Área do Aluno

Transtornos do Espectro do Autismo (TEA): Uma Abordagem Multidisciplinar

Transtornos do Espectro do Autismo (TEA): Uma Abordagem Multidisciplinar 2020-05-25T10:57:51-03:00

Project Description

  PERÍODO DE INSCRIÇÃO

O Curso de Atualização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA): Uma abordagem Multidisciplinar  permanecerá em oferta contínua, podendo o (a) interessado (a) matricular-se a qualquer momento, de acordo com sua disponibilidade.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

  NÚMERO DE VAGAS

Vagas ilimitadas

  CARGA HORÁRIA

O curso completo ficará disponível, para cada aluno(a), por um período de 130 dias, contados a partir da efetivação da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 130 horas.

  INVESTIMENTO

R$ 455,00 à vista ou em 5x (sem juros) de R$ 91,00.

Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos a partir de 5 alunos, entre em contato através do e-mail: [email protected]

O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

APRESENTAÇÃO

É bastante significativo o número de crianças, jovens e adultos, que apresentam comportamentos característicos dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), em muitos casos associados a outras deficiências. Esse público precisa de um atendimento de qualidade, com vistas ao desenvolvimento de suas potencialidades, ao acesso aos apoios necessários, para a melhoria de sua capacidade funcional e a sua inclusão na sociedade. Envolver a família nesse atendimento, é condição essencial para a consecução desses objetivos.

Por outro lado, a qualidade no atendimento só poderá ser alcançada, a partir de uma abordagem multidisciplinar.

O objetivo do curso é apresentar os conceitos e as técnicas básicas acerca dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), oferecendo, aos profissionais que trabalham com bebês, crianças, jovens e adultos com esses transtornos, conhecimentos teóricos e experiências validadas de diagnóstico e de intervenção. Seu público-alvo são profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e demais interessados no trabalho com pessoas com TEA.

O curso é coordenado pelo Dr. Walter Camargos Jr., mestre em Ciências da Saúde (IPSEMG); especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência; Graduado em Medicina; autor e colaborador de livros e artigos científicos.

METODOLOGIA

O curso será ofertado de forma contínua, sem formação de turma. A Metodologia  acha-se estruturada de forma pragmática e simplificada, de modo a fornecer ferramentas práticas, para que os alunos alcancem a efetividade do ensino.

O curso será realizado em ambiente virtual interativo, acessado através da Internet, customizado para o Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG). O material didático será constituído por: Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de telas construídas com base nos Textos Básicos, de autoria dos professores/conteudistas, videoaula, vídeos ilustrativos, imagens, ilustrações e outros objetos de aprendizagem.

As interações entre alunos e tutor se darão no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), através do Fórum de Suporte de Conteúdos. Haverá um Fórum específico para as orientações e postagem final do Trabalho de Final de Curso.

O curso será ofertado de forma contínua, ficando disponível para cada aluno por 130 (cento e trinta) dias, contados a partir da efetivação da matrícula e equivalendo a uma carga horária de 130h.

 AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Haverá uma Atividade Avaliativa ao término do curso, constituída por questões de múltipla escolha e correção automática, a ser realizada no AVA, abrangendo o conteúdo de todas as disciplinas e um Trabalho Final, orientado e avaliado pelo tutor, nos seguintes valores:

  • Atividade Avaliativa: 100 pontos;
  • Trabalho de Final, no valor de 100 (cem) pontos,

Na Atividade Avaliativa, o aluno terá direito a 3 (três) tentativas de acerto, prevalecendo a maior nota obtida. O aluno deverá retomar os estudos, antes de cada tentativa, para obter melhor resultado.

Caso não consiga os pontos necessários para aprovação, nas 3 (três) primeiras tentativas, o aluno poderá submeter-se a mais uma tentativa de acerto, a título de recuperação.

No Trabalho Final, o(a) aluno(a) terá direito a duas revisões, antes da entrega para avaliação final. Não há recuperação no Trabalho Final.

Para ser considerado aprovado no curso, o aluno deverá obter, no mínimo, 60 (sessenta) pontos na Atividade Avaliativa e 60 (sessenta) pontos no Trabalho Final.

O aluno aprovado terá direto a um certificado de atualização, emitido pelo IEP-MG.

Clique aqui para mais informações.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

O conteúdo do curso foi preparado pelo Coordenador, Dr. Walter Camargos Jr. e por sua equipe, constituída pelos seguintes profissionais:

Walter Camargos Jr.: Mestre em Ciências da Saúde (IPSEMG); Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência; Graduado em Medicina; autor e colaborador de livros e artigos científicos. Endereço do Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758019T6

Aline Abreu e Andrade: Doutora e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFMG); Especialista em Terapia Comportamental (PUC Minas); Graduada em Psicologia (UFMG); Formação em Terapias Cognitivas (IMTC). Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1583604191898115

Ana Paula Ferreira Costa: Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFMG); Especialista em Integração Sensorial (Ayres Clinic – Universidade do Sul da Califórnia – USC – EUA); Especialista em Conceito Neuroevolutivo Bobath (BH/MG); Graduada em Terapia Ocupacional (UFMG). Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6464153524439323

Lara Mascarenhas Ribeiro de Paula: Graduada em Psicologia; Formação em Terapia Cognitiva Comportamental Infantil; Especialista em Intervenção Comportamental em Crianças com Desenvolvimento Atípico (em curso). Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7670310874046366

Lídia de Lima Prata Cruz: Mestre em Ciências da Saúde (IPSEMG); Graduada em Psicologia (FUMEC); Formação em Terapias Cognitivas (IMTC). Lattes: http://lattes.cnpq.br/099045015806738

Lucas GéoMestre em Neurociências (UFMG); Graduado em Psicologia (UFMG).

Manuela de Souza Alves Correia: Bacharel em Psicologia (FUMEC-2013); Formação em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em parceria com o CESDE-2014).

Natália Barbosa Chagas Brescia de Moura: Especialista em Linguagem, com enfoque nos distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e Atuação em âmbito educacional (CEFAC – Saúde e Educação); Bacharel em Fonoaudiologia (UFMG); cursando especialização em Transtorno do Espectro Autista (Child Behavior Institute-Miami).

Patrícia Reis Ferreira: Mestre em Ciências da Saúde (UFMG). Especialista em Linguagem (CFFa); Graduada em Fonoaudiologia (UFMG).

Stephanie Mariane Gonçalves da Silva: Graduada em Fonoaudiologia (UFMG); Especialista em Linguagem, com enfoque nos distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e Atuação em âmbito educacional (CEFAC – Saúde e Educação).

Vivianne Lima Campos Moura: Graduada em Psicologia (Unicentro Newton Paiva); Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental (HCFM/USP) e em Ensino Especial com Ênfase em Transtorno do Espectro Autista e Quadros Assemelhados (IBAC – em curso); Especialização em Terapia Comportamental (PUC-Minas – em curso).

Orientadora do Trabalho Final e Tutora:

Patrícia Batista Leitão: Psicóloga, Psicopedagoga, Especialista em Psicologia Clínica, Especialista em Ensino Estruturado para Pessoas com Autismo e pós-graduanda e Transtorno do Espectro do Autismo pela CBI of Miami. Coordenadora da Reabilitação Intelectual e Autismo do CER II da Apae de Pará de Minas.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Introdução ao Conceito de Transtornos do Espectro do Autismo 10h
Estratégias de intervenção de 0 a 3 anos 30h
Estratégias de intervenção de 4 a 7 anos 30h
Estratégias de intervenção de 8 a 12 anos 20h
Estratégias de intervenção de 13 a 18 anos 10h
Estratégias de Intervenção acima de 18 anos 10h
Trabalho Final 20h
Carga horária total 130h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Na data de início do curso, todos os alunos com matrículas habilitadas recebem um e-mail com as informações e instruções de acesso ao ambiente, bem como o usuário e senha.