A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) realizou nesta semana, por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG (IEP UNIAPAE-MG), o primeiro encontro do Grupo de Pesquisa sobre “Sinais de Risco de Autismo PREAUT em Bebês com Alterações Motoras e/ou Sindrômicas”. O encontro aconteceu nos dias 29 e 30 (quarta e quinta-feira), e contou com a presença de 40 profissionais da área da Saúde, de 38 Apaes entre as selecionadas para compor o grupo – sendo todas aquelas cadastradas como Centros Especializados em Reabilitação (CER) e uma amostra das entidades cadastradas como Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual (SERDI).

O encontro foi conduzido pela Prof. Dra. Érika Parlato-Oliveira, do Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG e Co-Coordenadora do PREAUT Brasil, e pela Psicóloga e Co-Coordenadora do PREAUT em Minas Gerais, Rosely Gazire Melgaço. Na programação, além da apresentação do PREAUT e da metodologia de aplicação do protocolo, foram abordados temas como: a emergência do psiquismo; sinais de sofrimento e as competências do bebê; os sinais de risco para autismo; a questão do diagnóstico e da detecção de risco; entre outros.

Esta Pesquisa é parte do Programa de Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolvido pela Coordenadora da Unidade Apae Consultoria do IEP UNIAPAE-MG, Natália Lisce Fioravante Diniz, orientado pela Prof. Dra. Débora Marques de Miranda, e coorientado pela Prof. Dra. Érika Parlato-Oliveira. Seu objetivo é investigar sinais PREAUT em bebês com alterações motoras e/ou sindrômicas e correlacioná-los com achados existentes na literatura de bebês típicos.

Para saber mais sobre a área de Ensino e Pesquisa do IEP UNIAPAE-MG, Coordenada pela Prof. Ma. Maria do Carmo Menicucci, acesse: http://www.uniapaemg.org.br/unidades/ensino-e-pesquisa/#grupos

Confira todas as fotos do encontro em: https://www.flickr.com/photos/feapaesmg/albums/72157699335627301

Prof. Dra. Érika Parlato-Oliveira fala aos presentes sobre o PREAUT.