É Tempo de Transformar Conhecimento em Ação” foi o tema proposto pela Federação Nacional para as comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que acontece anualmente no período de 21 a 28 de agosto. O tema contou com ações da temática “Inclusão Digital e Participação Social na Pandemia” que e possibilitou uma reflexão sobre o acesso das pessoas com deficiência às tecnologias de interação social. O objetivo da temática escolhido este ano foi divulgar o conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.

O espaço nas redes sociais permite que cada pessoa manifeste sua maneira de pensar, agir, sentir, etc., e precisa ser garantido com equidade, ou seja, criando-se os suportes necessários para que a PcDIM possa acessar os mesmos espaços que todas as outras pessoas, independentemente de sua necessidade, ou não, de apoio para isso. Diante disso, as Apaes da rede mineira foram convidadas pela Federação Estadual a postarem em suas redes sociais relatos de PcDIMs sobre suas vivências.

Em apenas uma semana conseguimos observar a maciça participação das pessoas com deficiência nas redes sociais, por meio dos perfis das Apaes. Durante a semana acompanhamos várias narrativas interessantes sobre o dia a dia, desejos e sonhos postadas pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A consultora técnica estadual, Juanita Pimenta, exaltou o protagonismo das PcDIM nas ações executadas pelas Apaes e com as invasões nas Redes. “ Ainda temos muito que aprender com as pessoas com deficiência intelectual, eles precisam estar no debates quando o assunto são eles, não precisam de porta vozes. Nada sobre nós sem nós”, disse.

Nos perfis da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e do Instituto de Ensino de Pesquisa Darci Barbosa (Feapaes/IEP-MG) foram publicados os vídeos dos autodefensores da rede Mineira das Apaes e de um membro da Diretoria da Feapaes-MG, contando sobre suas experiências. Além das invasões da PcDIM nas redes sociais, as Apaes também promoveram debates e encontros online que abordaram o tema da semana.

Debate Online

O presidente da Feapaes-MG, Jarbas Feldner, e o superintende voluntário da Federação, Dr. Eduardo Barbosa, participaram do debate online, promovido pela Apae de Passos, com o tema: “É TEMPO DE TRANSFORMAR CONHECIMENTO EM AÇÃO”. Também estiveram presentes a presidente APAE de Passos, Suderli Nicolau de Barros Maia, a promotora de Justiça, Cristina Bechara Kallas, a consultora técnica estadual do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP-MG), Juanita Pimenta, e a mediadora Cláudia Arouca Queiroz.

A família da pessoa com deficiência: caminhos e descaminhos

Dando sequências as ações da Semana Nacional, a Federação, promoveu a live: “A família da pessoa com deficiência: caminhos e descaminhos, em seu canal do Youtube. A Live contou com a participação do presidente da Feapaes-MG, Jarbas Feldner, do Superintendente Voluntário, Dr. Eduardo Barbosa, dos coordenadores estaduais da Família, Geórgia Mendonça e Cláudio Henrique Torres e Cleusangela Barros Meira Silva, autora do livro ” O Filho dos Sonhos: Uma História de Superação”.

Durante o encontro os participantes falaram sobre as experiências vivenciadas por mãe/pai cuidadora(o) na busca pela inclusão social de seus filhos (a), trazendo os caminhos e os descaminhos percorridos no desejo de assegurar uma vida independente. Infelizmente, a sociedade ainda se refere às pessoas com deficiência como eternos dependentes de seus familiares, não levando em conta seus sonhos, objetivos e vontades. A influência da família para o sucesso na inclusão social da PcDI está diretamente ligada à visão que essa família tem da deficiência, na maneira que essa família compreende e lida com a deficiência em seu cotidiano.

Ainda sobre as ações da Semana

A coordenadora da unidade de Assessoria e Consultoria do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG), Natália Lisce, participou da reunião do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência de Alagoas, em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Na ocasião, Natália falou sobre avaliação biopsicossocial.