Nesta quinta-feira, 29, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG Darci Barbosa (IEP Uniapae-MG), realiza capacitação para os profissionais das Apaes que compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e possuem Centro Especializado em Reabilitação – CER, sobre a aplicação da Avaliação Multidimensional.

Natália Fioravante Diniz, Coordenadora Técnica da Unidade Apae Consultoria.

A abertura da Capacitação ficou a cargo do Superintendente do IEP Uniapae-MG, Sérgio Sampaio Bezerra, que falou da importância do diagnóstico correto da deficiência intelectual. Conduzirão as partes teórica e prática sobre a aplicação da Avaliação Multidimensional a Coordenadora Técnica da Unidade Apae Consultoria do IEP Uniapae-MG, Natália Fioravante Diniz, e a Coordenadora da Reabilitação Intelectual e Autismo do CER III da Apae de Pará de Minas, Patrícia Batista Leitão.

Sérgio Sampaio Bezerra, Superintendente do IEP Uniapae-MG.

Segundo Natália, a utilização da Avaliação pelos serviços que compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência é fundamental. “O instrumento é imprescindível para o processo de diagnóstico da deficiência intelectual, conhecer o sujeito nas cinco dimensões e estabelecer quais os apoios necessários e as intensidades”, afirma.

A Coordenadora da Reabilitação Intelectual e Autismo do CER III da Apae de Pará de Minas, Patrícia Batista Leitão, também conduziu a capacitação.

No mês de setembro, a Capacitação – que ocorre na sede da Feapaes-MG em Belo Horizonte, também será realizada para os profissionais que compõem os Serviços Especializados em Reabilitação da Deficiência Intelectual – SERDI.

Na parte da tarde, os profissionais se dividiram em grupos para a parte prática, de preenchimento da Avaliação Multidimensional.