Project Description

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A pesquisa será apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como requisito parcial para a obtenção do grau de Doutor em Psicologia. É vinculada ao Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP) e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A tese será desenvolvida através de uma parceria entre o GEAPAP e a American Associationon Intellectualand Developmental Disabilities (AAIDD).

A tese se dedica ao estudo de um instrumento de propriedade da AAIDD: a Diagnostic Adaptive Behavior Scale (DABS). Normatizada em uma amostra representativa de norte-americanos entre 4 a 21 anos de idade, a DABS é uma medida padronizada que fornece informações confiáveis e válidas sobre limitações significativas em Comportamento Adaptativo (CA). Essas informações são essenciais para o diagnóstico da Deficiência Intelectual (DI) e auxiliam o planejamento de apoios necessários.
A realização da proposta tese se justifica pelo papel essencial do exame das habilidades adaptativas para diagnóstico, classificação de gravidade, planejamento de intervenções e avaliação da evolução clínica da DI; pela demanda de pesquisas nacionais sobre verificação de propriedades psicométricas de medidas de CA e pela ausência de instrumentos padronizados para a população brasileira que meçam o construto. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir para o diagnóstico da DI e para a produção de pesquisas sobre CA no Brasil.

PERÍODO

2020 – 2022

ÁREA DE CONHECIMENTO

Saúde

SITUAÇÃO

Concluída

LÍDER

Prof. Dra. Denise Ruschel Bandeira – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

PESQUISADORA

Ma. Sílvia Cristina Marceliano Hallberg – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

FINANCIAMENTO

Apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).