Na última semana, entre os dias 06 e 09 de novembro, aconteceu em Medellín, Colômbia, o IV Colóquio Colombiano e I Latino-Americano de Investigação sobre Deficiência (IV Coloquio Colombiano y I Latinoamericano de Investigación en Discapacidad). O Prof. Dr. Sérgio Sampaio Bezerra, Superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG (IEP Uniapae-MG), participou do Colóquio e ministrou a palestra “O Sentir do Trabalho para a Pessoa com Deficiência”.

Prof. Dr. Sérgio Sampaio Bezerra durante o Colóquio em Medellín, na Colômbia.

O Colóquio foi realizado em conjunto pela Universidad de Antioquia; Institución Universitaria Politécnico Grancolombiano; Tecnológico de Antioquia Institución Universitaria; Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) e Red Interuniversitaria Latinoamericana y del Caribe sobre Discapacidad y Derechos Humanos. Segundo a organização, o evento oportunizou um espaço para compartilhar experiências significativas de pesquisa e sistematização que transformaram as realidades e necessidades específicas de pessoas e grupos com deficiência na Colômbia e na América Latina, a partir do horizonte de transformação e impacto nas políticas públicas e da vida cotidiana.

Além do Brasil, estiveram representados por pesquisadores, empresários, pessoas com deficiência, famílias e demais interessados no tema outros 10 países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, França, Guatemala, México, Uruguai e Venezuela. As palestras e conferências foram divididas em eixos temáticos, sendo eles Metodologias e Processos de Apropriação Social; Treinamento de Capacidades de Pesquisa; Transferências de Conhecimento e Diálogo de Saberes; Pesquisas sobre Deficiência e Políticas e Pesquisa sobre Deficiência.

Saiba mais sobre o IV Colóquio Colombiano e I Latino-Americano de Investigação sobre Deficiência: https://bit.ly/2z7o8cB