Pensando em esclarecer algum as dúvidas sobre o apoio à pessoa com deficiência Intelectual (PCDI), a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa, realizou na tarde desta quarta-feira, 10/03, um encontro de capacitação com osestaduais e regionais.

E importante salientar que a (PCDI) deve ter autonomia para solicitar, quando e se necessário, apoio para lidar com determinadas situações no seu cotidiano e em se tratando dos autodefensores, isso não é diferente. Na ocasião, foram discutidas estratégias de apoio aos autodefensores no exercício do coletivo que ocorre mensalmente e em ambiente virtual.

O destaque do encontro ficou a cargo da efetiva participação do autodefensor Jimmy Hendrik Rodrigues Veloso, do conselho Norte I, que colaborou na exemplificação de construção de um plano de apoio, que orienta o trabalho a ser realizado com o au

todefensor. “Ouçam o autodefensor, tenham paciência com eles. O mais importante é respeitar a vontade do autodefensor”, diz Jimmy ao ser indagado durante a construção do plano.

O encontro aconteceu virtualmente e contou com a presença da coordenadora da unidade Apae Consultoria, Natália Fioravante Diniz, dos consultores técnicos Juanita Pimenta e Julio Cesar, membros do (IEP-MG).