Na última sexta-feira (10/12), foi realizado no Dayrell Hotel e Centro de Convenções, localizado em Belo Horizonte, o lançamento do livro “Traços e Retratos de Uma Luta – eficácia e eficiência nas Apaes de Minas Gerais”, de autoria do superintendente do IEP-MG, Sergio Sampaio.

A presente investigação de pós-doutoramento insere-se no debate acerca da gestão de organização da sociedade civil (OSC) e está voltada a compreender como eficácia e eficiência podem ser verificadas nesse tipo de organização. No estudo, além de um enquadramento teórico-conceitual que ancora a pesquisa, foram realizadas três fases de investigação, cada uma com duas etapas. Na primeira fase, foram realizadas entrevistas em grupo com os gestores das Apaes e observações foram feitas em todos os grupos estudados. A partir dos dados coletados, foram utilizados o aporte bibliográfico e a análise de conteúdo como suporte para o desenvolvimento da argumentação. Tendo isso em vista, foram analisadas as racionalidades que servem de base para as decisões dos gestores das Apaes. Os resultados apontaram que, quanto menor a APAE, maior a presença da racionalidade instrumental nas decisões dos gestores. Na segunda fase da investigação, foi enviado um questionário autoaplicado para uma amostra aleatória de 199 gestores de Apaes. A partir dos dados coletados, foram utilizadas as análises descritivas, de cluster e quartílica, bem como coeficiente de correlação e modelo de regressão para criar um modelo explicativo da eficácia e da eficiência nas Apaes mineiras. Os resultados apontaram para divisão quartílica das Apaes em oito clusters. Entretanto não foi possível chegar a um modelo explicativo quantitativo da eficácia e eficiência das Apaes. Essa impossibilidade explicativa levou à terceira fase da investigação, qualitativa, em que foram feitos estudos de caso único em cada cluster para caracterizar os oito clusters, para tanto, foram realizadas entrevistas em grupos com gestores e parceiros das Apaes elegidas. Os dados coletados foram confrontados com os dados das respostas ao questionário autoaplicado e dos relatórios técnicos disponíveis sobre as Apaes. A partir dessa triangulação de dados, foram utilizados a análise do discurso e o aporte teórico da análise sistêmica para o desenvolvimento da argumentação. Por fim, aponta-se que, apesar de uma grande homogeneidade existente entre as Apaes mineiras, elas apresentam diferenças que impactam a medida de eficácia e eficiência.

 

Cientista Social graduado em Ciências Econômicas (UFPE) com especialização em Direito Internacional e Direitos Humanos(PUC-MG), mestrado em Administração (EBAPE/FGV), doutorado em Ciências Sociais (PUC/MG) e pós-doutorado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho/BRAGA-PT. Possui experiência em Gestão Pública, tendo ocupado diversos cargos no Sistema Único de Saúde (SUS) nas esferas Municipal, Estadual e Federal, e em Gestão de Organizações da Sociedade Civil (OSC) onde, também, ocupou cargos no movimento apaeano nacional, estadual e municipal. Na área acadêmica, tem se dedicado a estudar a Gestão das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e a Gestão da Diversidade nas Organizações do Trabalho, e escreveu, além desse livro, os livros: O Sentir do Trabalho para Pessoa com Deficiência Intelectual (Editora Fino Traço, 2017) e Gestão de Pessoas com Deficiência Intelectual no Mercado Formal de Trabalho (Editora Fino Traço, 2018). Atualmente é Superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa(IEP/FEAPAES-MG).

 

Confira as fotos do lançamento.