Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, (Feapaes-MG), por meioo Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG) realizou ações que visam promover a Semana e a inclusão dessas pessoas. Com o tema “Conectar e Somar para Construir Inclusão”, a instituição promoveu a Live de abertura com o lançamento da Cartilha Autodefensoria – Volume 1, do programa de  Autogestão, Autodefesa e Família das APAES de Minas Gerais.

Este evento contou com a participação dos autodefensores estaduais Larissa B. da Silva e  Jhony Geraldo dos Santos, dos representantes estaduais de família  Geórgia Stefânia e Cláudio Henrique Torres e o autor do texto norteador da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da Feapaes-MG, Douglas Volsi Rodrigues.

Já para a apresentação da cartilha estavam presentes, o Superintendente do IEP-MG, Sérgio Sampaio, a coordenadora da unidade de Assessoria e Consultoria do IEP-MG, Natália Lisce Fioravante Diniz, a Autodefensora do Conselho regional do Vale do Jequitinhonha, Jucélia Alves Soares e a professora titular e diretora da faculdade de educação da universidade do Estado do Rio de Janeiro e consultora técnica, Rosana Glat.

Este documento de orientações é o resultado da avaliação e das discussões do Programa na Câmara Técnica, instituída em 2021, com a participação dos autodefensores regionais e estaduais, da equipe técnica do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP/MG) e da consultora especialista da área, em observância ao princípio de “Nada sobre nós, sem nós” como a expressão das necessidades e dos desejos desses sujeitos.

Esta Cartilha é um instrumento para orientar os profissionais das Apaes na implementação e operacionalização do Programa no que se refere a autodefensoria, e será publicada outra cartilha de orientação para o trabalho com as famílias, posteriormente. Para tanto, foram apresentados os conceitos e ferramentas para prover o apoio necessário na construção da autodefensoria da PcDIM. Trata-se de uma construção coletiva que contempla diversos olhares de vários atores comprometidos com a erradicação de uma prática assistencialista que prejudica e impede a autonomia, a independência e a inclusão social das PcDIMs.

Encerramento:

Nos dias 28 e 29 de agosto, realizamos a Live de encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023 com o Seminário da Cartilha de Autodefensoria do Programa de Autogestão, Autodefesa e Família. O Objetivo do encontro é apresentar as novas diretrizes do programa e a sua operacionalidade.

Além da participação da equipe técnica do IEP-MG, também tivemos a palestra da consultora na área de acessibilidade e empregabilidade da pessoa com deficiência intelectual, Juliana Barica Righini.