Foi realizado ontem, 11, na sede da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) em Belo Horizonte, por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG (IEP UNIAPAE-MG),  o I Seminário sobre “Educação ao Longo da Vida para a Pessoa com Deficiência Intelectual”. O evento faz parte do Programa de Capacitação dos Consultores Técnicos Regionais das Apaes mineiras, e sua proposta foi discutir a Educação ao Longo da Vida (ELV) e os projetos-pilotos que estão sendo desenvolvidos nas Apaes de Pará de Minas e Belo Horizonte, bem como dialogar sobre a temática da deficiência intelectual.

Para tanto, o Seminário foi mediado pela Profª Dra. Erenice Natália Soares de Carvalho, que tem vasto conhecimento acerca da deficiência intelectual e proferiu aos 60 convidados a palestra “Deficiência Intelectual: Conhecer para Intervir”. O Superintendente Voluntário da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, e a Coordenadora de Ensino e Pesquisa do IEP UNIAPAE-MG, a Profª Ma. Maria do Carmo Menicucci, também mediaram o encontro fazendo uma interface com a Proposta do Projeto de Educação ao Longo da Vida.

Na segunda parte do Seminário, foi feita a apresentação de relatos dos Projetos nas Apaes de Tupaciguara e Poços de Caldas, e as profissionais envolvidas nos Projetos-Pilotos de Educação ao Longo da Vida nas Apaes de Belo Horizonte e Pará de Minas apresentaram seus desafios e progressos até o momento, sendo muito elogiadas pelos mediadores e demais presentes.

Além dos Consultores Regionais das Apaes mineiras e mediadores, participaram do I Seminário de Educação ao Longo da Vida para a Pessoa com Deficiência Intelectual o Presidente da Feapaes-MG, Prof. Jarbas Feldner de Barros, a equipe do IEP UNIAPAE-MG e Feapaes-MG, a Diretora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), Ana Regina de Carvalho, e a Analista da Educação da Diretoria de Educação Especial da SEE-MG, Maria Luiza Gomes Passos Vieira.

Clique aqui para conferir as fotos do Seminário.

 

Prof. Dra. Erenice Carvalho, e as responsáveis pela execução dos Projetos-Pilotos de ELV: Professoras Maria do Carmo Menicucci, Fabiana Cavalcante e Júlia Campolina.