Na última segunda-feira, 26, o Superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG, Sérgio Sampaio Bezerra, participou de audiência pública realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Audiência teve como objetivo celebrar e debater a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com destaque para a importância da família no processo de construção e execução de políticas públicas.

Pronunciamento de Sérgio Sampaio destacou a importância de envolver as famílias das pessoas com deficiência nas tomadas de decisão.

Além do Superintendente, participou da Audiência a Presidente da Apae Belo Horizonte e Diretora Financeira da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Judith Monteiro. A Apae BH foi a responsável por articular a realização do evento, que contou ainda com a presença das pessoas com deficiência e famílias atendidas pela entidade.

Representantes do Poder Público Municipal e Estadual também estavam presentes e falaram das políticas públicas e trabalhos desenvolvidos pensando a pessoa com deficiência.

Sérgio e Judith compuseram a mesa juntamente aos Deputados Estaduais Prof. Wendel Mesquita, Duarte Bechir e Zé Guilherme; o Coordenador de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde de Contagem, Rafael Coelho Kalil; a Diretora de Ações Temáticas e Estratégicas da Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mônica Farina; o Diretor de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Alexis Campos Alves; o Coordenador da Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Econômico (SEDESE), Wesley Barbosa; e o Vereador de Belo Horizonte, Helinho da Farmácia.

Em sua fala, Judith Monteiro lamentou a ausência de representantes das Secretarias Municipais de Belo Horizonte, que foram todas convidadas a participarem do debate. Sérgio Sampaio Bezerra encerrou a Audiência falando sobre a importância da realização e o histórico da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, e destacou a importância da repetição do tema “Família e Pessoa com Deficiência, protagonistas na implementação de políticas públicas” – o mesmo do ano passado:

“Precisamos de uma escuta cuidadosa, das pessoas com deficiência e das famílias. Evidências científicas mostram que, para o sujeito se desenvolver, a família tem de estar presente. Esse é um grande desafio das políticas públicas no Brasil. Nenhuma política pode existir sem nossa participação ativa”, afirmou Sérgio.

Pessoas com deficiência deram seus depoimentos ao final da Audiência, como a Fátima, moradora da Casa Lar da Apae BH (foto).

A apresentação artística durante a Audiência ficou a cargo do Coral Vozes da Apae, grupo da Apae da capital, com o Projeto Roda de Cantoria – que apresentou músicas folclóricas e da MPB.

Confira a Audiência na íntegra:

 

Mais informações em: https://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2019/08/26_audiencia_comissao_pessoa_deficiencia_participacao.html