gestão de políticas públicas e a relação com a gestão institucional, tendo como pano de fundo as ideias de sustentabilidade, acessibilidade e transversalidade como novos paradigmas modernos para entender os processos inclusivos da contemporaneidade e sua relação com a deficiência intelectual.

METODOLOGIA

O curso será ofertado na modalidade autoinstrucional, podendo cada aluno(a) seguir seu próprio ritmo de estudos, dentro do prazo máximo de disponibilização individual do curso 60 (sessenta) dias, contados a partir da efetivação da matrícula. Todo o curso ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), customizado para o Instituto de Ensino e Pesquisa IEP-MG e acessado pela Internet.

O material didático do curso será constituído pelo Plano de Ensino; o Texto Básico, de autoria do Professor/conteudista; videoaulas e material complementar indicado pelo Professor/conteudista; Exercício de Fixação e Atividades Avaliativas de Aprendizagem e Fórum de Conhecimento.

As dúvidas e questões dos(as) alunos(as) serão respondidas por intermédio do Fórum de Suporte de Conteúdo. As questões relativas ao uso do AVA serão resolvidas diretamente pelo chat do Suporte Tecnológico.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

O Sistema de Avaliação será composto por Exercício de Fixação e Atividades de Avaliação de Aprendizagem, ambos pontuados.

O(A) aluno(a) estudará o conteúdo da disciplina e se submeterá ao Exercício de Fixação, que tem por objetivo oferecer-lhe a possibilidade de aferir sua  aprendizagem, retomando os estudos, se for o caso. Esse Exercício será constituído por 5 (cinco) questões objetivas, de múltipla escolha. O(A) aluno(a) poderá fazer quantas tentativas forem necessárias, no sentido de verificar a sua aprendizagem. O(A) aluno(a) somente terá acesso à Atividade Avaliativa após fazer, no mínimo, uma tentativa de acerto do Exercício de Fixação.

Ultrapassada essa etapa, o(a) aluno(a) se submeterá à Atividade de Avaliação de Aprendizagem, constituída por 10 (dez) questões de múltipla escolha e correção automática, randomizadas por aluno(a) e por acesso, no valor total de 60 pontos. Cada aluno(a) terá direito a 3 (três) tentativas de acerto.

Para ser considerado aprovado no curso, o(a) aluno(a) deverá obter, no mínimo, 60 pontos do total de 100 pontos distribuídos.

Não conseguindo obter esse resultado na primeira etapa, o(a) aluno(a) terá direito a fazer mais 1(uma) tentativa de acerto da Atividade Avaliativa. Em qualquer hipótese, prevalecerá a nota mais alta obtida. Antes de realizar uma nova tentativa de acerto, o(a) aluno(a) deve sempre rever o conteúdo para obter melhores resultados.

O(A) aluno(a) aprovado(a) terá direito a Certificado emitido pelo IEP-MG.

 

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 Prof. Dr. Jorge Amaro de Souza Borges 

Doutor em Políticas Públicas (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS), Biólogo (IPA), Especialista em Educação Ambiental (SENAC/RS), Especialista em Audiodescrição (UFJF), Especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas (UNICAMP) e Técnico Agrícola (ETA). Quilombola de Mostardas (RS) e com título de cidadão Viamonense, tem experiência na área de Meio Ambiente, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sustentabilidade, cidadania, inclusão social, educação inclusiva, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência. Milita nos movimentos ambientalista, pela inclusão das pessoas com deficiência e movimento negro.

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Conteúdo programático:

  1. O que são Políticas Públicas?
  2. Antecedentes Históricos;
  3. Modelo Social x Modelo Médico;
  4. Pessoa com Deficiência: definição e perspectiva;
  5. Indicadores sobre Deficiência;
  6. Legislação, bases e conceitos;
  7. A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD);
  8. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI);
  9. Políticas Públicas Transversais;
  10. Relações Internacionais e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  11. Controle e Participação Social;
  12. Experiência Prática e Inclusão Social: diálogos necessários e deficiência intelectual;

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1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado. Dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para a entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Efetivada a matrícula, o (a) aluno (a) recebe um e-mail com as informações e instruções de acesso ao curso, bem como o usuário e a senha.