Project Description

VOLTAR AO NIEP

Esta pesquisa de Doutorado faz parte do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Este estudo tem como objetivo compreender as relações de cuidado e educação em uma turma com crianças com deficiência de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte. Ao discutir o processo inclusivo de crianças com deficiência neste contexto da Educação Infantil, consideramos a deficiência como uma condição social amparada pela ótica do Modelo Social e dentro da categoria utilizada nesta tese “crianças com deficiência”, acreditamos que existem crianças ativas capazes de produzir culturas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária pautada na valorização da diversidade.

PERÍODO

2019 – 2022

ÁREA DE CONHECIMENTO

Educação

SITUAÇÃO

Concluída

LÍDERES

Profa Dra. Isabel de Oliveira e Silva (orientadora) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Profa Dra. Mônica Rahme (co-orientadora) – UFMG

PESQUISADORA

Ma. Fabiana Silva Zuttin Cavalcante UFMG/IEP-MG