Sobre os Anais

Foco e Escopo

Os Anais dos Congressos Técnicos Científicos, dos Congressos da Rede Mineira as APAES do Estado de Minas Gerais e dos Fóruns de Autogestão, Autodefesa e Família são publicados a cada três anos, após a realização desses eventos. Trata-se da oportunidade de conhecer os desenvolvimentos e as tendências relativas à área de conhecimento que estuda e trabalha com o tema da deficiência intelectual e múltipla, assim como as práticas e experiências implementadas, debatendo temas relevantes para esse público e suas famílias. Os eventos contam com a presença e participação de um amplo espectro: pessoas com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias, profissionais que trabalham nas APAES, pesquisadores, acadêmicos, especialistas e demais interessados.

Metodologia

A ideia de publicar os Anais surgiu como forma de multiplicar o impacto das discussões levadas a efeito nesses eventos, organizados e realizados de forma sistemática, a cada três anos, pela Federação das APAES do Estado de Minas Gerais, que conta, para seu planejamento e organização, com o apoio técnico de seu braço acadêmico: inicialmente a UNIAPAE/MG e, a partir de 2019, o Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa, que a sucedeu. A relevância das contribuições de conferencistas e debatedores, assim como a importante contribuição que resulta da participação direta das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares justificam a busca por lhes dar perenidade e facilitar o acesso a todos os interessados e estudiosos do tema.

Para a realização de cada um desses eventos, são constituídas, pela direção do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa, uma Comissão Científica e uma Comissão Organizadora, coordenadas por um especialista designado, que se encarregam de estabelecer sua estrutura, tendo como parâmetro o tema previamente selecionado pelos Conselhos Superiores da Federação. Após tal definição estabelecem e divulgam as normas de apresentação de trabalhos, indicam e convidam conferencistas e debatedores, organizam a programação e tomam todas as providências necessárias para a realização dos mesmos.

O público que comparece e participa é bastante numeroso, girando em torno de 1000 pessoas por evento.

Os conferencistas e debatedores devem apresentar suas intervenções por escrito e disponibilizar o material utilizado para ilustrá-las, para fins de publicação posterior. No caso de relatos da prática e pôsteres, um sumário dos mesmos deve ser disponibilizado previamente, com vistas à seleção pela Comissão Científica, seja para apresentação oral ou escrita. O material selecionado e apresentado deve ser entregue para publicação.

Ao término de cada evento, a Comissão Organizadora encaminha todo o material obtido, já devidamente autorizado pelos autores e autoras para publicação, a um editor, com a finalidade de organizar os Anais e providenciar a diagramação, para que possam ser publicados em formato digital, no site da Federação das APAES do Estado de Minas Gerais.

Os Anais contêm a constituição das Comissões Científica e Organizadora, a Programação dos eventos, a Apresentação do tema e dos objetivos, elaborada pelo Coordenador da Comissão Científica, as contribuições de conferencistas, de debatedores e participantes de mesas redondas cuja publicação foi autorizada, os pôsteres e relatos de experiências selecionados, além da Carta de Belo Horizonte, que é a expressão dos anseios e das necessidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias e que é por elas elaborada e aprovada.

Processo de Avaliação 

  • Os conferencistas, participantes de mesas redondas e debatedores são selecionados pela Comissão Científica de cada Congresso, dentre especialistas de renome no tema e subtemas, para os quais são enviadas, juntamente com o convite formal, as normas estabelecidas pela Comissão Científica.
  • A normas de apresentação de pôsteres e relatos de experiência são divulgados previamente no site dos Congressos, estabelecendo a forma e os prazos de apresentação dos sumários, com vistas ao processo de seleção pela Comissão Científica.
  • Somente são apresentados nos eventos e, portanto, publicados, os relatos e pôsteres aprovados pela Comissão Científica.
  • Todo o material, incluindo vídeos e artigos, assim como o relato de experiências e pôsteres, é publicado na língua em que foram apresentados no Congresso.
  • O material passa por revisão de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitado o estilo do autor. O material apresentado em língua estrangeira é publicado na forma em que é entregue por suas autoras ou autores.
  • Somente é publicado material gráfico ou áudio visual devidamente autorizado, por escrito, por seu(s) autor(es), que se responsabilizam por sua originalidade.
  • Deve ser consignada sempre a fonte da publicação original, quando se usa citações e ilustrações.
  • Não serão cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.

Periodicidade

Os Anais são publicados a cada três anos, logo após a realização do Congresso Técnico Científico, do Congresso da Rede Mineira das APAES e do Fórum de Autogestão, Autodefesa e Família, que acontecem simultaneamente.

Política de Acesso Livre

Ao Anais são publicados em formato digital, no site da Federação das APAES do Estado de Minas Gerais, sendo oferecido acesso livre ao seu conteúdo, adotando o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico colabora para uma maior democratização do conhecimento.

Não são cobradas taxas de assinatura.