Project Description

VOLTAR AO NIEP

Este estudo objetiva comparar a influência de fatores biopsicossociais sobre a saúde bucal de indivíduos com Síndrome de Down (SD) e sem SD. Será desenvolvido uma pesquisa observacional transversal, pareada, com indivíduos com SD e sem SD, a partir de cinco anos de idade, e os pais/responsáveis. Serão convidados a participar da pesquisa os pacientes com SD atendidos na Faculdade de Odontologia da UFMG, em Belo Horizonte, e os respectivos pais/responsáveis. Também serão convidados pais/responsáveis e alunos com SD matriculados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) dos municípios Nova Serrana e Pará de Minas. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG. A coleta de dados será realizada por meio de exame bucal dos participantes com SD e sem SD. Os pais/responsáveis deverão responder um questionário com questões socioeconômicas, individuais e comportamentais sobre o filho (a). Além disso, responderão um instrumento que mensura a resiliência dos pais/responsáveis, um instrumento que mede a autoeficácia dos pais/responsáveis e dois instrumentos que mensuram o impacto de condições bucais na QVRSB dos indivíduos com SD e sem SD e familiares. Durante o exame clínico da cavidade bucal dos indivíduos com SD e sem SD serão investigadas as seguintes condições: avaliação periodontal, cárie dentária, anomalias dentárias e má oclusão. O exame clínico será realizado por dois pesquisadores, que serão calibrados por meio de treinamento teórico e calibração prática. Será realizado um estudo piloto previamente ao estudo principal. Os dados serão analisados por meio das análises univariada, bivariada e multivariada.

PERÍODO

2019 – 2023

ÁREA DE CONHECIMENTO

Saúde (Periodontia / Saúde Coletiva)

SITUAÇÃO

Concluída

LÍDERES

Profa. Dra. Ana Cristina Borges de Oliveira (FO-UFMG), Prof. Dr. Lucas Guimarães Abreu (FO-UFMG), Prof. Dr. Luís Otávio Miranda Cota (FO-UFMG)

PESQUISADORES (AS)

Ma. Julya Ribeiro Campos (aluna de doutorado da FO-UFMG), Dra.Tahyná Duda Deps Almeida (aluna de pós-doutorado da FO-UFMG), Enio Cássio Barreto Soares (aluno de mestrado da FO-UFMG)

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Faculdade de Odontologia da UFMG /APAE Pará de Minas/APAE Nova Serrana