“Mercado de trabalho e a vivência familiar pela ótica da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” foi o tema da live de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada hoje, pela Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, com a participação dos autodefensores – Jimy Hendrik Rodrigues, autodefensor regional representando os autodefensores da rede mineira das Apaes, Cleber Júnior autodefensor regional e membro do Conselho Municipal de Assistência Social de Frutal e Fábio Júnior, autodefensor regional e membro do Conselho Municipal da PcDIM de Itabira-MG.

Durante a Live, os convidados fizeram um breve relato sobre suas vivências e a importância de se acreditar nos sonhos. Cleber Júnior, destacou que o seu sonho era entrar no mercado de trabalho. “Apesar da dificuldade não podemos desistir. Eu tive um sonho, realizei e busco outros voos dentro da empresa, não quero ficar no mesmo cargo”, disse.Já em seu discurso, Fábio Júnior ressaltou a importância da família em acreditar no potencial da pessoa com deficiência. “É muito importante que a família credite no potencial da pessoa. O passarinho não deve ficar na gaiola, deve voar livremente”, disse Fábio, se referindo a autonomia da Pessoa com Deficiência.

A abertura dos espaços para a pessoa com deficiência proporciona uma verdadeira troca de experiências e uma perspectiva real do que ele vivencia. Portanto, a inclusão é o verdadeiro caminho de respeito e dignidade para essas pessoas.
No decorrer da semana, as redes sociais da Federação serão “invadidas” pelas pessoas com deficiência, que abordarão temas relacionados às suas vivências. E você está mais que convidado(a)! Participe, comente, compartilhe, interaja e acompanhe os perfis das Apaes.

Fique ligado e acompanhe as redes sociais das Apaes de Minas.

Confira como foi a live de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Acesse: