A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) e o Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa – Uniapae-MG (IEP Uniapae-MG) realizaram, entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro de 2019, o XIV Congresso da Rede Mineira das Apaes e o IV Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família, em Belo Horizonte. Os eventos, que aconteceram simultaneamente, colocaram em debate temas relacionados à qualidade de vida e à cidadania das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, bem como de suas famílias – público das Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) mineiras.

A Comissão Científica do Congresso foi Coordenada pelo Superintendente do IEP, Sérgio Sampaio Bezerra, e pela Coordenadora da Unidade Ensino e Pesquisa, Maria do Carmo Menicucci.

Para isso, estiveram reunidas mais de 1000 pessoas no Dayrell Hotel & Centro de Convenções, na região central da capital mineira. Entre elas, usuários e profissionais responsáveis pelo atendimento nas Apaes e em entidades similares, palestrantes, autoridades, representantes de órgãos públicos e demais interessados nas áreas de Assistência Social, Educação, Saúde e Gestão de Organizações da Sociedade Civil.

Confira o Vídeo Oficial do evento, divulgado nesta semana:

Clique aqui para conferir as Fotos Oficiais do XIV Congresso da Rede Mineira das Apaes e IV Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família.

O XIV Congresso da Rede Mineira das Apaes foi composto por Conferências, Colóquios e Workshops, organizados pela Comissão Científica do evento, e norteados pelo tema “Qualidade de Vida e Deficiência Intelectual: Políticas, Processos e Práticas”, com palestrantes de renome nacional e internacional.

Também foram estabelecidas importantes parcerias. Como exemplo, o acordo de cooperação técnica firmado entre a Feapaes-MG, IEP Uniapae-MG e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) com prazo de vigência de cinco (05) anos. Esse acordo contempla a realização de pesquisas, acesso aos alunos e profissionais do Instituto às bibliotecas físicas instaladas nos campos e unidades acadêmicas da PUC, além de firmar a possibilidade de se promover intercâmbio de pessoal para fins de participação em programas e atividades que envolvam pesquisas interinstitucionais e a organização de congressos, simpósios, dentre outros.

O Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família, que chegou a sua 4ª Edição, além das Conferências – que são comuns a todos os participantes, contou com uma programação de Mesas e Debates entre as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, famílias e mediadores. O Fórum abordou o tema “A Construção da Cidadania da Pessoa com Deficiência Intelectual no Brasil” e a fala de abertura ficou a cargo do Conselheiro Consultivo e Superintendente Voluntário da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa.

Durante o Fórum, os Autodefensores regionais (pessoas com deficiência que representam as Apaes por região do estado) e suas famílias, elaboraram a “Carta de Belo Horizonte 2019”, documento que irá incorporar o plano de ação das Apaes mineiras.

Clique aqui para acessar a Carta de Belo Horizonte.

Para a realização dos eventos, a Feapaes-MG contou com o apoio da Apae Belo Horizonte, e com o patrocínio dos parceiros: Capemisa, APLUB, Legal Cap, Minas Cap e Triângulo da Sorte.

Informações e programação: http://bit.ly/congresso-apaes