Project Description

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Esta pesquisa é um estudo documental e comparado que visa discutir o processo de apropriação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) pelas APAEs de Minas Gerais (MG) e do Paraná (PR), sob a ótica das Federações Estaduais das APAEs. Seus objetivos específicos são:
a) Analisar os documentos que normatizam a PNEEPEI em MG e PR;
b) Analisar as produções técnicas e as diretrizes das Federações após a PNEEPEI;
c) Investigar como ocorreu a incorporação da PNEEPEI pelas APAEs em MG e PR;
d) Apresentar as concepções sobre Educação Especial e sobre Inclusão que embasam e permeiam as ações desses atores na atuação das políticas de Educação Especial em MG e PR;
e) Verificar semelhanças e diferenças nos processos encontrados em MG e PR.

PERÍODO

2021 – 2023

ÁREA DE CONHECIMENTO

Educação

SITUAÇÃO

Concluída

LÍDER

Profa. Dra. Adriana Araújo Pereira Borges (UFMG)

PESQUISADORA

Bruna Caroline Morato Israel (UFMG/IEP-MG)