Nesta semana, a equipe da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG (IEP Uniapae-MG), recebeu a Conselheira Nacional de Educação, Dra. Suely Melo de Castro Menezes. Na ocasião, Dra. Suely participou de duas reuniões, a primeira no Conselho Estadual de Educação (CEE/MG) e, a segunda, na sede da Feapaes-MG.

A Conselheira Nacional de Educação, Dra. Suely, ao lado de Helvio Teixeira (Presidente do CEE/MG) e Eduardo Barbosa (Superintendente Voluntário Feapaes-MG).

Ambos os encontros tiveram como intuito discutir a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e ao Longo da Vida, especialmente no que se refere às Diretrizes Nacionais da Educação Especial. Na quarta-feira, o evento “A Inclusão Educacional: Políticas, Caminhos e Possibilidades” no CEE/MG, contou com a participação de representantes de entidades/instituições como a Apae Belo Horizonte, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), entre outras.

Representantes de entidades e instituições de Minas Gerais participaram da discussão sobre a Política Nacional de Educação.

Eduardo Barbosa, Superintendente Voluntário da Feapaes-MG e autor do Projeto que deu origem à Lei nº 13.632, de 06 de março de 2018, que garante o direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida, também conduziu a reunião.  Junto a ele, o Presidente do CEE/MG, Helvio Teixeira, e a Coordenadora da Unidade de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG e Conselheira Estadual de Educação, Maria do Carmo Menicucci.

Reunião com a equipe do IEP Uniapae-MG sobre Educação ao Longo da Vida

Na quinta-feira, na sede da Feapaes-MG, Dra. Suely conheceu o trabalho exercido pelo IEP Uniapae-MG na formação continuada dos profissionais que atuam nas Apaes mineiras (vídeo). Além disso, a Conselheira, que é relatora da Comissão de Educação Especial, participou de discussão com a equipe do IEP Uniapae-MG, com o Presidente da Feapaes-MG, Prof. Jarbas Feldner de Barros, e os profissionais das Apaes de Belo Horizonte e Pará de Minas – que executaram o projeto-piloto de Educação ao Longo da Vida, sobre o andamento e resultados alcançados por meio do projeto nas entidades.

Também contamos com as presenças e contribuições da Diretora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, Maria Luíza Gomes Passos Vieira, e da Conselheira de Estado de Educação, Maria da Glória Giudice.

Da esq. para dir.: Maria do Carmo Menicucci, Maria da Glória Giudice, Dra. Suely, Prof. Jarbas e Eduardo Barbosa.

Clique aqui e conheça o conceito do projeto de Educação ao Longo da Vida, apresentado por Eduardo Barbosa.