A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG Darci Barbosa (IEP Uniapae-MG), realizou, na última semana, o Seminário de Linguagens Alternativas. O evento aconteceu nos dias 06 e 07 de junho, em Belo Horizonte, e teve como objetivo capacitar os profissionais que atuam na ambiência Corpo em Movimento dos Centros Dia das Apaes mineiras, a partir de ferramentas que possibilitam a pessoa com deficiência maior autonomia em sua maneira de se comunicar e se expressar.

A fala de abertura do Seminário foi feita pelo Prof. Jarbas Feldner de Barros, Presidente da Feapaes-MG, seguido pelas contribuições de Eduardo Barbosa, Superintendente Voluntário e Conselheiro Consultivo da Feapaes-MG. A principal Palestra do Seminário ficou a cargo da Prof.ª Paloma Antón, Doutora em Ciências da Educação e Docente da Universidad Complutense de Madrid (Espanha), que falou sobre o “Desenvolvimento de Habilidades Sociais, Aspecto Chave para a Inclusão” – fala esta traduzida simultaneamente aos presentes.

No segundo dia, a abertura foi realizada pelo Superintendente do IEP Uniapae-MG, Sérgio Sampaio Bezerra, que falou do olhar social sobre a pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Depois dele, os profissionais assistiram à apresentação da Coordenadora da Unidade Apae Consultoria do IEP Uniapae-MG, Natália Fioravante Diniz, falando sobre a relação da pessoa com deficiência intelectual e múltipla com o corpo. Também se apresentaram na manhã de sexta-feira, 07, Juanita Pimenta, Consultora do IEP Uniapae-MG, que falou sobre o corpo e o movimento no âmbito do Centro Dia, e Julio César Teixeira, Coordenador da área de Linguagens Alternativas, que contextualizou os participantes acerca da origem da área e do termo “Linguagens Alternativas”.

Abordagem prática da Cartilha de Linguagens Alternativas

No período da tarde, foi realizada a parte prática do Seminário, cujo objetivo foi apresentar e exemplificar a utilização da publicação técnica elaborada pelo IEP Uniapae-MG e lançada durante o Seminário, a Cartilha “Linguagens Alternativas: trabalhando o corpo da pessoa com deficiência intelectual e múltipla por meio da Arte e da Educação Física”.

Hugo Deleon, Educador Físico da Apae de Pará de Minas e membro da Câmara Técnica que durante dois (02) anos trabalhou na construção da Cartilha, foi o responsável por representar os demais membros e apresentar a estrutura da publicação aos participantes. E, por fim, Sanderleia Rodrigues, profissional da Apae de Belo Horizonte que também integrou a Câmara Técnica, apresentou a abordagem prática da Cartilha, por meio de vídeos feitos na Apae BH que exemplificaram o uso da publicação com os usuários do Centro Dia.

Mais de 150 profissionais da ambiência Corpo em Movimento dos Centros Dia das Apaes participaram do Seminário, representando aproximadamente 85 entidades de todo o estado.

A Cartilha de Linguagens Alternativas está disponível online para apreciação e uso por todos os profissionais de Arte e Educação Física das Apaes mineiras, em especial, aqueles que integram a ambiência Corpo em Movimento do Centro Dia. Acesse: https://conteudo.uniapaemg.org.br/cartilha-linguagens-alternativas