É um núcleo interdisciplinar, criado no ano de 2019, que se organiza em grupos de pesquisas sobre diferentes temas acerca da pessoa com deficiência intelectual e múltipla (PcDIM). O NIEP contribui para o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, proporcionando troca de saberes acerca dos apoios necessários à PcDIM, além de realizar pesquisas sobre Gestão das Organizações da Sociedade Civil. As pesquisas desenvolvidas nesse Núcleo visam a construção do conhecimento científico na Rede das Apaes de Minas Gerais para a inclusão social desses sujeitos.

.

Contato
[email protected]

CONHEÇA OS GRUPOS DE PESQUISA

Coordenadora Geral
Fabiana Silva Zuttin Cavalcante

Coordenadores Científicos
Carlos Veloso da Veiga
Francielle Marques Araújo

Consultor de Pesquisa
Guilherme da Rocha Campos

Cuidado com o cuidador formal e informal da pessoa em situação de deficiência

Esse grupo de pesquisa tem o propósito de discutir assuntos relacionados às pesquisas sobre o impacto do atributo da deficiência para os cuidadores formais e informais.

Metodologias e práticas de apoio à pessoa em situação de deficiência

Esse grupo de pesquisa discute as diferentes técnicas e apoios necessários à PcDIM, visando à inclusão social desses sujeitos.

Modelos de atenção à pessoa em situação de deficiência

Esse grupo de pesquisa tem como objetivo o debate entre as diferentes perspectivas sobre a atenção integral e integrada à PcDIM.

Sociabilidade da pessoa em situação de deficiência

Esse grupo de pesquisa promove o debate sobre as relações sociais das PcDIM no que se refere à interação com suas famílias e demais pessoas de seus contextos sociais.